Translate

domingo, 4 de outubro de 2015

CONHECER A SI MESMO

Você tem de ser um investigador. E a sua única responsabilidade deve ser conhecer a si mesmo.
 
Ensinaram-lhe tantas responsabilidades menos essa! Disseram-lhe que você devia prestar conta aos seus pais, à sua mulher, ao seu marido, aos seus filhos, à nação, à igreja, à humanidade, à Deus.

A lista é praticamente interminável. Mas a responsabilidade mais importante não está nessa lista.

Eu gostaria de queimar essa lista toda! Você não tem de prestar contas a nação nenhuma, a igreja nenhuma, a Deus nenhum. Você só é responsável por uma coisa: o seu autoconhecimento. E o maior milagre é que, se você cumprir com essa responsabilidade, conseguirá cumprir com muitas outras sem fazer nenhum esforço.

No momento em que você encontra o seu próprio ser, uma revolução acontece na maneira como você vê as coisas. Toda a sua visão de vida passa por uma mudança radical. Você começa a se dar conta de novas responsabilidades - não como se fossem algo que tem de ser feito, mas algo que se faz por prazer.

Você nunca mais fará nada por dever, por se sentir responsável, porque isso é algo que esperam de você. Você fará tudo pela felicidade que isso lhe dá, por um sentimento de amor e compaixão. Não é uma questão de dever, é uma questão de compartilhar. Você sente tanto amor e tanta felicidade que gostaria de compartilhar.

Por isso eu só ensino uma responsabilidade, que é para consigo mesmo. Todo o resto virá naturalmente sem nenhum esforço da sua parte. 

E, quando as coisas acontecem sem que seja preciso fazer esforço, elas se revestem de uma grande beleza.
 
Osho





Duas frases que tocam profundamente: "Conhecer a si mesmo, significa descobrir Deus nos outros". (Sócrates) "O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros".(Gandhi) Nascemos para amar, servir, compartilhar e quando agimos segundo esses valores estamos realmente nos encontrando, nos conhecendo, pois somos, em essência, assim, puros de coração. Se nos desviarmos por algum motivo desses valores, retornemos, pois, para o que em verdade somos, que segundo Mateus: "Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. …" Cada um tem uma tarefa de suma importância aqui neste Planeta, então reflitamos mais sobre o conhecimento de si mesmo. KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário