Translate

segunda-feira, 12 de julho de 2021

 A TEMPESTADE DO DESTINO


Em certas ocasiões, o destino se assemelha a uma pequena tempestade de areia, cujo curso sempre se altera. Você procura fugir dela e orienta seus passos noutra direção. Mas então, a tempestade também muda de direção e o segue. Você muda mais uma vez seu rumo. A tempestade faz o mesmo e o acompanha. As mudanças se repetem muitas e muitas vezes, como num balé macabro que se dança com a deusa da morte antes do alvorecer. Isso acontece porque a tempestade não é algo independente, vindo de um local distante. 
 
A tempestade é você mesmo. Algo que existe em seu íntimo. Portanto, o único recurso que lhe resta é se conformar e corajosamente pôr um pé dentro dela, tapar olhos e ouvidos com firmeza a fim de evitar que se encham de areia e atravessá-la passo a passo até emergir do outro lado. É muito provável que lá dentro não haja sol, nem lua, nem norte e, em determinados momentos, nem hora certa. O que há são apenas grãos de areia finos e brancos como osso moído dançando vertiginosamente no espaço. Imagine uma tempestade de areia desse jeito. E você vai atravessá-la, claro.

Falo da tempestade. Dessa tempestade violenta, metafísica e simbólica. Metafísica e simbólica, mas ao mesmo tempo cortante como mil navalhas, ela rasga a carne sem piedade. Muita gente verteu sangue dentro dela, e você mesmo verterá o seu. Sangue rubro e morno. E você vai apará-lo com suas próprias mãos em concha. O seu sangue e também o de outras pessoas. 

E, quando a tempestade passar, na certa lhe será difícil entender como conseguiu atravessá-la e ainda sobreviver. Aliás, nem saberá com certeza se ela realmente passou. Uma coisa porém é certa: Ao emergir do outro lado da tempestade, você já não será o mesmo de quando nela entrou. 

Exatamente, esse é o sentido da tempestade de areia…

Haruki Murakami, do livro “Kafka à Beira-Mar” 

https://poesiaspreferidas.wordpress.com
 
TEMPESTADE INTERIOR 
 
"Pare de tentar acalmar a tempestade. Acalme-se você e a tempestade irá passar"

A mente é como a água: Quando está calma e em paz, pode refletir claramente tudo a sua volta. Mas quando fica agitada, pode ter o paraíso em sua frente que não o reflete (David Fischman). O mundo lá fora não vai mudar antes que o mundo de dentro mude (Deepak Chopra). Apenas em uma mente tranquila as coisas refletem sem distorção. Apenas em uma mente tranquila está a percepção adequada do mundo (Hans Margolius). Maturidade é a capacidade de lidar com naturalidade com o desconforto. Os Problemas sempre vão existir, a diferença está na sua capacidade de lidar com eles (Rana V.). A paz não é ausência de conflitos. É a arte de administrar os conflitos em paz (GMT). Aprenda a confiar em tudo o que está acontecendo. Se há silêncio, deixe crescer, algo vai surgir. Se houver tempestade, deixe rugir e ela vai se acalmar (Lao tse). Uma vez que você aprende a arte da confiança, todas as preocupações desaparecem (Osho). Chega a ser engraçado com as vezes nós preocupamos tanto com uma coisa e no final ela acaba não sendo nem um pouco importante. A confiança é a chave da libertação do ser (A. Desc.). Não estou falando sobre suprimir emoções negativas e fazer de conta que não existem. Pelo contrário, pessoas confiantes e resilientes sentem a dor e não se escondem dela. O que elas Não deixam é que os sentimentos negativos assumam o controle. As pessoas resilientes têm a habilidade de sentir desconforto sem repressão ou raiva. Elas sentem pesar, sofrem com as perdas, passam por frustrações como todo mundo, mas nessas aparece uma diferença fundamental, que é a capacidade de enxergar algo positivo ou de valor na situação, por mais negativa que pareça ser (Raul Candeloro). Só o nosso travesseiro sabe quantas noites passamos em claro repetindo baixinho: vai passar, vai passar, vai passar. Ninguém além de nós sabe o que se passa no meu mundo interior (A. Des). Se você está lendo isso, eu desejo que você encontre força para superar o que está te causando conflito interno. Eu envio as energias do bem, da paz e do amor. Sinta que entorno de você um poderoso campo de energia é formado nesse exato momento. Diga “eu aceito” para receber esse envio energético
 
@ranavitoria
http://www.xamanicos.com 
 
 
Uma das lições mais difíceis que precisamos aprender durante nossa vida é a aceitação.

O que quer que estejamos vivendo, por mais doloroso que seja, será mais facilmente suportado se conseguirmos aceitá-lo com todo o nosso coração.

Mas, chegar a este estágio, não é algo que aconteça repentinamente, ou sem alguma resistência de nossa parte. Ao contrário, quando um acontecimento nos causa grande sofrimento, tendemos a rejeitá-lo com todas as forças e a sermos invadidos pelos sentimentos de inconformismo e revolta.

Somente quando conseguimos alcançar um estado de consciência no qual percebemos de modo claro que todas as situações que vivenciamos são providenciadas pela existência, porque constituem lições essenciais ao nosso crescimento interior, é que o processo da aceitação começa a se tornar natural.

Até que isto aconteça, experimentamos inúmeras crises que, em sua maioria, tornam ainda mais duras as provas que temos de enfrentar.

A maturidade e a sabedoria trazem consigo o precioso dom da aceitação.

A partir do momento em que as desenvolvemos, a vida se torna um caminhar mais tranquilo onde vamos enxergando em cada fato uma lição a ser aprendida.

Quanto mais cedo chegarmos a este entendimento, maiores serão as chances de nos libertarmos da angustia e do inconformismo.

Qualquer situação em que você esteja, é uma situação dada por Deus – não a rejeite.. É uma oportunidade, uma ocasião para crescer. Se você escapa da oportunidade, você não crescerá.(…) … Sim, é bom de vez em quando se mover para as montanhas, é bonito. Mas, tornar-se viciada, começar a pensar em renunciar ao mundo é totalmente errado – porque é nas tempestades do mundo que surge a integridade. É nos desafios do mundo que se cristalizam.

Lu-tsu disse: aceite a situação em que você está. Deve ser a situação ideal para você, por isso você está nela.

Osho
https://blogs.opovo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário