Translate

segunda-feira, 18 de maio de 2020

A CONQUISTA É OBTIDA POR MEIO
DA TOTAL RENDIÇÃO DE SI

Render-se a Deus. | Coisas da Giii 

O reino da paz está hoje à disposição de quantos se abram para nele penetrar. Não é mais algo distante como nas eras passadas, mas uma realidade já vivida internamente pelos homens, realidade que precisa ser apenas reconhecida. As energias estão aí, à vista de todos, perceptíveis e compreensíveis para os que com elas estiverem sintonizados.

No silêncio, no intervalo entre pensamentos ou em sonhos, pode-se contatá-las com maior facilidade. Nesses momentos, vem do mundo interior a capacidade de viver a verdade destas palavras: “Quem se ajoelha, eleva-se”.

Nesta busca, porém, todos temos que enfrentar um dia nove grandes paixões: três simbolizam os apetites instintivos relacionados com o sexo, o conforto e o dinheiro; outras três, as paixões emocionais do medo, do ódio e do desejo de poder; e as últimas, os vícios da mente ainda não iluminada pela alma: o orgulho, a separatividade e a crueldade. Muito tempo se passa antes que o homem descubra que sempre as alimentou, inconscientemente. Quando isso se dá, cabe-lhe enfrentá-las.

Para vencer as paixões, é tarefa de quem busca elevar-se desenvolver em si as qualidades da humildade, da coragem e do discernimento. Ter humildade é ser capaz de colocar-se na posição correta diante de uma situação de vida; ter coragem é decidir não se desviar do que está acontecendo no momento, isto é, não se dispersar em conjecturas e imaginações; possuir discernimento é poder ver o que é para ser feito no presente, sem fantasias sobre o futuro ou evocações sobre o passado. Ressalte-se, no entanto, que a luz dessas três qualidades só pode brilhar quando o homem está concentrado no aqui e agora.

É a decisão de permanecer com firmeza na posição correta que traz a vitória sobre a mente portadora da semente do verdadeiro poder do homem, que é o de conquistar a si mesmo. É o ar puro que vem do infinito somado à decisão clara do homem que determina o domínio das paixões. Esse ar é necessário para que o bem existente em todas as coisas e em todos os seres finalmente se manifeste. A aspiração, e não a luta, é a principal arma a ser usada.

Os antigos instrutores ensinaram: “Ao entrar em um quarto escuro, não se debata com as trevas”. Realmente, de nada valeria mover os braços ou dar pontapés, pois tais movimentos não dissolveriam a escuridão. Para tanto, basta acender uma lâmpada que a luz surgirá.

É assim, renunciando a combater diretamente a obscuridade, que se lida com o subconsciente. Tal caminho é rápido e infalível. A lâmpada presente no centro da consciência é acesa no silêncio interior. Como ela age, que poder oculto tem e onde exatamente está é impossível saber por antecipação. Silenciando e entregando-se à fé na infalibilidade do processo evolutivo, dissolve-se a escuridão como que por encanto. Na verdade, deixando de usar os métodos conhecidos e tradicionais da mente, podemos entregar-nos ao inédito, abrindo-nos para que as energias superiores ajam dentro e fora de nós.

Após milênios em que se buscaram realizações meramente humanas, chega-se a compreender também a asserção: “Conquista-se por meio da total rendição de si”. Depois de tanto tempo de competições, confrontos e comparações com outros seres, percebe-se, finalmente, que “é renunciando que se ganha”.

Que poder infinito existirá nessas simples afirmativas?

José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br 


Concedei-me, Senhor a serenidade necessária
Para aceitar as coisa que não posso modificar.
Coragem para modificar aquelas que posso e
Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.
Vivendo um dia de cada vez
Desfrutando um momento de cada vez
Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz
Aceitando, como Ele aceitou
Este mundo tal como é, e não como eu queria que fosse
Confiando que Ele Acertará tudo
Contanto que eu me entregue à Sua vontade
Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida
E supremamente Feliz com Ele eternamente na próxima.

https://tudopositivo.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário