Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2018

APENAS ESTAR ALI


Por conhecer ambos os lados da realidade, os Budas mantém este tipo de atitude. Eles não se perturbam por qualquer fato ruim, e nem se extasiam por qualquer acontecimento bom. Eles possuem o verdadeiro contentamento, o qual sempre permanecerá com eles. A canção básica da vida permanecerá a mesma, e nela haverá algumas melodias felizes e algumas melodias tristes também.

Esse é o sentimento que a pessoa iluminada possui. Significa que quando está quente, ou quando você está triste, você deve estar completamente envolvido em sentir calor ou tristeza, sem ansiar pela felicidade. Quando está feliz, deve apenas apreciar sua felicidade. Se as circunstâncias mudarem repentinamente, não nos importamos. Hoje podemos estar muito felizes, mas amanhã não sabemos o que ocorrerá conosco. Estamos prontos para o que vier a acontecer amanhã, e por isso apreciamos o hoje completamente. Esse estágio deve ser alcançado através de sua prática, não por meio de leituras.


Shunryu Suzuki
Mensagem recebida por email
 
 

Atenção. Aqui e agora. Acorde!

 
Sempre que sentir a negatividade crescer dentro de você, causada ou não por um fator externo, um pensamento ou mesmo nada em particular, olhe para ela como se fosse uma voz dizendo: “Atenção. Aqui e Agora. Acorde”.

Até mesmo a mais leve irritação é significativa e precisa ser conhecida e observada. Do contrário, haverá um aumento cumulativo de reações não observadas. Você pode descartá-la assim que perceber que não quer ter esse campo de energia no seu interior e que ele não tem nenhum objetivo. Mas certifique-se de que você se livrou completamente dela. Se não conseguir, simplesmente aceite que ela está ali e concentre a sua atenção no sentimento.

Uma alternativa para descartar uma reação negativa é fazê-la desaparecer ao imaginar a si mesmo se tornando transparente para a causa externa da reação. Recomendo que você pratique primeiro com as coisas do dia-a-dia. Vamos dizer que você esteja em casa. De repente, vindo da rua, começa a soar um alarme insistente de carro. Surge uma irritação. Qual é o objetivo dessa irritação? Nenhum até aqui. Por que você a criou? Você não a criou. Quem criou foi a mente. Ela teve uma reação totalmente automática, totalmente inconsciente. Por que a mente a criou? Porque ela sustenta a crença inconsciente de que a resistência dela, que você absorve como alguma forma de negatividade ou infelicidade, vai dissolver a condição indesejada. Isso naturalmente é uma ilusão. A resistência que ela cria, nesse caso a irritação ou raiva, é muito mais desagradável do que a causa original que ela está tentando desfazer.

Tudo isso pode ser transformado em prática espiritual. Sinta-se ficando transparente, sem a solidez de um corpo material. Agora, permita que o barulho, ou o que estiver causando a emoção negativa, passe através de você. Ele não está mais golpeando uma “parede” sólida dentro de você. Como disse, pratique primeiro com as coisas simples. O alarme do carro, o choro de uma criança, o barulho do tráfego. Em vez de ter uma parede de resistência dentro de você, que é atingida de modo constante e doloroso pelas coisas que “não deveriam estar acontecendo”, deixe que tudo passe através de você.

Alguém diz alguma coisa grosseira para ferir você. Em vez de desencadear uma reação inconsciente e uma negatividade, como uma agressão, uma defesa, ou um retraimento, você deixa isso passar através de você. Não ofereça resistência. É como se não existisse mais ninguém ali para ser machucado.

Isso é perdão. Nesse sentido, você se torna invulnerável. Pode dizer a essa pessoa que o comportamento dela é inaceitável, se você escolher fazer isso. Mas essa pessoa já não tem mais o poder de controlar o seu estado interior. Você passa a estar em seu poder – não mais em poder de alguém, nem sob o governo da mente. Quer seja um alarme de carro, uma pessoa grosseira, uma inundação, um terremoto, ou a perda de todos os seus bens, o mecanismo de resistência é o mesmo.
 
 
Eckhart Tolle 
http://pensopositivo.com.br


"Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no agora. Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no agora"  Eckhart Tolle está correto. Precisamos urgentemente compreender isso. Esta é a nova experiência que necessitamos praticar: Estar no aqui e agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário