Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2018

FLORES 
PELO CAMINHO
 
 
 Reflexões com Anthony de Mello
  

Ter fé é ter abertura para a verdade, não importa quais sejam as consequências, não importa onde isso possa levá-lo, e sendo que você nem sequer sabe para onde poderá levá-lo. Isso é fé. Não é crença, mas fé. As crenças que você tem lhe dão muita segurança, mas a fé é insegurança. Você não sabe. Você se dispõe a seguir e está aberto, está totalmente aberto!
 
Espiritualidade significa despertar. A maioria das pessoas, mesmo sem saber, está dormindo. Elas nascem adormecidas, vivem adormecidas, estão dormindo quando se casam e criam filhos e também morrem dormindo, sem jamais terem despertado. Nunca compreenderam o encanto e a beleza desta coisa que chamamos de existência humana. Como sabemos, todos os místicos – católicos, cristão, não cristãos, não importa sua teologia, não importa sua religião – são unânimes quanto a uma coisa: está tudo certo. Está tudo certo. Embora seja uma confusão, está tudo certo. Um paradoxo estranho, com certeza. Mas, tragicamente, a maioria das pessoas nunca consegue enxergar que está tudo certo, pois elas estão dormindo. Estão tendo um pesadelo.
 
A maioria das pessoas talvez lhes diga que tem vontade de sair do jardim de infância, mas não acredite nelas. Não acredite nelas! Tudo o que elas querem é que você conserte seus brinquedos quebrados. “Traga minha esposa de volta. Devolva o emprego que perdi. Traga de volta o dinheiro que eu tinha. Quero de volta a minha reputação, meu sucesso.” É isso o que elas querem: querem seus brinquedos de volta. Só isso. O que elas querem é conseguir algum alívio; a cura é uma coisa dolorosa.

Eu aprecio sua companhia tendo por base o não apego. O que eu realmente aprecio não é você; é algo maior do que você e eu. É algo que descobri, uma espécie de sinfonia, uma espécie de orquestra que toca uma melodia em sua presença, mas quando você vai embora, a orquestra não para. Quando encontro outra pessoa, ela toca outra melodia, que é também muito bonita. E quando estou só, continua tocando. O repertório dela é imenso e ela nunca para de tocar.


https://obudaemmim.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário