Translate

domingo, 24 de maio de 2020

 O     C  A  M  I  N  H  O

Vista perna do caminhante | Foto Grátis
Última Parte

Conhecer a verdade por tantas palavras, citações, passagens ou teorias é uma coisa; mas é totalmente diferente quando, através da meditação, a Palavra enraíza-se em nossa consciência e surge como fruto espiritual. É nos dito que os frutos do Espírito são "amor, alegria, paz, longanimidade, gentileza, bondade, fé". É realmente verdade que, quando o Espírito nos tocou ou foi tocado, então os frutos manifestam-se na forma de harmonia, inteireza, plenitude e perfeição. O propósito deste livro é ajudar a todos a praticarem a arte da meditação pela qual a Palavra cria raízes, de modo que os conduza a entrar em um conhecimento real, uma consciência real de viver no Espírito. Nosso objetivo é atingir ao menos alguma medida dessa mente que estava em Cristo Jesus, então deixá-la fazer conosco o que for de sua vontade, é alcançar essa consciência que Paulo revelou: "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" ou "tudo posso em Cristo que me fortalece".

Em outras palavras, a atividade do Espírito ganha vida em nós e nos assume: não somos mais bons e não somos maus; nós não somos mais doentes e nem saudáveis. Nós estamos em um estágio que transcende os pares de opostos. Na sabedoria espiritual, não há pares de opostos. Deus "é" e, portanto, não há preocupação se podemos ou não chegar a Deus, porque não existe nada pelo qual precisamos alcançar Deus: o dia já é lindo, a fruta já está nas árvores, as flores já estão florescendo, as marés fluindo, o sol e a lua e as estrelas estão nos céus, a harmonia já "é". Nesse estado de consciência espiritual, nós chegamos naquele nível em que nós descansamos e relaxamos na percepção de que "Deus está no céu e tudo está certo com o mundo!" Com essa percepção, nós nos retiramos da luta pelas coisas desta terra.

"Que haja em vós a mesma mente que estava também em Cristo Jesus... O Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita". Devemos buscar a realização desse mesmo Espírito que levantou Jesus dos mortos, mas não apenas falando sobre isso, ou declarando que é assim, não ensinando ou pregando, mas por ter essa mente. A obtenção dessa mente requer esforço, mas requer bem mais a Graça de Deus. A Graça de Deus é o mais importante fator, porque sem ela, ninguém teria a coragem de continuar no caminho que conduz à realização de Deus. Sem a Graça de Deus, ninguém teria sequer o desejo de começar a busca, seguindo sozinho pelos passos árduos que devem se apresentar.

Existe uma área de consciência revelada em meditação na qual nós somos instantaneamente Um com Deus e com todos os seres espirituais e a criação, e na qual encontramos instantaneamente todas as formas de bem disponíveis. Esta área de consciência foi descrita como Mar de Espírito, como a Alma universal ou divina, o Pai interior. Ao alcançar o contato consciente com este Mar do Espírito ou Pai interior, encontramos o Amor divino derramando-se em expressão (expressão, como em todos os livros de J. G., tem o sentido de "manifestação", assim como o termo "demonstração" - nota do tradutor G. S.), para que não mais vivamos apenas pelo esforço pessoal, mas pela Graça. Em vez de procurar o nosso bem em pessoas ou coisas, nós tocamos a Alma universal e tornamo-nos contempladores de Sua atividade derramando-se como as ideias que se tornam as formas humanas do bem que são necessárias à nossa experiência atual. Mas isto é apenas quando aprendemos a olhar para dentro deste Infinito Invisível e começamos a entender a natureza da Graça.

Em vez de procurar ou desejar algo já existente como forma ou efeito, aprendamos a entrar e deixar nosso bem se desdobrar da Fonte Divina, o Infinito Invisível. Que o homem de negócios e o profissional olhem para o Divino dentro de si; que o doente e o pecador procurem sua cura e perfeição no interior. Estejamos, cada um de nós, sempre alertas, observando a consciência se desdobrar como novas e mais ricas formas de bem, experimentando a abundância da vida pela Graça. Entender que a Alma é o eterno armazém de tudo de bom é permitir que a atividade do Cristo atue em nossa experiência. Vamos tirar o nosso bem da infinidade do nosso próprio ser, desde o reino de dentro. Tocando nesse centro, o Pai revela nossa herança de todas a riquezas celestes, como "herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo". Isso é viver pela Graça, pelo dom de Deus. Os filhos de Deus sempre vivem pela Graça.

O segredo da Graça é o contato com o Infinito Invisível, o centro universal que está dentro de nós. Esta é a experiência do Cristo. Na literatura mística, esta experiência espiritual é chamada de Iluminação, Consciência Cósmica ou Consciência Crística; no Novo Testamento, é falada como "nascer de novo", ou renascimento. Lendo e estudando literatura inspirada e as Escrituras, bem como frequente ponderação e meditação em Deus e na criação de Deus, leva à comunhão real com o Pai, que traz para a nossa consciência este toque do Cristo.

Mantendo a mente em Deus leva-nos ao conhecimento. Às vezes há até uma voz, e sabemos que "Ele realiza as coisas que me foram designadas a fazer". Aqueles que chegaram a esta luz não têm mais problemas de sobrevivência, pois desde então são alimentados, vestidos e abrigados pela fonte infinita de Vida a que chamamos o Cristo. Este momento de Graça não pode ser adequadamente descrito, uma vez que vem de maneiras diferentes para pessoas diferentes; mas todos que recebem essa Luz compreendem as experiências dos iluminados de todas as eras.

A atividade do Cristo, resultando em uma vida pela Graça, não é, de forma alguma, limitada ao passado. Hoje, muitos homens e mulheres estão experimentando o Cristo e estão vivendo vidas de beleza, saúde, harmonia, e alegria pela Graça. Com a verdade agora disponível para todos que podem ler, a iluminação espiritual é uma possibilidade para todo buscador sério. "Conhece agora a ti mesmo com Ele, e permanece em paz". A consciência do Pai dentro de nós é o começo de uma vida pela Graça.

Viver pela Graça nos permite fazer coisas maiores e conseguir melhores resultados em todas as nossas atividades. Este impulso espiritual e orientação divina nos permitem descartar toda a preocupação com nosso bem-estar pessoal, ou o de nossas famílias ou nação. Liberdade do medo, perigo ou carência vem apenas quando o Consolado aparece. A Voz da Verdade pronuncia-se dentro de nós e torna-se a "paz, aquieta-te!" a cada tempestade em nossa experiência.

É como se houvesse uma Presença sempre indo adiante de nós para "endireitar os caminhos tortos", para fazer o deserto "florir como a rosa", e para abrir as portas da oportunidade, do serviço e do acolhimento. Como a atividade do Cristo manifesta-se por cada vez maiores ações de poder espiritual, nossa confiança e nossa fé crescem aos saltos. Seguros nesta convicção interior, cessa toda a luta contra qualquer forma de discórdia, e nós não vivemos mais pelo poder ou pela força, mas pelo Meu Espírito, pela Graça.

Algumas pessoas já nascem com alguma medida de consciência cristã, mas qualquer um, com perseverança, aplicação e fidelidade pode desenvolver e cultivar a Consciência de Cristo, aquela "mente que estava também em Cristo Jesus". Isso, no entanto, exige devoção, consagração e uma receptividade que reconhece e acolhe o Cristo conforme ele toca e desperta nossa alma em uma vida nova.

No silêncio do nosso ser, o Cristo fala e nós ouvimos: "Eu nunca te deixarei e nem te abandonarei... Estou contigo para sempre, até o fim do mundo". Esta consciência da Presença de Deus é desenvolvida pela paciência e perseverança, na quietude e no silêncio, abstendo-se do uso de qualquer poder mental ou poder físico, para que então o Espírito possa se manifestar: "Aquieta-te e sabe que Eu sou Deus".

"Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". (Efésios 2:8-9)


Joel Goldsmith, trecho do livro "The Art of Meditation"
Tradução de Giancarlo Salvagni 

Nenhum comentário:

Postar um comentário