Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O ENSINAMENTO SIMPLES


Sutra 20

Dirija-se de acordo com a lei.
Esse é o ensinamento simples do ser desperto.



O homem nasce inconscientemente, embora tenha o potencial para tornar-se consciente. E o potencial permanecerá somente um potencial, a menos que você trabalhe firmemente para realizá-lo. A pessoa nasce com uma capacidade intrínseca para conquistar a si mesma, mas a sua energia toda se torna extrovertida. Vivendo com pessoas que são extrovertidas, ambiciosas, desejosas disto e daquilo a criança também começa a imitar. Ela aprende com os outros - com os pais, os professores, os sacerdotes, os políticos - e todos esses estão no mesmo barco. Correm atrás do dinheiro, correm atrás do poder, correm atrás da fama, mas ninguém parece estar interessado em si mesmo. Ninguém parece estar preparado para entrar numa grande jornada de autodescoberta.

Buda diz: domine-se. Se você estiver de fato interessado no domínio - e quem não está interessado? -, então, torne-se interessado no autodomínio. Não perca seu tempo tentando dominar os outros.
 
Osho Silence
https://blogdoosho.blogspot.com

 

Emoções Perturbadoras

O homem que se candidata a uma existência feliz, tem a obrigação de vigiar as suas emoções perturbadoras, a fim de evitar-se desarmonias perfeitamente dispensáveis, na economia do seu processo de evolução.

As emoções perturbadoras decorrem do excesso de autoestima, do apego aos bens materiais e às pessoas, e do orgulho, entre outros fatores negativos.

O excesso de consideração que o indivíduo se concede, leva-o à irritação, ao ciúme, à agressividade, toda vez que os acontecimentos se dão diferentes do que ele espera e supõe merecer.

O apego responde-lhe pela instabilidade emocional, trabalhando-lhe a ganância, a soberba e a ilusão da posse, que concede a falsa impressão de situar-se acima do seu próximo.

O orgulho intoxica-o, levando-o à pressuposição de credenciado pela vida a ocupar uma situação privilegiada e ser alguém especial, merecedor de homenagens e honrarias, em detrimento dos demais.

Qualquer ocorrência que se apresente contraditória a esses engodos gerados pelo ego insano, e as emoções perturbadoras se lhe instalam, proporcionando desequilíbrios de largo porte, exceto se ele se resolve por digerir a situação e mudar de paisagem mental.

Superar tais emoções que têm raízes no seu passado espiritual, eis o grande desafio. Assim, cumpre que ele envide todos os esforços para o auto descobrimento e a aplicação das energias em combater a inferioridade que predomina em a sua natureza.

Não há nada, a que o homem não se acostume com o tempo, afirma um velho brocardo popular.

A liberação das emoções perturbadoras é resultado dos hábitos insalubres de entregar-se-lhe sem resistência.

Tão comum se faz ao indivíduo a liberação dos instintos perniciosos geradores deles, que este se não dá conta do desequilíbrio em que vive.

Adaptando-se ao autocontrole, eliminará, a pouco e pouco, a explosão dessas emoções perturbadoras.

Mediante o pequeno código de conduta, torna-se fácil a assimilação de outros hábitos que são saudáveis e felicitam:

–   considera a própria fragilidade que te não faz diferente das demais pessoas;

–   observa o esforço do teu próximo e valoriza-o;

–   treina a paciência ante as ocorrências desagradáveis;

–   reflexiona quanto à transitoriedade da posse;

–   medita sobre a necessidade de ser solitário;

– propõe-te a adaptação ao dever, por mais desagradável se te apresente;

–  aprende a repartir, mesmo quando a escassez caracterizar as tuas horas. . .
 
Um treinamento íntimo criará novos condicionamentos que te ajudarão na formação de uma conduta ditosa e tranquila.

Foram as emoções perturbadoras que levaram Pedro, temeroso, a negar o Amigo, e Judas, o ambicioso, a vendê-lo aos inimigos da Verdade.

O controle delas, sob a luz da humildade e da fé, proporcionou à humanidade o estoicismo de Estevão, a dedicação até o sacrifício de Paulo – que as venceram – e toda a saga de amor e grandeza do homem abnegado de todos os tempos
 
Joanna de Ângelis - Psicografia de Divaldo Franco
https://www.centronocaminhodaluz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário