Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2020

USANDO A INTELIGÊNCIA PARA UNIFICAR
MENTE E CORAÇÃO

Há Algo Que Você Sabe Mas Não Sabe Que Sabe: Alfabeto Emocional
A espiritualidade nos instrui sobretudo por meio do coração, neste estágio evolutivo em que nos encontramos. É pelo sentimento que primeiro estabelecemos o contato com a espiritualidade e é também pelo sentimento que percebemos a sua presença.

Uma das formas de nos abrirmos para que o trabalho da espiritualidade ocorra em nosso interior e através de nós é cultivar um sentimento de cuidado por tudo e por todos, levando em conta que somos todos um só ser, que a vida é única, que a consciência é única e que na realidade não há indivíduos separados. A mente não consegue compreender isso sozinha, porque faz parte da sua natureza separar, discriminar, distinguir, analisar. Esse sentimento de amor pelo todo vem de dentro e não da análise ou do julgamento para descobrirmos como atender as necessidades de cada um.

Outra forma de nos abrirmos, também a partir do trabalho com os sentimentos, é acolher sem conflito um dos primeiros impulsos dados pela espiritualidade a quem se propõe evoluir: a dissolução dos laços com a matéria. Se percebermos esse estímulo, poderemos colaborar evitando a criação de novos laços.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao Plano Evolutivo e às necessidades que se apresentam do que à nossa pessoa, é sinal de que a espiritualidade já está trabalhando conosco.

À medida que esse contato interno e silencioso com a espiritualidade se vai estabelecendo e transformando nossas vidas, cria-se um estado de equilíbrio em nosso ser e nós nos vemos de repente dentro do Amor, um Amor que não conhecíamos antes. Ao sentirmos e aprofundarmos esse Amor, a espiritualidade passa a contar conosco como um canal para seu trabalho.

Nossa forma de compreender o outro então se amplia, e toda a vida se expande, porque percebemos o quanto a humanidade e os reinos são necessitados desse Amor. E essa compreensão ampliada é outro sinal de que a espiritualidade está nos instruindo.

No curso dessas transformações, tudo à nossa volta começa a absorver a energia que está nos alimentando internamente. Ao perceber que nossa situação especial está sendo compartilhada, que o outro também está recebendo o que está sendo depositado em nós, experimentamos grande alegria.

Esse processo se dá no coração, não na cabeça. Quando a mente reconhece que algo profundo do qual ela não participa diretamente está em andamento, pode-se produzir nela certa aridez ou resistência. É preciso saber lidar com essa situação, pois o apoio da mente pode ajudar muito.

Uma forma de incluir a mente no processo de elevação espiritual que o coração já experimenta é o estudo de assuntos sagrados. Ler o ensinamento espiritual e refletir sobre ele, sistematizar o conhecimento transmitido pela espiritualidade, relacionar os conceitos de várias escolas de pensamento espiritual, identificando o que elas têm em comum e de mais elevado são práticas que podem auxiliar a mente a não se desviar do caminho e a não se tornar obstáculo para o crescimento espiritual.

Outra possibilidade de trabalho mental é a constante lembrança do Eu Espiritual que vive em nosso interior. Se, durante o dia, ao executarmos as tarefas concretas, nos lembramos, e reverenciamos o nosso Eu Espiritual, começamos a estabelecer uma conexão com ele e nos abrimos para contatos ainda mais elevados.

José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br



DA MENTE PARA O CORAÇÃO

Mude sua inclinação da mente para o coração.
Pense menos, sinta mais.
Intelectualize menos, intua mais.
Pensar é um processo enganoso,
ele faz você sentir que está
realizando grandes coisas.
Mas você está fazendo apenas
castelos no ar.
Pensamentos são castelos no ar.

Sentimentos são mais materiais,
mais substanciais.
Eles transformam você.
Pensar no amor não ajudará,
Mas sentir amor, transformará você.
O pensamento é muito amado pelo ego,
porque o ego se alimenta de ficções.
O ego não pode digerir nenhuma realidade,
E o pensamento é um processo fictício.
É um tipo de sonho,
um sofisticado sonhar.

Mude da mente para o coração,
do pensar para o sentir,
da lógica para o amor.

Osho
https://www.facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário