Translate

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

CORRIJA-SE


Sutra 17
Para corrigir o torto
Você precisa antes fazer uma coisa mais difícil -
Corrigir-se

Deve-se aprender a olhar para si mesmo com os olhos fechados, a observar silenciosamente. E não leve nenhum preconceito a priori. Muitas pessoas lhe disseram: "Seus defeitos são estes". Não leve essas ideias com você, caso contrário você as encontrará - porque os pensamentos são muito inventivos. Ponha de lado tudo o que lhe foi dito sobre você. Lembre-se somente de uma coisa: a menos que você descubra isso por conta própria, não tem nenhum valor, nenhum significado. Assim, vá sem nenhum preconceito - a favor ou contra. E se você amar e se souber observar, você irá se deparar com o fenômeno mais misterioso: ver um defeito é dissolvê-lo. Esse é o maior segredo de Buda: saber que você está fazendo algo errado é suficiente - você não pode fazer isso nunca mais.
 
Osho Silence
https://blogdoosho.blogspot.com

 

Observando-se a si mesmo

Afinal, conhecer-se a si mesmo é observar o seu comportamento, as suas palavras, o que você faz em seus relacionamentos diários; isso é tudo. Comece com isso e verá quão extraordinariamente difícil é ter consciência, apenas observar o seu tipo de comportamento, as palavras que usa com o seu empregado, o seu chefe, a atitude que tem em relação às pessoas, às ideias e às coisas. Apenas observe seus pensamentos, seus motivos, no espelho das relações, e verá que, no momento em que observa, você quer corrigir; você diz: “Isto é bom, isto é ruim, tenho de fazer isto e não aquilo.” Ao ver-se no espelho do relacionamento, sua abordagem é de condenação ou de justificação; portanto, você distorce aquilo que vê. Ao passo que, se você simplesmente observar naquele espelho a sua atitude em relação às pessoas, às ideias e às coisas, se você vir somente o fato, sem julgamento, sem condenação ou aceitação, então descobrirá que a própria percepção tem sua própria ação. Esse é o começo do autoconhecimento.

J.Krishnamurti
http://legacy.jkrishnamurti.org
 
 
Corrigir-se é corrigir o mundo inteiro. O Sol está simplesmente brilhante. Não corrige ninguém. Porque brilha, o mundo inteiro está cheio de luz. Transformar-se é um meio de iluminar o mundo inteiro. (Ramana Maharshi) 

 

Corrigir

Acreditamos sinceramente no poder da corrigenda, todavia, supomos que o reajuste somente se consolida quando estruturado no verdadeiro amor fraterno, que procura o bem acima de todas as circunstâncias da vida.  

Se a desculpa amiga consegue levar a efeito a regeneração do homem ou do ambiente, devemos usá-la quantas vezes se fizer necessária; mas, e se depois de inúmeros gestos de tolerância, o mal perdura, ameaçando a estabilidade da harmonia comum?

E se o erro sistemático, transformado em maldade cresce incessantemente, escarnecendo das nossas melhores demonstrações de confiança e carinho?

Supomos que em casos semelhantes a revisão da higiene dentro de casa é sempre a medida conveniente.

Ninguém recorreria à indiscriminada difusão de focos infecciosos, com graves prejuízos para os vizinhos, a pretexto de exaltar a limpeza.

O fogo do altar doméstico ou o cesto de esquecimento são a instrumentalidade de circunscrição da imundície.

Finda a simples operação de asseio isolado, a atmosfera se refaz induzindo-nos à tranquilidade e à alegria.

Admitimos, assim, que, no domicílio de nosso ideal ou de nossa fé, a recuperação do equilíbrio não deve eleger outras normas.

Que tenhamos bastante coragem e suficiente valor para regenerar as situações, mas que exemplifiquemos também a caridade heroica de não propagar o mal, abstendo-nos de conferir-lhe injustificável destaque em nossas atitudes e manifestações.

O pântano socorrido pode converter-se em celeiro de pão, no entanto, canalizado na direção da comunidade, é veículo de agentes enfermiços.

Corrijamos, corrigindo-nos. Eduquemos, educando-nos.

E a luta ensinar-nos-á a compreender os divinos ensinamentos do Mestre Crucificado que, no silêncio do amor e da justiça, nos conduz à própria regeneração através da paciência e do serviço, da fraternidade e do perdão.

Emmanuel, psicografado por Chico Xavier
https://espirita-ser.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário