Translate

segunda-feira, 25 de maio de 2020

SUA   MENTE   É   SUA   RELIGIÃO

A mente comanda e “molda” o cérebro! 
Quando falo sobre a mente, não falo apenas da minha mente, da minha experiência, mas da mente de cada um e de todos os seres vivos, de maneira universal.

Nossa forma de viver e de pensar está totalmente dedicada à busca do prazer material. Consideramos que os objetos sensoriais são de extrema importância e, de um modo materialista, nos dedicamos a tudo o que nos faça felizes, nos torne famosos ou populares. Mesmo que tudo isso venha da nossa mente. Estamos tão preocupados com os objetos externos que nunca olhamos para dentro, nunca questionamos porque os achamos tão interessantes.

Nossa mente é uma parte inseparável de nós mesmos enquanto vivemos. Por isso, estamos sempre oscilando para cima e para baixo. Não é nosso corpo que sobe e desce, é a nossa mente. Esta mente cujo modo de funcionamento não entendemos. Portanto, às vezes, temos de examinar não apenas o nosso corpo, mas a nossa mente. Afinal de contas, é a mente quem está sempre nos dizendo o que fazer. Temos que conhecer nossa própria psicologia ou, como na terminologia religiosa, a nossa natureza interior. De qualquer forma, independente do nome usado, devemos conhecer nossa própria mente.

Não pense que examinar e conhecer a natureza da mente é apenas uma experiência oriental. Isso é uma concepção errada. É para você também. Como você pode separar seu corpo, ou sua auto-imagem, de sua mente? É impossível. Você se acha uma pessoa independente, livre para viajar pelo mundo, desfrutando de tudo. Apesar do que pensa, você não é livre. Não estou dizendo que você seja controlado por outra pessoa. É a sua própria mente descontrolada, o seu próprio apego, que realmente o oprimem. Se você descobrir como você oprime a si mesmo, fará essa mente descontrolada sumir. Conhecer sua própria mente é a solução para todos os seus problemas.

Um dia o mundo parece muito bonito, no dia seguinte parece o contrário, terrível. Como pode ser isso? Cientificamente, é impossível que o mundo possa mudar tão radicalmente. Sua mente é que cria essas aparências. E isso não é um dogma religioso, os seus altos e baixos não são um dogma religioso. Não estou falando de religião, estou falando da forma como você conduz sua vida diária, que é o que cria os altos e baixos. Outras pessoas e o ambiente não mudam radicalmente, é a sua mente que faz com que os enxergue assim. Espero que entenda isso.


Trecho do livro de Lama Yeshe – FAÇA DE SUA MENTE UM OCEANO
https://tudopositivo.wordpress.com

 
Buda nos adverte: "A Lei da mente é implacável. O que você pensa; você cria. O que você sente; você atrai. O que você acredita; torna-se realidade". Então, "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos". (Provérbios 4:23)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário