Translate

terça-feira, 16 de outubro de 2018

CICATRIZES 
DO QUE NÃO SE VIVEU


Todo passado não vivido é que se torna um fardo psicológico.

Deixe-me repetir: o passado não vivido, aqueles momentos que você poderia ter vivido, mas não viveu. Os casos de amor que não existiram, que você deixou passar… Aquelas canções que não cantou, porque estava ocupado com alguma coisa boba… É o passado não vivido que se torna seu fardo psicológico e fica cada vez mais pesado a cada dia que passa.

É por isso que o idoso fica tão rabugento. Não é culpa dele. Ele não sabe por que é tão rabugento — por que tudo o deixa irritado, por que está sempre zangado, por que não pode deixar que os outros sejam felizes, por que não gosta de ver as crianças dançando, cantando, pulando, festejando? Por que ele quer que todo mundo fique quieto? O que há com ele?

Trata-se, simplesmente, de um fenômeno psicológico: toda a vida que ele não viveu.
 
 

Medite e liberte-se dos padrões 
liberdadeque lhe aprisiona.


No momento que você nasce o condicionamento começa, do primeiro ar que você respira; isso não pode ser evitado. Os pais vão condicioná-lo, as crianças com quem você brinca vão condicioná-lo a vizinhança vai condicioná-lo, a escola, a igreja, o estado.

Você não nota que há muito condicionamento sendo feito, ainda mais uma criança, mas inconscientemente a criança vai acumulando. A criança aprende por imitação.

Portando não se preocupe. Esta é a situação normal no mundo: todo mundo é condicionado. Mas a verdade é que, uma hora você tem de acordar, tem que sair do condicionamento. É difícil. Não é apenas como se despir – é como tirar a sua pele. É duro, é árduo, porque nós nos tornamos identificados com nosso condicionamento. É preciso tremenda coragem para sair do sono, porque nós temos investido muito no sono.

O maior medo de abandonar o condicionamento é que você possa ter uma crise de identidade. Daí o convite à meditação.

É difícil abandonar o condicionamento, porque ele é todo o passado, sua mente, seu ego, tudo que você é. “É um trabalho diário, para uma vida toda, mas se você está pronto, se você é corajoso, se você tem força, determinação suficiente para vir comigo isso é possível, isso não é impossível.”

Não há mais tempo para se esquivar e ignorar as coisas que precisam ser limpas.

Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vai preferir abandoná-lo – porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.
 
Osho
https://opiniaocentral.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário