Translate

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A ORAÇÃO VERDADEIRA É UM INSTRUMENTO 
DE SERVIÇO AO MUNDO
No Universo em permanente transformação, pouco a pouco a consciência humana vai expandindo-se e descobrindo novas formas de expressar-se. Com o poder inerente ao impulso que lhe chega do Alto, ela rompe as estruturas que a inércia perpetua na vida material. E assim é com todas as coisas, com todos os seres e em todos os reinos: cada qual, em seu ritmo e à sua maneira, vai renovando e adquirindo horizontes de percepção mais amplos.

A oração também não está isenta dessa expansão. A oração, sob diferentes enfoques, tem acompanhado o crescimento espiritual do ser humano por meio do tempo: pede-lhe redimensionamento e revitalização, como linguagem viva entre nós e Deus.

A certa altura, chega o momento de liberar a oração das tendências emocionais e mentais com que se encontra revestida; chega o momento de clareá-la, de retirar dela todo o conteúdo utilitarista, de calar os pedidos e súplicas ditados pela vontade humana de ajudar a si e a outrem sem saber qual é o verdadeiro bem para cada pessoa.

E, muitos são os que precisam transcender essa longa etapa baseada em reivindicações e em boas intenções que, mesmo quando aparentemente positivas, terminam interferindo de modo indevido na vida de outrem, a quem se quer beneficiar com a oração.

Segundo o ensinamento esotérico, a oração suplicante é um tipo de controle individualista com finalidades impulsionadas pelo livre-arbítrio, sempre condicionado pela limitação mental. Diferente é o movimento da consciência que busca deslocar-se para áreas sutis – de aspiração pura – e quer encontrar seu ponto de referência além da própria alma. Nesse mundo interior o livre-arbítrio não vigora, pois reina a vontade do espírito.

Na realidade, a oração projeta-se no mundo como pacificação de desejos e de pensamentos, e também como cessação de ações supérfluas. Mesmo sem o saber e sem nada direcionar, a pessoa em oração abnegada estimula transformações nos demais: irradia clareza e lucidez para a aura planetária. A oração é, pois, instrumento de serviço ao mundo e, para ser eficaz, deve nascer da humildade.

Aderindo a um impulso ascensional, muitos almejam compreensão menos teórica de realidades sutis e profundas de si mesmo. Essa transferência da atenção para os níveis sutis e internos amplia sobremaneira a consciência e reflete-se, por exemplo, na natureza da oração, transformando-a, elevando-a. A oração, então, se transforma na incumbência de codificar a nova comunicação entre Criador e criatura. A oração torna-se um diálogo entre a pessoa e o Silêncio Absoluto, alicerçada na Fé e sem objetivos outros que a união, como uma gota d’água a cair no mar.

O despojamento das características humanas e a focalização em um estado interior de crescente esvaziamento, onde se possa encontrar repouso n’Aquele que tudo vê, tudo pode e tudo conhece, é o passo que para muitos hoje se anuncia na vida de oração. A única aspiração que neles permanecerá é a de o poder do espírito prevalecer sobre a matéria, agir sobre a alma despertada para que sirva cada vez mais altruísta e incondicionalmente em prol da Evolução.

A oração leva a pessoa a descobrir e a compreender melhor o que de fato sustém a vida.
 
José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br 
 
 
A oração nada tem a ver com o que se conhece no mundo como oração.
A verdadeira oração não é um ritual.
A verdadeira oração não tem a ver com igreja, templo ou mosteiro.
A verdadeira oração não é cristã, nem hindu, nem maometana.
A verdadeira oração nada tem a ver com as palavras, ela não é verbal.
É a Gratidão Silenciosa.
É uma reverência silenciosa à existência.
Portanto, esteja onde estiver,
sempre que você sentir vontade de se curvar em reverência à terra, às árvores, ao céu, curve-se.
Essa reverência ajudará você a lentamente, lentamente, desaparecer.
A oração é um dos melhores métodos para destruir o ego.
E, quando o ego se vai, fica Deus.
É o ego que esconde Deus em uma nuvem escura.
Quando a nuvem se dissipa, o sol brilha em toda a sua glória, beleza, grandeza, esplendor.
 
Osho
https://silencioegratidao.wordpress.com 
 
 
A oração é um assunto complexo
 
Como todos os problemas humanos profundos, a oração é um assunto complexo e não é para ser apressado; ela precisa de paciência, cuidado e sondagem tolerante, e não se pode demandar conclusões definidas e decisões. Sem compreender a si mesmo, aquele que ora pode por sua própria oração ser levado a se iludir. Nós algumas vezes ouvimos pessoas dizerem, e algumas me disseram, que quando elas oram para quem chamam de Deus por coisas mundanas, suas orações são muitas vezes atendidas. Se elas tiverem fé, e dependendo da intensidade da oração, o que elas querem – saúde, conforto, posses mundanas – elas, afinal, conseguem. Se a pessoa se permite a oração de súplica, ela traz sua própria recompensa, a coisa pedida é muitas vezes concedida, e isto fortalece mais as súplicas. E existe a oração, não por coisas ou pessoas, mas para experimentar a realidade, Deus, o que também frequentemente é respondido; e existem também outras formas de oração de súplica, mais sutis e tortuosas, mas, contudo, suplicando, pedindo e oferecendo. Todas estas orações têm seu próprio prêmio, trazem sua própria experiência; mas elas levam à realização da realidade derradeira? Não somos nós o resultado do passado, e não estamos, por isso, relacionados com o enorme reservatório de ambição e ódio, com seus opostos? Certamente, quando fazemos um apelo, ou oferecemos uma oração de súplica, estamos recorrendo a este reservatório de ambição acumulada, e assim por diante, o que traz seu próprio prêmio, e tem seu preço. Suplicar a outro, a alguma coisa externa, traz a compreensão da verdade?
 
J. Krishnamurti 
http://legacy.jkrishnamurti.org
 
 

Oração de Thomas Merton

Senhor meu Deus,
não sei para onde vou.
Não vejo o caminho em frente,
nem sei ao certo onde ele findará.
Na verdade nem me conheço
e o fato de pensar
que estou a seguir a Tua vontade
não quer dizer que eu esteja a ser-lhe fiel.
Mas creio que o desejo de Te agradar
Te agrada realmente.
E espero manter este desejo
em tudo quanto fizer.
Espero jamais fazer qualquer coisa
alheia a esse desejo.
Sei que, se agir assim,
Tu me conduzirás pelo caminho certo,
embora eu nada possa saber sobre ele.
Por isso, sempre confiarei em Ti,
mesmo que me sinta perdido
ou às portas da morte,
nada recearei,
pois Tu estás sempre comigo
e nunca me deixarás sozinho.

http://www.paroquias.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário