Translate

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

 REVENDO ANTIGAS POSTAGENS

Um Minuto de Sabedoria


-Existe mesmo isso que se chama  
 «um minuto de sabedoria» ?
-Claro que existe, respondeu o mestre.
-Porém um minuto não é demasiadamente breve ?
-Não, é cinquenta e nove segundos demasiadamente longos.


VIGILÂNCIA
-Há algo que eu possa fazer para tornar-me iluminado?
-Tão pouco como o que você pode fazer 
para que o sol nasça todas as manhãs.
-Então, para que servem os exercícios espirituais 
que tu mesmo recomendas?
-Para ter certeza de que você não está dormindo
 quando o sol começar a sair.

SENSIBILIDADE
-Como posso sentir minha unidade com a criação?
 -Escutando, respondeu o Mestre.
-E como é que eu ouço?
-Sendo um ouvido que presta atenção à mínima coisa que o universo nunca deixa de dizer. No momento em que você ouve algo que você mesmo  está dizendo, fique atento.

CEGUEIRA
-Posso ser seu discípulo?
-Somente um discípulo…?  Porque seus olhos estão fechados. O dia em que você abri-los verá que não nada que possa aprender de mim ou de qualquer outra pessoa
 -Então para eu preciso de um professor?
-Para fazer você  enxergar  a inutilidade  de  -lo.

CHEGADA
-É difícil o caminho para a iluminação?
-Nem difícil nem fácil.
-Como assim?
-Não existe tal caminho.
-Então como se chega à meta?
-Não chegapois trata-se de uma viagem sem distância.
Pare de viajar e terá chegado.

MILAGRES
Um homem percorreu meio mundo para comprovar, por si mesmo, a extraordinaria fama que gozava o Mestre.
 -Que milagres realizou teu Mestre? , 
 perguntou-lhe um discípulo.
-Bem, veja você... há milagres e milagres. No seu país é considerado um milagre que Deus faça a vontade de alguém. Entre nós é considerado um milagre que alguém faça a vontade de Deus.

PRESENÇA
-Onde devo buscar a iluminação?
-Aqui.
-E quando acontecerá?
-Está acontecendo agora mesmo.
-Então por que não sinto?
-Porque não olha.
-E o que devo olhar?
-Nada. Simplesmente olhe.
-Olhar o que ?
-Qualquer coisa em que pousem seus olhos.
-Devo olhar de alguma maneira especial?
-Não ! Bastará apenas que olhe naturalmente.
-Mas... Eu sempre olho normalmente.
-Não, porque para olhar tem que estar aqui e,
quase sempre não está.

CARISMA
O discípulo judeu perguntou :
 -Que devo fazer para ser aceito por Deus?
-Como vou saber? Respondeu o Mestre.
-Sua Bíblia diz que Abraão praticava a hospitalidade e que Deus estava com ele; que Elias gostava de rezar e Deus estava com ele; que Davi governava um reino e Deus estava com ele. Tenho eu alguma forma de saber  qual é a tarefa atribuída a mim?
-Sim, trate de descobrir qual é a inclinação mais profunda de seu coração,  e segue-a !

VENERAÇÃO
Para um discípulo que sempre se mostra  excessivamente respeitoso, disse-lhe o Mestre:
-Se a luz se reflete na parede, Por que veneras a parede? Tente prestar atenção à luz.

TRANSFORMAÇÃO
Para um discípulo que estava sempre se queixando dos demais, disse-lhe o Mestre:
-Sê a paz que busca, trate de mudar a si mesmonão os demais. É mais fácil calçar um par de chinelos que colocar tapetes em toda a terra.

OFUSCAÇÃO
-Como alcançarei a vida eterna?
-A Vida é eterna, então entre no presente.
-Mas... Eu estou no presente … ou não?
-Não, Porque você não renunciou ao passado.
-Por que deveria renunciar ao meu passado? Nem todo passado é mau
-Não se deve renunciar ao passado porque ele é mau,   e sim porque está morto.

DISCIPULADO
Para um visitante que desejava  
fazer-se discípulo, disse-lhe o Mestre :
-Pode viver comigoporém não seja meu seguidor.
-Então a quem devo seguir?
-Ninguém.  O dia em que seguir alguém deixará de seguir a verdade.

IGNORÂNCIA
O jovem discípulo era tão prodigioso que intelectuais de todas as partes vinham a procura de seus conselhos, os quais ficavam maravilhados com sua erudição. Quando o governador buscou um conselheiro,   foi até o Mestre e disse
verdade que esse jovem sabe tanto quanto dizem-Na verdadereplicou o Mestre com ironia, lê tanto que eu não sei como pode encontrar tempo para aprender alguma coisa.

RETIRADA
-Como posso ajudar o mundo?
-Compreendendo-o,  respondeu o mestre.
-E como posso compreendê-lo?
-Afastando-se dele.
-Mas… como vou servir a humanidade?
-Compreendendo a si mesmo

HUMILDADE
Para um visitante que define a si mesmo como "buscador da Verdade" , disse-lhe o Mestre
-Se você está procurando a verdade,  há algo que precisa ter acima de tudo.
-Eu sei: Uma irresistível paixão por ela.
-Não. Uma incessante  disposição  para reconhecer que pode estar equivocado.


Anthony de Mello 



Parece que nós, seres humanos comuns, com pouca sabedoria entendemos tudo errado. Foi como eu me senti quando li este texto pela primeira vez. Se o Mestre estivesse aqui diria: - É porque a maioria quer compreender as verdades espirituais com a mente A mente é utilizada para resolver os problemas do mundo. O coração é o veículo certo para interpretar as leis divinas. KyraKally

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário