Translate

quarta-feira, 28 de julho de 2021

 INTOCADO, DESAPEGADO

 

Sutra 09

Felicidade ou tristeza -
Seja o que for que lhe aconteça,
Siga em frente
Intocado, desapegado.
 
Se a felicidade vier, não fique excitado demais; se a tristeza vier, não fique deprimido demais. Encare as coisas com leveza. A felicidade e a tristeza estão separadas de você; permaneça incógnito... como se elas não estivessem acontecendo a você, mas acontecendo a outra pessoa.
 
Basta que experimente este pequeno artifício, trata-se de uma receita valiosa: como se não estivesse acontecendo a você, mas a outra pessoa, talvez a um personagem num romance ou num filme, e você é apenas um espectador.
 
Sim, a infelicidade existe, a felicidade existe, mas ela está lá, e você está aqui. Não se identifique, não diga "eu estou infeliz", diga simplesmente: "Sou um observador. A infelicidade existe, a felicidade existe - sou simplesmente um observador". Fique cada vez mais e mais enraizado na observação - eis o que Buda chama de vipassana, visão interior. Simplesmente veja com os olhos interiores o que quer que aconteça, e permaneça intocado, desapegado.
 
Osho Silence
https://blogdoosho.blogspot.com


SEJA APENAS UM OBSERVADOR

Não faça coisa alguma. Apenas observe. Observar não é um fazer. Assim como você observa o pôr do sol ou as nuvens no céu, observe o tráfego de pensamentos: relevante, irrelevante, consistente, inconsistente, qualquer coisa que esteja ocorrendo. Você simplesmente observa, mas não se preocupa com nada. Seja observador. Nada é da sua conta: se for ambição que estiver passando, deixe-a passar; se for raiva passando, deixe-a passar. Se for alegria ou amor, continue a deixar passar. Não interfira, não julgue. São apenas pensamentos passando. Deixe-os passar e apenas observe.

Essa é uma simples metodologia de observar a mente, onde você “não tem nada a ver com isso”… Abandone a obrigação de saber qualquer coisa sobre o que você observa. Você verá o que está errado, onde alguma coisa está errada, mas você permanece separado. Apenas fazendo e treinando isso, um dia, subitamente, você será capaz de observar sua mente sem julgá-la – esse procedimento traz a quietude.

Muitas vezes você irá fracassar, mas isso não deve preocupá-lo… Não há nenhuma perda, isso é natural. No entanto, uma vez que tenha sentido paz, por menor que tenha sido o tempo de duração, uma vez que você tenha, mesmo por um único momento, se tornado o observador, você então saberá como se tornar o observador!

Meditação, portanto, é simplesmente observação, consciência. E isso apenas revela - não inventa nada. Você encontra a quietude… Uma vez nesse espaço, sua mente sai renovada, atenta. Você continuará a viver no mesmo mundo, mas não do mesmo modo. Você estará entre as mesmas pessoas, mas não com a mesma atitude, não com a mesma abordagem. Você irá viver como um lótus na água: dentro d'água, porém absolutamente intocado pela água.

Osho
brasilosho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário