Translate

segunda-feira, 26 de junho de 2017

VERDADE PURA - Parte IV




Lao Tzu disse, ‘Deseje o sucesso e você fracassará. Se você realmente quer o sucesso, nunca peça por ele. Então ninguém poderá fazê-lo fracassar.’
 
Você diz que queria respeito mas está recebendo insultos. A pessoa que quer respeito não tem respeito por si mesma, mas quer o respeito dos outros. Aquele que não tem respeito por si quer que os outros tenham, para esconder esta sua falta de respeito por si. Esse desejo de respeito é o sinal de que internamente você sente desrespeito para consigo mesmo. Você tem uma sensação de que é um nada. Os outros devem fazer alguma coisa por você, colocá-lo num trono, hastear bandeiras para você, levantar bandeiras em seu nome. Os outros devem fazer alguma coisa. Você é um mendigo. Você já tinha se insultado quando pediu respeito. E este insulto continua se aprofundando.
 
Lao Tzu diz, ‘Ninguém pode insultar-me, porque eu não quero respeito’. Isto é alcançar o verdadeiro respeito.
 
Lao Tzu diz, ‘Ninguém pode me derrotar porque eu abandonei a ideia de vencer. Como você pode me derrotar? Você só pode derrotar aquele que quer vencer.’ Isto é um fato estranho.
 
Neste mundo, aqueles que não pedem respeito, recebem-no. Aqueles que não pedem sucesso, obtém-no, porque aqueles que não pedem sucesso, já aceitaram que eles são bem sucedidos. Que sucesso maior você vai querer? Você já é respeitado pelo seu ser interno. O que mais você vai querer? A existência já lhe deu respeito ao lhe dar o nascimento. O respeito de quem mais você vai querer? A existência já lhe deu glória suficiente. Ela lhe deu a vida. Ela abençoou-o dando-lhe os olhos. Abra-os e veja essas árvores verdes, as flores e os pássaros. Ela lhe deu os ouvidos. Ouça a música, o som de uma cachoeira. Ela lhe deu consciência e assim você pode se tornar um Buda. O que mais você vai querer? Você já foi honrado. A existência já lhe deu o certificado. A quem você está, como um mendigo, pedindo um certificado? Àqueles que estão pedindo um certificado a você?
 
Esta é uma situação muito hilariante. Dois mendigos, cara a cara, um pedindo ao outro. Como você pode obter alguma coisa? Ambos são mendigos. A quem você está pedindo respeito? Diante de quem você está de pé? Desta maneira, você está se insultando. E este insulto se aprofundará.
 
Contentamento significa: Olhe para o que você já tem! Abra os seus olhos um pouco e veja o que você já obteve.
 
Esta é uma chave extremamente valiosa que Ashtavakra está nos dando. Aos poucos isto irá se tornar claro para você. A visão de Askavakra é muito revolucionária, sem igual. Sua revolução é desde a própria raiz.
 
... Tome o contentamento e a verdade como néctar. Porque aquele que vive em falsidade tornar-se-á ainda mais falso. Aquele que mente, que vive em mentiras, naturalmente estará rodeado por mentiras. Sua conexão com a vida será quebrada, suas raízes serão cortadas.
 
Você quer estar enraizado na existência? As raízes somente serão possíveis através da verdade. Você só consegue estar conectado à existência através da autenticidade e da verdade. Você quer ser cortado da existência? Então crie uma tela esfumaçada de mentiras, crie grandes nuvens de mentiras ao seu redor. Quanto mais falso você se tornar, mais distante você estará da existência.

Você não é terra, nem ar, nem fogo, nem água, nem éter. Para alcançar a libertação, conheça a si mesmo como consciência de todas essas coisas, testemunhando.

Esta declaração é tão imediata, nem sequer tem uma introdução. Ashtavakra proferiu duas sentenças diretas e chegou à meditação. Ele começou a falar sobre samadhi, sobre meditação profunda. Aquele que sabe só dispõe do samadhi para compartilhar. Primeiro ele disse duas sentenças porque se ele tivesse começado imediatamente a falar sobre samadhi, talvez você ficasse assustado demais para entender. Por isso as duas sentenças e, imediatamente após, ele já está falando sobre samadhi.
 
Ashtavakra nem mesmo dá os sete passos. Buda deu sete passos e no oitavo, o samadhi. Ashtavakra nos traz o samadhi já no primeiro passo.

Você não é terra, nem ar, nem fogo, nem água, nem éter..

Permita-se relaxar nesta verdade...

Para alcançar a libertação, conheça a si mesmo como consciência de todas essas coisas, testemunhando.

A testemunha é a chave. Não existe chave alguma mais valiosa que esta.
 
Seja o observador. O que acontecer, deixe que aconteça. Não há qualquer necessidade de interferir. O corpo é composto por terra, ar, fogo, água e éter. Você é a lâmpada interna pela qual tudo isso – terra, ar, fogo, água e éter – são iluminados. Você é o observador. Entre profundamente nisto.

... conheça a si mesmo como consciência de todas essas coisas, testemunhando.

Este é o mais importante sutra na existência. Seja uma testemunha. A sabedoria acontecerá através disto. O desapego acontecerá através disto. A libertação acontecerá através disto. As perguntas eram três, mas a resposta é uma.

Se você puder separar-se do corpo físico e descansar em consciência, então neste exato momento você será feliz, em paz e livre da escravidão.

... Neste exato momento! É por isto que eu digo que isto é uma revolução desde a raiz. Patanjali não é tão corajoso para dizer, ‘Neste exato momento.’ Patanjali diz, ‘Pratique disciplina interna e externa. Pratique o controle da respiração, volte-se para dentro e posturas de yoga. Purifique-se. Isto levará inumeráveis vidas, e depois a iluminação...’
 
Mahavira diz, ‘Pratique os cinco grandes votos. E quando inumeráveis vidas tiverem passado, o descondicionamento acontecerá, a purificação acontecerá. Então os vínculos do karma serão cortados.’
 
Ouça Ashtavakra:

Se você puder separar-se do corpo físico e descansar em consciência, então neste exato momento você será feliz, em paz e livre da escravidão.
 
 
 
OSHO – Enlightenment: The Only Revolution 
Tradução: Sw. Bodhi Champak 
 
Fonte:http://www.oshobrasil.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário