Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A AUTO ESTIMA É A CAUSA 
DE NOSSA VERGONHA
 
Todos nós nos colocamos em vários níveis, e estamos constantemente caindo dessas alturas. É da queda que temos vergonha. 
 
A auto-estima é a causa de nossa vergonha, de nossa queda. É esta auto-estima que deve ser compreendida, e não a queda. Se não houver o pedestal em que você se coloca, como poderá haver qualquer queda? Por que você se colocou num pedestal chamado auto-estima, dignidade humana, o ideal e assim por diante? 
 
Se você pode compreender isto, então não haverá vergonha do passado; ele terá passado completamente. Você será o que você é sem o pedestal. Se o pedestal não está lá, a altura que faz você olhar para baixo ou para cima, então você é o que sempre evitou. 
 
É este evitar o que é, o que você é, que gera confusão e antagonismo, vergonha e ressentimento. Você não tem que me dizer, ou ao outro, o que você é, mas estar cônscio do que você é, o que quer que seja, agradável ou desagradável: viva com isto sem justificar ou resistir. 
 
Viva com isto sem dar nome; pois o próprio termo é uma condenação ou uma identificação. Viva com isto sem medo, porque o medo impede a comunhão, e sem comunhão você não pode viver com isto. 
 
Estar em comunhão é amar. Sem amor, você não pode varrer o passado; com amor, não há passado. Ame, e o tempo não existirá.

 


Jiddu Krishnamurti




A vaidade é uma grande vilã, pois consegue nos enganar e roubar o que verdadeiramente somos. Mas abrimos para ela a porta de nossas fraquezas, e depois que ela se instala é difícil ir embora, mesmo porque nós gostamos do pedestal que ela nos coloca. Feliz daquele que consegue descer desse pedestal sem cair vertiginosamente. KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário