Translate

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O SONHADOR

Um Diálogo Com a Voz da Terra

 
No meio de uma noite no meio do inverno, quando tudo estava morto exceto os ventos, Em sua cabeça ressoava uma frase da Escritura: “Os Humildes Herdarão a Terra.” Até que em sonhos ele percebeu uma Voz da Terra passando por ele, e ela dizia, em tom de lamento:

“Estou perdendo a luz da minha juventude
E a visão que tempos atrás me conduzia,
E me bato de frente com uma Verdade de ferro,
Quando me esforço por uma Era de ouro;
E gostaria que a minha raça terminasse, porque,
Repleta de mentirosos, de loucos e patifes,
Cansada de autocratas, rebeldes e escravos,
Escurecida pelas dúvidas sobre uma fé que salva,
Coberta de sangue pelas batalhas, oca com tantas sepulturas,
Acompanhada pelo lamento dos meus ventos e pelo gemido
das ondas do mar,
Eu giro, e sigo girando em torno do Sol.”

Seria apenas o vento da Noite soprando Desolação e engano,
Através de um sonho sobre a escuridão?
E no entanto ele pensou estar respondendo aos lamentos dela
com uma canção –

Tuas perdas te arrancam gemidos, oh Terra
Exausta e de coração cansado!
Mas tudo o que termina bem é bom.
Gira, e segue girando em torno do Sol!

Ele avança de céu em céu,
E as perdas são menores que os ganhos,
Porque tudo o que termina bem é bom.
Gira, segue girando em torno do Sol!

O Reino dos Humildes sobre a Terra
Oh vida cansada, não começou?
Porém, tudo o que termina bem é bom.
Gira, e segue girando em torno do Sol!

Porque os teus lamentos se transformarão
na música das esferas,
Ou tua raça desaparecerá para sempre!
Tudo aquilo que termina bem é bom.
Gira, segue girando em torno do Sol!
 
Alfred Tennyson


NOTA:

[1] Traduzo o poema do livro “Selected Poems”, Alfred Tennyson, Gramercy Books, New York, 1993, 256 pp., pp. 96-97. A informação de que “O Sonhador” foi o último poema escrito por Tennyson está na p. 8 do mesmo volume. (CCA)
 
 
Nota Editorial:

Alfred Tennyson (06 de agosto de 1809 – 06 de outubro de 1892) foi amplamente considerado um sábio em sua época, e é um dos poetas mais citados na literatura teosófica. “O Sonhador” (“The Dreamer”) examina a ideia de uma futura era de ouro em nosso planeta. Este foi o último poema escrito por Tennyson. [1] Constitui uma meditação filosófica sobre a consciência planetária e a fraternidade universal. O poema conclui com uma referência à música das esferas da tradição pitagórica. (Carlos Cardoso Aveline)
 
 
https://www.filosofiaesoterica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário