Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

A  S  I  E  D  A  D  E

Coronavírus: 7 estratégias científicas para lidar com a ansiedade - Planeta

Sentindo-se Ansioso? Fique Alerta!
 
Quando você se sente ansioso, dominado pela ansiedade, que se deve fazer? O que você geralmente faz quando a ansiedade se faz presente? Você tenta resolvê-la. Você tenta alternativas e você fica cada vez mais envolvido nisso. Você irá criar uma confusão ainda maior porque ansiedade não pode ser dissolvida através do pensar. Ela não pode ser dissolvida pelo pensar porque o próprio pensar é um tipo de ansiedade.

Esta técnica diz para não fazer nada com a ansiedade. Basta ficar alerta!

Vou lhe contar uma antiga anedota sobre Bokuju, outro mestre Zen. Ele vivia sozinho numa caverna, mas durante o dia, ou mesmo à noite, ele às vezes gritava, “Bokuju” – seu próprio nome, e então ele mesmo respondia: “Sim, estou aqui”. E ninguém mais estava lá.
 
Então seus discípulos costumavam perguntar a ele: “Por que você está chamando ‘Bokuju’, seu próprio nome e respondendo: ‘Sim senhor, estou aqui’?”
 
Ele disse, “Sempre quando começo a pensar, tenho que me lembrar de ficar alerta, e assim chamo meu próprio nome, ‘Bokuju’. Na hora que chamo ‘Bokuju’ e digo, ‘Sim senhor, estou aqui’, o pensar, a ansiedade desaparece”.
 
Então, nos seus últimos dias, por dois ou três anos, ele nunca mais chamou “Bokuju”, seu nome, e nunca teve que responder, “Sim senhor, estou aqui”.
 
Os discípulos perguntaram, “Mestre, agora você não faz mais isso”.
 
Então ele disse, “Mas agora Bokuju está sempre presente. Ele está sempre presente, e não há necessidade. Antes eu costumava perdê-lo. Às vezes a ansiedade me tomava, me obscurecia completamente, e Bokuju não estava lá. Então eu tinha que lembrar ‘Bokuju’, e a ansiedade desaparecia...”

Tente seu nome. Quando você sentir uma profunda ansiedade, apenas chame seu nome – não “Bokuju” ou outro nome qualquer, mas seu nome – e então responda a isso, “Sim senhor, estou aqui”, e sinta a diferença. A ansiedade não estará mais presente. Ao menos por um momento você terá um vislumbre além das nuvens, e o vislumbre pode ser aprofundado. Uma vez que você saiba que se você ficar alerta a ansiedade não está mais lá, ela desaparece; você chegou a um profundo conhecimento de seu próprio eu e do funcionamento de seu mecanismo interior.

Osho: Excerpted from The Book of Secrets
https://www.osho.com



A base do nosso pensamento é a ansiedade que cria o eu, e o pensamento se expressa na vaidade mundana, na paixão possessiva e na crença da própria continuidade. O que acontece a um intelecto que está, consciente ou inconsciente, ocupado consigo mesmo e suas próprias expressões? Se tornará limitado e, assim, dará importância a si mesmo. O pensamento assim ocupado deve produzir confusão, conflito, sofrimento. Sendo pego pela sua própria rede, tenta escapar para o futuro ou para atividades que assegurarão esquecimento imediato, o chamado serviço social, o culto ao Estado ou de pessoas, antagonismo racial e social, e assim por diante. Deste modo, o pensamento fica cada vez mais envolvido na rede de seus próprios desejos e fugas. O pensamento é incapaz de tornar-se apercebido de seu próprio processo enquanto estiver preocupado com a sua própria importância e continuidade pessoal.

Como nos tornaremos apercebidos? De modo alerta e desinteressadamente, observando o trabalho da mente, sem correção imediata, sem procurar controlá-la, negá-la ou julgá-la. A energia presente para julgar, para corrigir, não vem da compreensão; ele tem sua natureza na ansiedade e no medo. Há uma profunda e fundamental transformação do eu quando há a compreensão do processo da ânsia. A compreensão transcende a mera razão ou a emoção. A mente-intelecto é agora instrumento da ansiedade, com sua racionalização e transbordantes desejos expansivos; confiar exclusivamente num ou outro, para a compreensão e amor, é continuar na ignorância e sofrimento.

Krishnamurti
https://www.facebook.com


Precisamos de uma fé robusta

“Jesus respondeu: ‘Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?’ Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria” (Mateus 8,26).

Os ventos e mares estão agitados dentro de nós. Há muitas coisas que estão nos perturbando, inquietando-nos, tirando nossa paz, nossa paciência e tranquilidade.

Quando os ventos da ansiedade tomam conta de nós, tiram a nossa paz, perturbam o nosso interior e o nosso coração; então, vivemos as agitações da vida. Preocupados com o futuro que não chegou, perdemos nosso sono, nossa paz. Não conseguimos ser serenos, tranquilos nem para falarmos uns com os outros. Estamos, o tempo inteiro, dominados por uma agitação, a qual nos leva para lá e para cá.

Por trás da ansiedade, esconde-se o medo de não conseguirmos, de não darmos conta, medo das responsabilidades, das situações e adversidades, medo de lidarmos com pessoas e complicações. A junção da ansiedade e do medo geram em nós homens e mulheres de pouca fé.

Não é que não temos fé, pelo contrário, somos tão fracos na fé, que o sopro de um vento nos derruba, coloca-nos prostrados. Não suportamos uma situação contrária. Se alguém não pensa como nós, não suportamos uma derrota, um fracasso. E quando vem uma tormenta, uma notícia ou uma situação que nos abala, muitas vezes, caímos por terra.
 
Precisamos de uma fé robusta, que nos coloque de pé, de uma fé de confiança que nos dê paz e serenidade

O Senhor deseja que sejamos fortalecidos na fé. Precisamos de uma fé robusta, que nos coloque de pé, de uma fé de confiança que nos dê paz e serenidade. Não significa que não nos preocupamos com nada, mas nos ocupamos com cada coisa no seu tempo, com a paciência, a confiança e a fortaleza que vem do coração de Deus. É uma fé que nos leva a termos serenidade diante de qualquer situação de adversidade da vida, como aquela grande tempestade que atingiu o barco enquanto Jesus dormia.

Precisamos dormir, porque estamos perdendo nosso sono por qualquer coisa. Não é fácil! A vida não é fácil para ninguém, mas Deus cuida dos Seus amados até quando estes dormem.

Permitamos que, no nosso sono, Deus nos restaure e nos força, têmpera, seriedade e sabedoria para lidarmos com todas as tempestades que temos de enfrentar ao longo da vida.

Jesus não tira a tempestade da nossa vida, mas acalma o nosso coração para lidarmos com todas elas.

Deus abençoe você!
 
Padre Roger Araújo
https://www.cancaonova.com 
 
 
Você se sente deprimido?

Então, só por um momento, sinta-se deprimido,
Sem tentar se livrar desse sentimento,
Sem procurar ter outro tipo de experiência.

Tente deixar de lado a rótulo ‘ deprimido ‘,
E comece a investigar a vida que se move por seu corpo,
Que é anterior à palavra, anterior a qualquer conceito.

Sinta diretamente o estado natural das sensações em seu corpo,
Em sua barriga, em seu peito, em sua garganta, em sua cabeça.

Como são as sensações, dolorosas, agudas, variantes? Palpitam, vibram, tremem? Se movem rapidamente ou devagar? Mudam quando você lhes dá atenção?

Permita que as sensações bailem, se movimentem, se intensifiquem ou se afastem.
Não há nada que seja bom nem mau.

Deixa que todos seus pensamentos, imagens mentais, sonhos, fragmentos de história estejam aqui, também.

Permita que fiquem, permita que se vão.
Permita que sejam ondas no oceano de Ti.
Renuncia à cansativa luta de mudar ‘ aquilo que já é.’
Encontra teu descanso no meio da preocupação.

Constrói uma atenção ao que está presente, não ao que está ausente.

Seja a luz que ilumina, e amorosamente abraça a sua presença consciente.
Neste momento, não trates de fugir da depressão,
Só ouça o cantar deste momento
A canção de um constante mudança.
 
Jeff Foster
https://tudopositivo.wordpress.com
 
 
Aliviar a Tensão Facial

Cada noite antes de dormir, sente-se na sua cama e comece a fazer caretas, exatamente como as crianças adoram fazer, faça todo tipo de caretas, boas, más, feias, belas, dessa forma toda a face e musculatura começam a se mover. Emita sons, sons bobos servirão, e balance, apenas por dez ou quinze minutos e então vá dormir.

Pela manhã, antes de tomar seu banho, novamente fique diante do espelho e por dez minutos faça caretas. De pé diante do espelho ajudará: você será capaz de ver e será capaz de responder.

Osho, em Excerpted from unpublished talks
https://www.osho.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário