Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 TUDO TEM SEU LUGAR


 Frases em quebra-cabeça - Sou Catequista 

Aceite-se como você é. É assim que a existência quis que você fosse. Você não criou a si mesmo; naturalmente toda a responsabilidade recai sobre a existência, então deve haver uma necessidade pra uma pessoa como você - do contrário você não existiria. A existência precisa de você como você é.

Saiba esperar. Esperar é uma palavra-chave. Você não pode forçar a existência a fazer coisas, deve apenas esperar. No momento certo elas acontecem. Você plantou as sementes, está aguando o jardim, agora espere. Toda pressa é perigosa. Tudo para crescer leva o seu tempo. Somente falsidades podem ser forjadas rapidamente, numa linha de produção. Mas as realidade crescem e o crescimento necessita de tempo. E o crescimento interior é o maior crescimento de toda a existência. A noite se foi, o sol logo nascerá. Torne esses hiatos tão belos quanto possível - repletos de silêncio, de gratidão, gratidão à existência que lhe deu essa oportunidade, gratidão a todos que auxiliaram. E espere!

Aja como Zorba, o Buda. Desfrute do seu corpo, desfrute sua existência física. Não há pecado nisso. Oculto por trás dele está o seu crescimento espiritual, seu estado de graça espiritual. Quando você se cansar dos prazeres físicos, somente então perguntará:"Há algo mais?" E quando a pergunta é existencial você encontra algo mais dentro de você mesmo. Há algo muito maior. Zorba é somente o começo. Quando o Buda desperta e toma conta de você, então saberá que aquele prazer não era nem mesmo uma sombra. Há tenta felicidade... Essa felicidade não é contra o prazer. Na verdade foi o prazer que o levou à felicidade. Não há briga entre Zorba e Buda. Zorba é a seta - se você seguir corretamente, alcançará Buda.

Viva aqui e agora. Seja grato à existência, aprecie a beleza da vida que o circunda. Ame, pois o amanhã não é certo. Não adie nada belo para amanhã. Viva, intensamente, totalmenteagora e aqui. Jamais pense em ir a algum lugar. Pense em termos de transformar a si mesmo aqui e agora. "Lá" é estratégia astuta da mente para enganá-lo. A mente sempre o deixa interessado em coisas distantes, lá, de tal modo que você possa ser induzido para fora daqui. Ou pelo menos sua atenção não está mais aqui; está lá. E você jamais estará lá. Ao ir daqui para lá, lentamente adquire o hábito de sempre olhar para lá; assim, qualquer lugar que você atinja não está mais em seu foco; seu objetivo mudou para um outro lugar. Há um antigo provérbio na Índia:"Diya tale andhera" que significa algo como 'há escuridão sob a lâmpada'. A lâmpada proporciona luz em toda sua volta e, exatamente sob ela há escuridão. Essa é a situação do ser humano. Você é capaz de olhar para todos os lugares em todo seu redor, mas é incapaz de ver onde está, de saber quem você é. Portanto, cancele todas as passagens que reservou! Não há lugar para onde ir, estar aqui é tão glorioso... Feche os olhos para poder ver a realidade do aqui. Lá são apenas ficções. Aqui e agora são as únicas realidade.

Torne-se um místico. O que é místico? Alguém que não conhece respostas, alguém que fez todas as perguntas possíveis e descobriu que nenhuma pergunta é respondível. Descobrindo isso, abandonou o questionamento. Não que ele tenha encontrado a resposta - simplesmente descobriu uma coisa: que em lugar nenhum há resposta. A vida é um mistério, não uma pergunta. Não um quebra-cabeça para ser respondido, não uma pergunta a ser respondida, mas um mistério a ser vivido, a ser amado, a ser dançado.

Sorria sempre. Não crie obsessões em sua vida. Viva mais alegremente, menos seriamente. Não seja rígido; essa é a qualidade do morto. Seja flexível. Desenvolva tal senso de humor que você possa ficar protegido de todos os tipos de noite escura, de buraco negro. Seu senso de humor irá protege-lo. E se de vez em quando puder dar uma profunda gargalhada, a partir das entranhas, ela lhe dará um frescor, uma nova vitalidade, uma nova energia para mover montanhas.
 
Abandone a mente. As coisas são simples. Mas, de algum modo, a mente deseja torná-las desnecessariamente complicadas, pois, a menos que elas sejam complicadas, a mente não é de utilidade alguma. A mente é útil somente quando algo é complicado. Quando a coisa é simples, a mente de modo algum é necessária. E a vida é tão simples que, se a pessoa for suficientemente corajosa para vivê-la, a mente pode ser abandonada completamente. As indicações de que você está no caminho certo são muito simples; suas tensões começarão a desaparecer, você ficará mais senhor de si, mais e mais calmo, encontrará beleza em coisas que jamais concebeu que pudesse ser belas. As menores coisas começarão a ter imenso significado. O mundo inteiro se tornará mais e mais misterioso a cada dia; você se tornará menos e menos culto e mais e mais inocente - como uma criança correndo atrás de borboletas ou pegando conchas do mar numa praia. Essas indicações crescerão continuamente você estiver na pista certa. Se estiver na pista errada acontecerá exatamente o oposto.
 
Apenas seja. A vida deve ser uma procura, não um desejo; mas uma busca, não uma ambição para tornar-se isso ou aquilo - um presidente, um primeiro-ministro, porém uma busca a fim de descobrir "Quem sou eu?" É muito estranho que as pessoas não saibam quem são e estejam tentando ser alguém. Elas nem ao menos sabem quem são nesse exato momento. Não estão familiarizadas com o seu ser, porém tem objetivo de tornarem-se algo. Tornar-se é a doença da alma. Ser é você.

Você não deveria desejar coisa alguma. No momento em que chega o estado de ausência de desejo, então a existência nos utiliza da maneira que for necessária: como místico, mestre, cantor, dançarino, flautista - ou somente um ninguém; mas tudo é uma bênção. Aquilo que chega a você da existência sem você desejar é sempre o maior êxtase que existe. A meditação é sempre um entendimento. Não é uma questão de sentar em silêncio ou entoar um mantra. É uma questão de entender os funcionamentos sutis da mente. Quando compreende esses funcionamentos da mente uma grande percepção cresce em você, que não é mais da mente. Essa percepção cresce em seu ser, em sua alma, em sua consciência.
 
Não há necessidade de saber para onde você está indo. Não há necessidade de saber por que está indo. Tudo o que necessita saber é que você está indo alegremente, pois se está indo alegremente não pode estar errado. O caminho do amor é o caminho da não expectativa. O amor existe somente quando há uma aceitação total e nenhum desejo de mudar coisa alguma.
 
Na vida tudo que é importante apenas acontece. Coisas que você tem de fazer são coisas não importantes - utilitárias, necessárias, porém não essenciais a seu ser. Uma das coisas mais notáveis a se aprender no caminho é discriminar entre dois mundos diferentes: o mundo do fazer e o mundo do acontecer. Eles estão misturados em sua mente. Existem coisas que só podem ser feitas - você não pode simplesmente esperar que a existência as façam por você. E existem coisas que, não importa o que você faça, fracassará. Somente com seu completo fracasso, quando você desiste, elas acontecem. Elas acontecem a partir do além. Um ser humano inteiro está disponível tanto para para o fazer como para o acontecer. Mas lembre-se: tudo o que fizer é momentâneo e inferior a você; não pode ser superior a você. A ação não pode ser superior ao agente. E, no acontecer, tudo que acontece é superior a você; vem a você de cima, derrama-se sobre você como se fosse uma chuva de flores, bênçãos, graças. Assim, se uma pessoas puder separar o que é "fazer" do que é "acontecer", sua vida terá clareza, uma grande inteligência e 
uma enorme chance de satisfação.
 
Ouça seu coração. Cada um precisa descobrir o que está próximo de seu coração. Você precisa descobrir o que é certo para você. Se começar a fazer tudo o que estou dizendo vai meter-se numa enrascada! Faça simplesmente aquilo que seu coração aprova.


Seleção de ensinamentos fundamentais de Osho
https://www.comprazen.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário