Translate

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O PODER DE UMA VIDA 
DE AÇÃO E PACIÊNCIA


Seja paciente. Persevere e continue trabalhando. Faça algo prático. Aqui está o segredo do sucesso. Não há necessidade de fazer muito barulho. Tudo deve ser colocado em prática. Dar palestras apenas vai criar uma bolha temporária de emoção e entusiasmo. Isto não vai ajudar muito.

Leve uma vida de resistência. Suporte insultos, privações e sofrimentos. Lave suas roupas. Rache a lenha. Carregue água. Faça trabalho manual. Fortaleça seu corpo e músculos. Faça exercícios físicos, âsanas e pranayama. Nade. Corra ao ar livre.

Mantenha um corpo forte e saudável. Leve uma vida simples e natural. Preserve sua força sexual. Seja casto, mesmo sendo casado. Aprenda a controlar os sentidos.

Luxo e conforto são uma maldição. Estas coisas vão enfraquecê-lo. Caminhe diariamente quatro ou cinco quilômetros. A condição das gerações jovens é lamentável. Eles não conseguem caminhar nem mesmo um quilômetro. Eles têm uma saúde precária. Sofrem de anemia, dispepsia, constipação, debilidade etc. Em tempos de perigo não conseguem proteger suas esposas e filhos. Tornaram-se fracos, tímidos e afeminados. Este não é um estado lamentável?

Perceba suas responsabilidades. Encare os problemas, tribulações e provas. Permaneça firme. Seja audacioso. Seja animado. Retire coragem de seu interior através da meditação regular no Eu imortal.

Sente-se sozinho e observe seu interior por algum tempo. Abandone o conforto e a vida fácil. Trabalhe duro. Obtenha a vitória na vida espiritual. Todos os grandes homens sofreram a fim de perseverar no caminho da retidão. As vidas gloriosas que levaram são uma fonte de inspiração para nós. 
 

Swami Sivananda 
http://yoga-ensinamentos.blogspot.com
 
 
 
“Nós nos esquecemos de como esperar; este é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é nosso maior tesouro. A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso - qual é o momento de florescer, de deixar que as folhas caiam e de se erguerem nuas ao céu. Também nessa nudez elas são belas, esperando pela nova folhagem com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as folhas novas logo estarão chegando. E as folhas novas começarão a crescer. Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade... Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo - o seu autêntico ser. Um dia ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem sabe o que é uma cerimônia, esse novo homem conhece os sumos eternos da vida”. 

 
Osho, em “Zen: The Diamond Thunderbolt”
http://palavras-altarparticular.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário