Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O PERIGO DO REINO DAS
DISCUSSÕES E DAS DISPUTAS



O perigo, penso eu, das discussões metafísicas, é o de nos afastarem dos conflitos reais que defrontam a cada um de nós na vida diária. A partir do momento que eu fale de algo que somente pode ser auto-realizável, que não pode ser dado, que não pode ser transmitido a outrem por meio de palavras, estaremos aptos a nos embrenharmos nesse reino de discussão, de disputa, afastando-nos do reino de discussão, de disputa, afastando-nos do reino do continuo ajuste. 
 
A Verdade, que para mim é Vida, não é assunto de lógica, nem deve ser compreendida por meio de discussões filosóficas ou de disputas metafisicas. Está para além do entendimento intelectual, como longe está do mero sentimento. A verdade não é coisa para nela se acreditar; é para ser realizada por nós mesmos. As palavras que utilizo destinam-se a transmitir um certo significado — porém posso falhar na tentativa. Se se pudesse inventar uma nova língua seria infinitamente mais fácil. Como não posso, porém, tenho que me servir dos termos da linguagem vulgar e de a ela amoldar o significado afim de os adaptar ao meu propósito. As palavras, assim como o intelecto, deveriam atuar como uma ponte. 
 
O verdadeiro propósito do intelecto, é ser como uma ponte entre o mundo transitório e o mundo da realidade, o mundo da verdade, o mundo da vida, o mundo da felicidade. E o mesmo acontece com as palavras. Se meramente vos deixardes colher pelas palavras, elas não terão significado. Eu, pessoalmente, não desejo entrar em discussões metafísicas de modo algum. Não é este o meu intento, pois que em tal nos perderíamos; aí então, teremos inúmeras teorias e lutaremos uns com os outros por causa dessas teorias. 
 
O que necessitamos não é de teorias, de mais emaranhados filosóficos, porém, sim, de um claro entendimento quanto ao caminho para a conduta, o qual é o caminho para a vida. A conduta a todo o instante deve estar ajustando-se a si mesma, ao propósito do indivíduo.  


Krishnamurti

http://pensarcompulsivo.blogspot.com


Depois que você conhece a consciência, nada mais vale a pena - você descobre a maior bem-aventurança da vida. Então, de repente, muitas coisas simplesmente se esvaem; viram bobagens, pura tolice. A motivação desaparece, o desejo desaparece, os sonhos vêm abaixo. (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário