Translate

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

 CONCEDEI-ME, SENHOR


Concedei-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que Vos conheça, um zelo que Vos procure, uma ciência que Vos encontre, uma vida que Vos agrade, uma perseverança que Vos espere na confiança, uma confiança que, finalmente, Vos possua.

Criador inefável, Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.

Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar.

Meu Deus, semeia em mim a semente da vossa bondade. Fazei-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba; que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-Vos, diligência para Vos procurar, sabedoria para Vos encontrar, uma boa conduta para Vos agradar, confiança para esperar em Vós, constância para fazer a Vossa vontade.

Orientai, meu Deus, a minha vida; concedei-me saber o que me pedis e ajudai-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém.

Que eu chegue a Ti, Senhor, por um caminho seguro e reto (…) Que eu não deseje agradar nem receie desagradar senão a Ti.

Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos por tua causa, Senhor e tudo o que te diz respeito me seja caro, mas Tu, meu Deus, mais do que o resto. 

Qualquer alegria sem Ti me seja fastidiosa, e nada eu deseje fora de Ti.

Qualquer trabalho, Senhor, feito por Ti me seja agradável e insuportável aquele de que estiveres ausente. 

Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a Ti e que, quando eu caia, me arrependa.

Torna-me, Senhor meu Deus, obediente, pobre e casto; paciente, sem reclamação; humilde, sem fingimento; alegre, sem dissipação; triste, sem abatimento; reservado, sem rigidez; ativo, sem leviandade; animado pelo temor, sem desânimo; sincero, sem duplicidade; fazendo o bem sem presunção; corrigindo o próximo sem altivez; edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.

Dá-me, Senhor Deus, um coração vigilante que nenhum pensamento curioso arraste para longe de Ti; um coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; um coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie; um coração firme que nenhuma adversidade abale; um coração livre que nenhuma paixão subjugue.

Tomás de Aquino
Recebido por email sem identificação da fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário