Translate

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

SENTE-SE QUIETO


 
Sentar-se quieto é a prática Zen mais importante. É uma aula de como viver uma vida sábia e gentil. Sente-se em qualquer lugar e fique quieto: sobre um sofá, uma cama, um banco, dentro de casa, fora de casa, encostando-se a uma árvore, às margens de um lago ou do oceano, num jardim, num avião, na cadeira de seu escritório, no chão, em seu carro. E também sobre almofadas de meditação.


Sente-se a qualquer momento: de manhã, à noite, por um minuto ou por três anos. Fique com a roupa que já está vestido. Afrouxe seu cinto para que a barriga possa se mover com sua respiração. Sente-se o mais relaxado possível. Relaxe seus músculos enquanto estiver sentado.


Sente-se com as costas em linha reta, mas sem rigidez. Mantenha sua cabeça alta. Respeite suas condições de saúde. Fique na postura que puder ficar. Toda postura é boa. Faça o que conseguir fazer.


Mantenha seus olhos levemente abertos sem fixar-se em ponto nenhum. Se você fechá-los, poderá ficar sonolento. Se abri-los demais ficará ocupado.


Respire naturalmente pelo nariz. Desfrute a respiração. Sinta sua respiração. Observe sua respiração. Torne-se sua respiração. Seja como um gato ronronando. Siga sua respiração como ondas do oceano que vêm e vão. Quando se distrair, volte à experiência de estar vivo, que é sua respiração.


É isso. Nenhuma crença. Nenhum planejamento. Nenhum dogma. Você não tem de ser budista. Pode ser de qualquer fé, religião, raça, nacionalidade, gênero, status social ou capacidade.


Apenas sente-se quieto, conecte-se com sua respiração e preste atenção no que acontece. Você aprenderá coisas. Faça isso quando quiser. Você decide o quanto tempo de prática é suficiente para você. Se fizer diariamente, penetrará em seu interior.


Por favor, desfrute o sentar-se quieto. A única maneira de aprender a sentar-se quieto é fazê-lo.
 
 
Tai Sheridan
 
 
 
 
 
Quando a agitação do cotidiano começa a nos molestar, então, amigos, o melhor remédio é relaxar; sentar-se quieto, porém não mecanicamente, mas de um modo saudável e confortável, observando e concentrando-se na respiração, seguindo-a no inspirar e expirar. Como diz Tai Sheridan: "Apenas sente-se quieto, conecte-se com sua respiração e preste atenção no que acontece. Você aprenderá coisas. Se fizer diariamente, penetrará em seu interior". É o melhor remédio... é um sensacional calmante... kk
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário