Translate

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

LIÇÕES PARA NOSSAS VIDAS

 
Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
Viver e não ter a vergonha de ser feliz,
Cantar, e cantar e cantar...
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será,
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita! 
(Gonzaguinha)


Aja de maneira natural, como uma criança pequena. Seja pacífico como um oceano sem ondas. Espalhe sua luz como a chama de uma lamparina.Viva sem preocupações, como um cadáver. Permaneça sereno como uma montanha. Mantenha o estado de não-distração e as distrações se dissiparão. Permaneça sozinho e você encontrará um amigo.Tome o posto inferior e você atingirá o mais elevado. Apresse-se devagar e você logo chegará. Renuncie aos objetivos mundanos e você alcançará dos objetivos o mais elevado. (Milarepa)
 
Não entretenha fantasmas. Não lute com seus sentimentos. Simplesmente veja-os, observe-os, mas não reaja a eles. Não mude ninguém. Não mude nada. Não reaja a ninguém, não reaja a nada. Não viva no passado e não se preocupe com o futuro. Fique no eterno agora, onde tudo está bem. Afinal você é eu e eu sou você. Não há diferença. Não reaja ao mundo. Não reaja ao seu próprio corpo. Nem mesmo reaja aos seus próprios pensamentos. Aprenda a tornar-se a testemunha. Aprenda a ficar quieto. Não faça nada. Seu corpo fará tudo o que tiver que fazer. Não reaja à sua raiva. Não reaja à sua dúvida. Quando a dúvida chegar a você, quando a raiva vier até você, quando o medo vier até você, não os entretenha. Mude rapidamente o foco de sua mente. Comece a entoar um mantra. Cante uma canção espiritual. Faça japa. Faça o que for preciso para livrar-se da situação que surgir. Depois continue com suas práticas espirituais mais profundas. Mas não entretenha medos, dúvidas, raiva. (Robert Adam)

Hábeis com o mundo! Nós não podemos sair correndo das sensações, precisamos conhecê-las. Sensações são apenas sensações, felicidade é apenas felicidade, tristeza é apenas tristeza. Ela são simplesmente isso. Quando somos hábeis com as impressões mentais, somos hábeis com o mundo.O que for errado, jogue fora. Se for certo, tome e use. Mas, na verdade, praticamos para nos desapegar de ambos, do certo e do errado. No fim, apenas jogamos tudo fora. O Dharma é o lugar onde não há nada – nada mesmo. (Ajahn Chah)    
 
A extensão de sua realização só será conhecida quando você se deparar com circunstâncias difíceis. Você não saberá a extensão de sua realização enquanto as coisas estiverem bem. As circunstâncias difíceis é que revelarão suas falhas ocultas. (Khenpo Munsel) 
 
A fé é insegurança.Ter fé é ter abertura para a verdade, não importa quais sejam as consequências, não importa onde isso possa levá-lo, e sendo que você nem sequer sabe para onde poderá levá-lo. Isso é fé. Não é crença, mas fé. As crenças que você tem lhe dão muita segurança, mas a fé é insegurança. Você não sabe. Você se dispõe a seguir e está aberto, está totalmente aberto! (Anthony de Mello ) 
 
Tudo é sagrado! Os sentimentos, sejam de compaixão ou irritação, devem ser bem-vindos, reconhecidos e tratados de forma absolutamente igual. Porque ambos são nós mesmos. A tangerina que estou comendo sou eu mesmo. As sementes de mostarda que estou semeando sou eu. Eu semeio com todo o meu coração e com toda a minha mente. Eu limpo este bule de chá com o tipo de atenção como se eu estivesse dando banho ao bebê Buda ou ao bebê Jesus. Nada deve ser tratado mais cuidadosamente do que qualquer outra coisa. Na atenção plena, a compaixão, a irritação, a semente de mostarda e o bule de chá são todos sagrados. (Thich Nhat Hanh)  
 
Compreenda isso e não sofra nunca mais! Você está além do conceito de tempo e espaço. Seu contato com o tempo e com o espaço ocorre somente no aqui e no agora. Pois na realidade você é atemporal, ilimitado e invulnerável a qualquer experiência. Compreenda isso e não sofra nunca mais. Quando você compreender que não há nesse mundo de que precise, olhará para ele como estando à parte, assim como quem assiste a uma peça no teatro, ou um filme na tela do cinema, divertindo-se e talvez sofrendo, mas completamente sereno e impassível. (Ramesh Balsekar)
 
 
https://obudaemmim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário