Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2020

POUCAS PALAVRAS; MUITA SABEDORIA

A Beleza da Simplicidade é sem Palavras! | Crianças africanas ...
Desafiemos o ego; sejamos simples - voltemos a ser criança!


Onde estarei daqui a cinco anos? Eu me deleito em não saber. Essa é uma das coisas mais maravilhosas da vida – suas surpresas maravilhosas. (Marlo Thomas)

A um homem de noventa e oito anos de idade foi perguntado sobre qual seria o seu próximo alvo na vida. Sua resposta foi: “viver amanhã.” Quando foi a última vez em que o seu único alvo foram as próximas vinte e quatro horas?

Algumas pessoas estabelecem alvos complexos que requerem anos de árduo trabalho afim de serem alcançados. Outros criam alvos grandiosos a fim de se sentirem “garantidos” de que com eles irão alcançar sucesso, felicidade e significado para suas vidas. Outros estabelecem alvos acima de alvos, alcançam esses alvos e imediatamente estabelecem outros sem sequer refletir naquilo que alcançaram.

Como no caso do velho homem que tinha como alvo apenas viver mais um dia…os melhores alvos são simples, descomplicados e fáceis de serem alcançados. Você pode estabelecer um simples alvo no dia de hoje, talvez algo parecido como a que foi sugerido a um velho profeta do Velho Testamento: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?”

Se você espera certeza para fazer as coisas, provavelmente não fará grande coisa.(Win Borden)
Você é capaz de ser atacado sem retaliar?(Martin L. King)

Enfrentar conflitos é uma maneira de aprender a lidar de modo eficiente com as pessoas. Porém, você nada aprende ao enfrentar um conflito com o desejo e motivação de retaliar, em vez de buscar uma solução. Ações violentas, ameaças ou vinganças não resolvem absolutamente nenhum problema. Pelo contrário, apenas intensifica-os ainda mais.

Da próxima vez que você estiver diante de um conflito, tente não reagir com medo ou ódio. Em vez disso, tente encarar o conflito com uma mente aberta. Primeiramente, reveja e revisite em sua mente em que realmente consiste o conflito. Tente analisar não apenas a sua perspectiva, mas também a perspectiva da outra pessoa.

Olhar com profundidade e discernimento os fatos, dá a você os elementos que podem prevenir e evitar conflitos em vez de transformá-los em verdadeiros combates. Lembre-se de que fazer inimigos é uma tentativa de fugir da sua responsabilidade. Por outro lado, fazer amigos e buscar a paz irá ajudá-lo a buscar uma sadia e duradoura solução.

Deus, mediante sua graça e bondade tem nos presenteado com pessoas que tem feito deste mundo um lugar melhor. (Dick Anders )

Elas não demandam nenhuma atenção particular; nenhum louvor ou reconhecimento especial; simplesmente mergulham naquilo que lhes vem às mãos para fazer, e fazem. Quando alguma coisa sai errada elas não reclamam, não desistem nem se transformam num oceano de frustração. Muito pelo contrário: fazem tudo que podem – e com a melhor atitude possível - para reverter tal situação.

Quando afirmam que vão fazer alguma coisa, elas são extremamente responsáveis em cumprir aquilo que prometeram, e pagam o preço que for preciso para que as suas ações venham a ser coerentes com suas promessas. Essas pessoas não sentem que o mundo lhes deve alguma coisa. São, isto sim, sinceramente agradecidas – antes de tudo a Deus – pela oportunidade de fazerem uma diferença positiva no mundo em que vivem.

Algumas vezes nós nos esquecemos dessa gente tão especial. Quero encorajá-lo a olhar a seu redor e identificar aquela pessoa especial que tem sido de extremo valor à sua vida. São essas pessoas que nos alimentam, nos aquecem, nos protegem, nos entretêm, nos divertem e nos mantêm sadios. Elas contribuem com tantas coisas agradáveis à nossa vida que se torna impossível enumerá-las. Não se esqueça: as melhores e maiores bênçãos desta vida nos vêm de pessoas muito especiais, as quais Deus, por sua graça, nos dá o privilégio de com elas convivermos.

A esmagadora maioria dos retrocessos que enfrentamos na vida nos oferece valiosas experiências, quando decidimos encará-los como lições a serem aprendidas, em lugar de vê-los como fracassos.

Não olhe para o aparente fracasso como algo terminal. Pelo contrário: essa experiência é apenas um pequeno passo dentro de um importante processo que está tomando lugar na sua vida. Aquilo que muitas vezes chamamos de fracasso nada mais é do que um oportuno retrocesso, posto que será provavelmente por seu instrumento que seremos capazes de ganhar uma nova compreensão e outra forma de aprendizado.

Quero desafiá-lo a pensar em pelo menos uma ocorrência na sua vida, quando você pôde aprender algo de valioso mediante um erro do passado. Só o fato de você haver aprendido o que não mais deveria se repetir foi uma lição muito valiosa.

Na próxima vez em que você se sentir frustrado em virtude de não haverem as coisas transcorrido da forma como você planejou, pare e pondere... Talvez – repare que estou dizendo “talvez”... - o que aconteceu haja sido, afinal de contas, a melhor coisa que poderia haver sucedido. Aprenda com a experiência! Lembre-se de que Deus tem controle não apenas sobre esse complexo Universo em ordem, como tem inclusive conhecimento e autoridade sobre os mínimos detalhes da sua vida.

Você deseja uma vida magnífica, cheia de alegrias e realizações? Você pode ter esta vida aqui e agora ao decidir sobre suas atitudes, percepções, pensamentos e ações. (Jim Rohn)

O seu padrão de vida tem muito pouco a ver sobre quanto dinheiro você ganha ou quantos bens você possui. Ele depende principalmente das escolhas que você decidiu tomar na sua vida, a cada momento. O seu padrão de vida não é determinado pelo lugar de onde você está vindo, mas, para onde você está decidindo seguir.

Você não precisa da permissão de ninguém para elevar o seu padrão de vida. Você pode simplesmente fazer o seu melhor de acordo com aquilo que você é e com aquilo que você já tem. Você pode elevar o seu padrão de vida a cada momento ao fazer alguma coisa para que este mundo seja um pouco melhor.

Sempre existe algo que você pode fazer a fim de aprimorar a qualidade da sua vida. Busque por essas qualidades e – pela graça de Deus – experimente constantemente um real e significativo padrão de vida. 

Considere dar uma parada, clarear sua mente e energizar seu corpo. O trabalho ainda vai estar lá quando você voltar e, ao se distanciar por um período, estará numa posição muito melhor para lidar com ele de uma forma mais eficiente. (Jack Grosman)

Quando você está ocupado demais para fazer uma pausa, então, é quando você mais precisa dessa pausa e quando ela vai lhe fazer um bem enorme. Quando você corre o tempo todo para atender as demandas do seu trabalho nunca parando para sequer respirar, você se torna vulnerável para cometer todo o tipo de erros. Então, você terá que gastar uma quantidade significativa de – mais – tempo para corrigir aqueles erros e o tempo que você aparentemente ganhou na correria é rapidamente perdido e o preço pago por tal atitude é simplesmente alto demais.

É bom ter uma sadia ambição e fazer as coisas acontecerem. Porém, não há nada a ganhar em se trabalhar e trabalhar até que você caia morto no chão. Quanto mais você colocar o seu foco naquela data limite, menos serão as suas chances de alcançá-la. Portanto, coloque o seu foco em realizar aquele trabalho de forma gradual, mas constante. Em vez de se preocupar com o tempo que está indo embora, abandone a preocupação e faça um uso calmo e deliberado do tempo.

Não se coloque para trás ao tentar ir muito longe e de forma tão rápida. Mova-se numa velocidade que lhe capacite a ser o seu melhor porque é isso que lhe posicionará lá na frente e – também - mais rapidamente.

São muitas as pessoas, que por seu pavor à morte, estão deixando de realmente viver.  (Paul Simonton )

O medo da morte pode fazer com que deixemos de aproveitar certas oportunidades que surgem. Essas oportunidades assumem uma postura extremamente perigosa, perigo esse – pensamos – que pode nos levar à morte. É medo de dirigir; medo de viajar de avião; medo da solidão; medo de sair à noite; medo de dizer sim; inclusive medo de dizer não...

O fato é que quando deixamos de viver em função do medo da morte, passamos a morrer até mesmo antes de havermos morrido.

Qual é a parte da vida que hoje você está deixando de viver em função do medo da morte? Você pode tentar se convencer de que pode viver sem essas coisas; no entanto, será que você realmente está vivendo? Você está mesmo vivendo, quando se abstém das pessoas ou das experiências que acredita que podem feri-lo, machucá-lo, ou de alguma forma tirar-lhe a vida? Existe uma maneira de escapar do medo da morte. Tenha em mente dois fatos inquestionáveis: 1) a vida e a morte estão nas mãos de Deus 2) considere que você começou a morrer no momento em que você nasceu.

Nélio DaSilva
https://pensamentoslucena.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário