Translate

domingo, 2 de novembro de 2014

CAMINHOS DA ALMA
    
 
 Primeira Parte
 
A alma do homem enceta o seu caminho secular de desenvolvimento quando inicia a vida na matéria física. A alma nasce com a primeira apresentação na vida do espírito como manifestação física, não a centelha divina que já vivia muito antes do nascimento da alma. Nessa ocasião é um pequenino bebê, que por muitas vidas, continua sendo uma criança, trilhando o caminho sob orientação e com a ajuda daqueles que são encarregados dela.
 
Vem depois o momento em que ela passa da infância para a idade adulta e vê, pela primeira vez, a luz que deverá guiá-la ao longo da estrada. Ao passo que antes a alma caminhava na ignorância e no escuro, agora avista o caminho que se desenrola à sua frente, conscientiza-se dele. Assim que toma consciência do caminho, torna-se responsável e põe-se a trabalhar com afinco. Quem rejeita a responsabilidade, quem volta as costas para a luz que avistou, sofre, porque está infringindo uma lei divina. 
 
Embora se esforce para proceder direito, o homem sente como se estivesse no meio de um nevoeiro; vê-se como atirado contra pessoas e problemas humanos e, então, dificuldades espirituais começam a amontoar-se, até que ele já não sabe para onde voltar-se ou o que fazer. Quando uma alma sai, consciente, para seu caminho, perseguem-na provações e privações – tristezas, problemas, dificuldades e, durante algum tempo, tudo parece confuso.

Nesse momento surge a tentação de jogar tudo para o alto: “Estou farto e cansado dessa luta. Eu estava muito melhor quando vivia apenas no mundo exterior.” Esse é o momento da opção, em que vocês precisam decidir “continuar no caminho”, serenamente, com fé e confiança completas no amor de Deus, pois como disse o próprio Jesus: “Não sabeis nem o dia nem a hora em que virá o Filho do homem.” 

Ninguém pode dizer que este ou aquele caminho é certo. O caminho seguido por uma pessoa depende inteiramente da sua alma; da experiência obtida em encarnações anteriores e do carma que ela precisa resolver. O carma terá de ser resolvido num certo caminho e cada qual terá de seguir a sua estrada individual de treinamento.

Não basta, porém, conhecer coisas com a mente, pois um conhecimento desse tipo pode ser muito limitado. O conhecimento espiritual resulta da absorção e digestão, pela alma, da verdade espiritual e da aplicação das simples leis espirituais à vida diária. Tudo depende da sinceridade e da pureza da vida interior e a resposta da alma às vibrações mais sutis dos mundos celestiais.

A lição que cada alma precisa aprender é comum a toda a humanidade, embora seja apresentada à alma individualmente e de forma única. Vocês não aprendem com a experiência de seus irmãos, nem eles com a de vocês; tampouco compreenderão plenamente as experiências alheias enquanto não tiverem passado por elas. Toda alma tem de enfrentar os mesmos problemas, aprender as mesmas lições; mas as suas experiências são únicas porque foram sofridas em um conjunto diferente de circunstâncias e, portanto, nunca serão iguais às do vizinho.

Perdem a paciência e exclamam: “Não posso compreender por que alguém faz isso, aquilo ou aquilo outro...” Mas procurem lembrar-se de que todos provêm de Deus, são todos da mesma substância e todos passam por dificuldades, provações e tentações, exatamente como vocês. Para percorrer o caminho sem se desviar precisam estar preparados para passar por lugares escuros e por lugares ensolarados, sem esquivar-se às suas obrigações, ou de ressentir-se dos sucessos difíceis.

Esses caminhos são a própria essência da evolução espiritual, 
da senda mística que todos precisam percorrer 
a caminho do Templo da Grande Luz .

 
Ensinamentos do Mestre Espiritual White Eagle

Espero que estes ensinamentos tragam luz e compreensão para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário