Translate

sábado, 28 de julho de 2018

PINGOS DE SABEDORIA




Se quiser crescer interiormente, você precisará ser desafiado de todas as maneiras.

As coisas nem sempre ocorrem como se deseja; você não pode controlar sua vida ou esperar que ela atenda sempre às suas expectativas. Se as coisas fossem sempre fáceis, você se acomodaria com seu ego. Na medida em que se torna mais sensível, mais alerta, intuitivo, aberto e silencioso, o medo, a resistência e a letargia perdem força e são substituídas por profundas calma e fé no invisível.

Aqueles que são livres não precisam desejar nada, porque eles são um só com a lei de causa e efeito. Eles estão em harmonia com a ininterrupta corrente da vida. E esse é por si só o Supremo Desejo.  (Mooji)

***

Devemos encarar com destemor qualquer problema que surgir. Mesmo que esteja diante de espadas, espinhos ou campos cheios de pedras, não hesite diante de nenhum deles. Dê o máximo para seguir em frente e encarar tudo isso como sendo algo com o qual praticar. Do que você tem medo? Não importa se jovem ou velho, um dia você morrerá! Se conseguir abandonar o medo da morte, não haverá nada que não possa realizar. Nada mais o amedrontará. (Daehaeng Sunim)

***

Nós pensamos que a vida, por analogia, era uma jornada, uma peregrinação, que teria um sério objetivo no final. E o objetivo era chegar nesse final. Sucesso, ou o que quer que seja, talvez o paraíso depois que estivesse morto. Mas perdemos o espírito durante todo o caminho.

Era uma música, e nós deveríamos ter cantado, ou dançado, enquanto a música estava sendo tocada. (Alan Watts)

***

A mente deve ser como um espelho, refletindo as coisas, mas sem julgá-las ou retê-las. As concepções por elas mesmas não têm substância, deixe-as surgirem e irem embora livremente. (Ashvaghosha)

***

A natureza de sua mente é como um oceano sem fim. Quando ondas de apego às aparências não a perturbam,Ela tem um único sabor, a essência da realidade: Permaneça sem aceitar ou rejeitar, sem afirmar ou negar, eu lhe peço encarecidamente.(Bokar Rinpoche)

***

Onde quer que você esteja, seja num supermercado ou em um Centro Zen, seja na quietude de sua casa ou em seu local de trabalho, você deve ter a firme convicção de que sua Essência cuidará de tudo. É essa confiança inabalável e completamente estabelecida em sua natureza original. E ela é maravilhosa! É o tesouro que você utiliza para fazer tudo o que quiser. Você sempre possuiu esse tesouro, mas viveu até hoje sem saber disso e assim várias coisas deram errado e todo o tipo de pensamentos distorcidos surgiram.

Não seja mais enganado dessa maneira.  Aprenda a controlar suas reações e a confiar incondicionalmente à sua Essência tudo aquilo que o confrontar. (Daehaeng Sunim)

***

Conforme o homem torna-se consciente das leis estupendas que governam o universo em perfeita harmonia, começa a perceber o quão pequeno ele é. Ele vê a mesquinhez da existência humana com suas ambições e intrigas, o seu crer no ‘sou melhor que você’.

Este é o começo da religião cósmica dentro dele; a comunhão e o serviço humano tornam-se seu código moral. Sem tais fundamentos morais, estamos irremediavelmente condenados.

Se queremos melhorar o mundo não podemos fazê-lo com o conhecimento científico, mas com ideais. Confúcio, Buda, Jesus e Gandhi fizeram mais pela humanidade do que qualquer ciência jamais fez.

Temos que começar pelo coração do homem – com sua consciência – e os valores da consciência só podem manifestar-se através do serviço altruísta para a humanidade.

O ser humano é uma parte do que chamamos “Universo”, uma parte limitada pelo tempo e espaço. Ele faz a experiência de si próprio, de seus pensamentos e sentimentos como acontecimentos separados do resto; é uma espécie de ilusão ótica da sua consciência. Essa ilusão é uma forma de prisão para nós, pois nos restringe a nossos desejos pessoais e nos obriga a reservar nossa afeição para algumas pessoas mais próximas. Nossa tarefa devia consistir em nos libertar dessa prisão, ampliando nosso círculo de compaixão de maneira a incluir todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. (Albert Einstein)

***

Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pôde. Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente; esqueça-os tão logo você consiga. Amanhã é um novo dia; comece-o bem e serenamente com um espírito elevado demais para ser incomodado pelas tolices do passado. Não sigas por onde o caminho te leva. Vai antes por onde não existe caminho… e deixa o teu rastro. (Ralph Waldo Emerson)

***

A serenidade não é feita nem de troça nem de narcisismo, é conhecimento supremo e amor, afirmação da realidade, atenção desperta junto à borda dos grandes fundos e de todos os abismos; é uma virtude dos santos e dos cavaleiros, é indestrutível e cresce com a idade e a aproximação da morte. É o segredo da beleza e a verdadeira substância de toda a arte. (Hermann Hesse)

***

Tome consciência de si e de onde você se encontra, então se desapegue de si mesmo; essa é a melhor coisa a fazer. (Mestre Eckhart)

***


Deixe de lado o que já passou.
Deixe de lado o que possa vir.
Deixe de lado o que está acontecendo agora.
Não tente descobrir nada.
Não tente fazer qualquer coisa acontecer.

Relaxe, agora, e repouse.
Solte o que já passou
Solte o que está por vir
Solte o que estiver ocorrendo agora.
Não tente alcançar nada externo
Não tente fazer com que as coisas aconteçam.
Relaxe, exatamente agora, e descanse. (Tilopa)


https://obudaemmim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário