Translate

domingo, 15 de agosto de 2021

 MOMENTOS COM PAUL BRUNTON


Todo aquele que percebe a inferioridade de seu ambiente em relação ao que poderia ser, assim como a imperfeição de sua natureza à Luz de suas possibilidades não desenvolvidas, e que se propõe a melhorar o primeiro e sanar a segunda, deu o primeiro passo para a busca... 
 
Num dia decisivo, ele vai perceber, com pesar, que está preso pelas atividades externas como se fosse por um polvo. Vai então empunhar a faca da determinação penetrante e implacável e cortar de uma vez por todas os tentáculos que o prendem... 
 
Os que se interessam por ideias avançadas o suficiente para persegui-las a despeito do desprezo social, assim como os que têm coragem para explorar o que está além das ideias já aceitas, tornaram-se um contingente significativo de buscadores... 
 
A massa é apática diante da Busca: os pobres por uma série de razões, os ricos por outra. Apenas os poucos capazes de ter juízo individual, os pensadores independentes e ousados, serão capazes de se destacar da massa... 
 
Ele vai precisar de muita coragem para a Busca, porque será confrontado por dois inimigos poderosos. Um é ele próprio; o outro, a sociedade. No interior de si mesmo, vai ter que travar batalha contra os grandes desejos. No interior da sociedade, vai ter que lutar contra as grandes tradições... 
 
Não são muitos os que estão prontos para essa independência de atitude e de vida. É necessário, antes de tudo, certa força interior e, evidentemente, uma disposição natural ou adquirida para desertar do rebanho se necessário.
 
https://www.recantodasletras.com.br 
 

A busca interior é o caminho, a solução. Não existe outra coisa a fazer nesse mundo senão retornar ao Pai, na sua pura essência. (Jiddu Krishnamurti-https://www.pensador.com)

 

Todo aquele que procura está à procura de si mesmo.

Abandone todas as perguntas, exceto uma: “Quem sou eu?” No fim de contas, o único facto de que tem a certeza é de que você é você. O “eu sou” é verdade. O “eu sou isto” não é verdade.

Esforce-se por descobrir o que você é na realidade.

Para saber o que é, terá primeiro que investigar e conhecer o que não é.

Descubra tudo o que não é – o corpo, os sentimentos, os pensamentos, tempo, espaço, isto ou aquilo – nada do que você percebe, concreto ou abstrato, pode ser você. O próprio ato de perceber mostra que não é o que percebe.

Quanto mais claramente perceber que, ao nível da mente, só pode ser descrito em termos negativos (quer dizer, do que não é), mais rapidamente chegará ao fim da sua busca e perceberá que é um ser ilimitado. (Sri Nisargadatta Maharaj-https://advaita.pt)

 

Dedique-se com todo o seu ser à busca, mas quando você chegar ao mar deixe de falar sobre o rio. 

Se você realmente quer saber o que é Deus, terá de ser completamente apaixonado. Não se trata de uma busca científica, mas de um romance. É uma questão de vida ou morte, é uma busca. É curioso, não é uma investigação intelectual, é uma sede existencial.

Pense em um homem perdido no deserto, sedento. Não é uma questão intelectual ... ele não está preocupado com os componentes da água. Se você começar a fazer um longo discurso sobre os elementos da água, sua química, como é feita, e tentar explicar a fórmula H2O, ele vai saltar para cima de você e vai matá-lo. Ele não está interessado filosoficamente, cientificamente. Ele quer água: é uma questão de vida ou morte. E você está falando H2O! Como é que pode matar sua sede?
 
Quando sua busca estiver apaixonado, nenhuma escrita pode lhe satisfazer. E as pessoas estão satisfeitas com as escrituras, porque sua busca é falsa, é uma pseudo busca.
 
Leen escrituras a cada manhã, eles recitam o Corão: a busca é falsa. Se a busca é real, eles não vão ficar satisfeitos com palavras, eles vão fazer alguma coisa. Eles começam a buscar a Deus. Eles estarão prontos para fazer qualquer coisa, fazer qualquer viagem. Eles estarão prontos para arriscar toda a sua segurança, conforto e comodidade pois Deus será a sua única vida.

A busca deve ser apaixonada. Tudo que você tem procurado até agora ... buscando dinheiro, poder, prestígio e mil e uma coisas ... Deus não tem que ser um item em sua longa lista de desejos. Mesmo se você o colocar em primeiro lugar em sua lista, você vai perdê-lo também.
 
Ele tem que ser sua única pesquisa.
 
Todos os seus desejos devem se converter em um desejo, como todos os rios desaguam no oceano. Deus deve tornar-se a sua  única busca, então e só então ... a revelação.

Milhões de pessoas acreditam em Deus, mas eles nunca podem penetrar nesse mistério nunca podem ter uma experiência real de Deus. E qual é a razão? A razão é simples: Deus é apenas um item em sua lista de compras, apenas um item. Elas não estão realmente prontas para serem totalmente devotas. E neste mundo, só a devoção total tem sucesso. 
(Osho-http://ventosdepaz.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário