Translate

terça-feira, 27 de junho de 2017

VERDADE PURA - Última Parte



Se você puder separar-se do corpo físico 
e descansar em consciência, 
então, neste exato, momento você será feliz, 
em paz e livre da escravidão.
        


Exatamente aqui, exatamente agora, neste exato momento, Se você puder separar-se do corpo físico e descansar na consciência... Se você começar a ver o fato, .’Eu não sou o corpo, eu não sou o fazedor nem o que desfruta a vida: sou aquele escondido dentro de mim que vê tudo... Quando a infância veio, ele viu a infância; quando a juventude veio, ele viu a juventude; quando a velhice veio, ele viu a velhice. A infância não permaneceu, assim eu não posso ser a infância. Ela veio e passou, e ainda estou. A juventude não permaneceu, assim eu não posso ser a juventude. Ela veio e passou, e ainda estou. A velhice veio e está indo, assim eu não posso ser a velhice.. Como eu posso ser aquilo que vem e vai? Eu estou sempre. Aquele a quem a infância vem, a quem a juventude vem, a quem a velhice vem... a quem milhares de coisas vieram e se foram. Eu sou aquele eterno, perpétuo.’

Como as estações de trem, elas seguem mudando: infância, juventude, velhice, nascimento. O viajante continua se movimentando. Você nunca pensa que se tornou um com as estações de trem. Vindo à estação de Puna, você não pensa que você é Puna. Quando você alcança Manmad você não pensa que você é Manmad. Você sabe que Puna chegou e ficou para trás.Manmad chegou e ficou para trás. Você é um viajante. Você é o observador que viu Puna; Puna chegou e ficou para trás; que viu Manmad, Manmad chegou e ficou para trás. Você é aquele que vê.
 
A primeira coisa: separe o que está acontecendo do observador.
 
... separe a si mesmo do corpo físico e descanse em consciência...

Nada mais há de valor a se fazer.

Assim como a chave do sutra de Lao Tzu é a entrega, a chave do sutra de Ashtavakra é o descanso, o relaxamento. Nada há para se fazer.
As pessoas vêm a mim e perguntam como meditar. A própria pergunta está errada. Eles formulam uma pergunta errada, por isto eu digo a eles para fazer tal coisa. O que eu devo fazer? Eu digo a eles, ‘façam – uma coisa ou outra tem que ser feita.’ Você está coçando para fazer alguma coisa e essa coceira tem que ser satisfeita. Se ela coça, o que fazer? Ela não pode ficar sem ser coçada. Mas, pouco a pouco, só por mantê-los ocupados fazendo algo, eu os faço ficarem cansados. Então eles dizem, ‘Alivie-nos disto. Por quanto tempo nós continuaremos a fazer isto?’ Eu digo, ‘Eu estava pronto desde o início para lhes dizer, mas vocês precisavam de tempo para entender. Agora, relaxem!’

O significado final da meditação é descansar.

... Descanse em consciência... Aquele que deixa sua consciência estar relaxada, aquele que descansa apenas em ser... Nada há para se fazer, porque você já tem tudo aquilo que está buscando, porque você nunca perdeu aquilo que está buscando. Não é possível perder, porque aquilo é a sua natureza. Você é o divino. Ana’l haq – você é a verdade. Que lugar você está procurando, para onde você está correndo? Em busca de si mesmo, para onde você está correndo? Pare. Relaxe. O divino não é alcançado através da corrida, porque ele está escondido dentro daquele que corre. O divino não é alcançado por se fazer alguma coisa, porque ele está escondido dentro daquele que faz. Para experienciar o divino, nada precisa ser feito; você é ele.

Então Ashtavakra diz: ... descanse em consciência... Relaxe, deixe-se desligar. Deixe ir essa tensão. Para onde você está indo? Não há lugar algum para ir, não há lugar algum para ser alcançado... e descanse em consciência... agora ...neste exato momento você será feliz, em paz e livre da escravidão. A declaração é sem igual. Nenhuma outra escritura é comparável a isto.

Você não é um brâmane ou outra casta, você não está em qualquer um dos quatro estágios da vida, você não é percebido pelos olhos nem pelos outros sentidos. Desapegado e sem forma, você é a testemunha de todo o universo. Saiba isto e seja feliz.

Como pode um brâmane escrever um comentário sobre isto? Você não é um brâmane ou outra casta... Como pode um hindu trazer esta escritura ao seu coração? Toda a sua religião é baseada em castas e estágios da vida. E desde o começo de tudo, Ashtavakra está cortando as raízes destas crenças. Ele diz que você não é um brâmane, nem um sutra, a casta baixa, nem um xátria, o guerreiro. Tudo isto é tolice. Tudo isto são projeções. Tudo isto são jogos da política e da sociedade. Você simplesmente é brahma, o divino, não um brâmane, não um xátria, não um sudra.

Você não é um brâmane ou outra casta, você não está em qualquer um dos quatro estágios da vida...

E você não é um estudante brahmacharya ou um chefe de família, nem está num estágio antes do sannyas, você não está em qualquer um dos quatro estágios da vida. Você é o observador, a testemunha que está dentro, passando através de todas estas situações.

Os hindus não podem reivindicar que o Ashtavakra Gita seja deles. O Ashtavakra Gita é de todos. Se existissem muçulmanos, hindus e cristãos no tempo de Ashtavakra, ele teria dito, ‘vocês não são hindus, nem cristãos, nem muçulmanos.’ Quem construiria um templo para Ashtavakra? Quem iria patrocinar suas escrituras? Quem iria reivindicá-lo? ...Ninguém, porque ele está negando todos. Isto é uma declaração direta da verdade.

Desapegado e sem forma, você é a testemunha de todo o universo. Saiba isto e seja feliz.

Ashtavakra não diz que depois que você tiver tomado conhecimento disto você se tornará feliz. Ouça a sua declaração atentamente. Astavakra diz: Saiba isto e seja feliz.

Você não é um brâmane ou outra casta, você não está em qualquer um dos quatro estágios da vida, você não é percebido pelos olhos nem pelos outros sentidos. Desapegado e sem forma, você é a testemunha de todo o universo. Saiba isto e seja feliz.

Seja feliz. Seja feliz agora. Janak pergunta, ‘Como se pode ser feliz? Como a libertação pode acontecer? Como a sabedoria pode acontecer?’

Ashtavakra diz que isto pode acontecer exatamente agora. Não há necessidade de se demorar nem mesmo um momento. Não há qualquer razão para deixar isto para amanhã, nenhuma necessidade de se adiar isto. Este acontecimento não acontece no futuro, ele acontece agora ou nunca. Quando ele acontece, é exatamente agora, porque não existe outro tempo a não ser agora. Onde está o futuro? Quando ele chega, é como agora.

Assim, aqueles que se tornaram iluminados, foram no agora. Não deixaram para algum outro dia. Isto é esperteza da mente. A mente argumenta, ‘Como isto pode acontecer tão depressa? Primeiro você tem que se preparar.’

As pessoas chegam a mim e dizem, ‘nós pediremos sânias. Algum dia nós pediremos.’ Algum dia! Elas nunca pedem. Se você adia isto, você adia para sempre. ‘Algum dia” nunca chega. Se você vai pedir, peça agora. Não existe outro tempo a não ser agora. Vida é agora, libertação é agora. Ignorância é agora, o saber é agora. Dormir é agora, o despertar pode acontecer agora. Por que algum dia?

Isto é difícil para a mente; ela diz, você terá que fazer preparações. A mente argumenta, ‘Como alguma coisa pode acontecer sem preparação? Quando uma pessoa quer um diploma de uma universidade, isso leva anos. Até alcançar um doutorado leva-se de vinte a vinte e cinco anos, trabalhando ano após ano, até que finalmente se obtém o doutorado. Como isto pode acontecer exatamente agora?’

Ashtavakra sabe disto. Se você quiser ter uma loja, você não pode abri-la neste momento. Você terá que reunir tudo, arrumar as coisas, trazer os bens, construir a loja, atrair os clientes, colocar os anúncios. Isto pode levar anos. Neste mundo nada acontece exatamente agora. As coisas seguem passos ordenadamente, e isto é bom. Ashtavakra sabe disto e eu também.

Mas existe um fenômeno neste mundo que acontece exatamente agora. É o divino. O divino não é a sua loja nem a sua banca examinadora, nem a sua universidade. O divino não acontece em degraus, ele já aconteceu. É simplesmente uma questão de se abrir os olhos. O sol já surgiu. Ele não está esperando pelos seus olhos, dizendo que está aguardando seus olhos se abrirem para ele surgir. A luz se espalhou por toda parte. Sua música está ressoando dia e noite. O som de Aum está vibrando em todas as direções. A música intangível está ecoando em todo lugar. Abra seus ouvidos! Abra seus olhos!

Quanto tempo levará para abrir os olhos? Para se alcançar o divino, leva-se menos tempo. Leva-se um instante para a pálpebra piscar. A palavra hindi para ‘instante’ significa o tempo que se leva um piscar de olhos. Mas não se leva tanto tempo para se alcançar o divino.

... você é a testemunha de todo o universo. Saiba isto e seja feliz. Seja feliz agora.

A religião de Ashtavakra não é a prestação. Ela é em dinheiro vivo, dinheiro na mão.

Oh expansivo, religião e ateísmo, felicidade e miséria – tudo são coisas da mente, elas não são para você. Você não é o que faz nem o que se diverte. Você sempre esteve liberto.

A iluminação é a nossa natureza inata. Sabedoria é a nossa natureza interior. Divino é o nosso jeito de ser. É o nosso centro. É a fragrância de nossa vida, nosso ser.

Ashtavakra diz: Oh expansivo... oh portador da alegria, oh magnificência luxuosa, ...religião e ateísmo, felicidade e miséria – tudo são coisas da mente...Tudo são ondas de pensamentos. Você fez o bem ou o mal, cometeu pecados ou praticou boas ações, construiu um templo ou deu esmolas – todas essas coisas são da mente.

Você não é o que faz nem o que se diverte. Você sempre esteve liberto.

Vocês são eternamente livres, vocês sempre foram livres.

Libertação não é um acontecimento pelo qual precisamos nos esforçar.

Libertação já aconteceu em nosso ser.

Toda a existência é feita de liberdade. Cada partícula dela, cada poro dela é feito de libertação. Liberdade é o material com o qual toda a existência é produzida. Liberdade é a própria natureza dela.

Esta afirmação – basta compreendê-la e a transformação acontece. Nada há para se fazer exceto compreender isto. Se isto penetrar em você, se você ouvir isto com toda a sua mente, será o bastante.
 
Faça um esforço total para compreender Ashtavakra. Com Ashtavakra não há lugar para o fazer. Não pense que vai surgir algum método para você praticar. Ashtavakra nada sugere para ser feito. Ouça em repouso. Nada vai acontecer através do fazer.

Assim, não traga um bloco de rascunho ou um caderno para fazer anotações quando surge um sutra. Não anote em baixo algo para se fazer depois.O fazer não funciona aqui. Ouça sem se preocupar com o futuro. Simplesmente ouça. Sente-se em silêncio comigo e ouça. Ouça-me relaxadamente. Apenas ouça... ouvindo você se torna iluminado! (...)

Com Ashtavakra uma coisa tem que ser lembrada: nada existe para se fazer. Você pode ouvir alegremente. Você não tem que extrair nada daquilo, nem tentar depois. O que tiver que acontecer acontecerá ao ouvir. A chave é ouvir corretamente.

... neste exato momento você será feliz, em paz e livre da escravidão.

Liberte-se agora. Ilumine-se neste exato momento. Ninguém está detendo você, nada está impedindo você. Não há qualquer necessidade de se mover um centímetro. Ilumine-se agora onde você está, porque você já é livre. Desperte-se e ilumine-se.

Desapegado e sem forma, você é a testemunha de todo o universo. Saiba isto e seja feliz.

Seja feliz. Não há necessidade de se esperar um único momento. É um salto, um salto quântico. Com Ashtavakra não existem degraus. Não é uma evolução gradual, mas repentina. Pode acontecer neste exato momento.



Hari Om Tat Sat!
 
 
 
OSHO – Enlightenment: The Only Revolution 
Tradução: Sw. Bodhi Champak 
 
Fonte:http://www.oshobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário