Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

 A LIBERDADE ESTÁ EM TRANSCENDER O EGO 

E AGIR COM O SER INTERNO

24 clés puissantes pour transcender l'égo 

Uma semente para brotar terá que, além de romper a própria casca, perfurar o solo. Terá que expressar a vontade, focalizar todas as suas energias na realização da vida implícita em cada momento que lhe é dado viver.  

Ainda pouco compreendidas pelos homens são as fases de transição pelas quais passam. Não percebem que os limites de um córrego devem ser expandidos e alargados, para que possa fluir o caudal de um rio. Por estar na matéria, a inércia de que estão impregnados os faz resistir à magna oportunidade que se lhes oferece e os faz impedir, com a rigidez de uma rocha, a passagem da torrente que quer impulsioná-los. Embora o cumprimento da Lei possa ser retardado por certo tempo, ela é, em si, irrevogável. Assim, ou a rocha submerge no fluxo ou é arrancada, permitindo finalmente a manifestação da nova etapa a ser vivida. 

Quando o ser não tem qualquer tipo de ambição, ele pode observar as situações e os próprios corpos sem se envolver com as forças materiais e, assim, levá-los a um relaxamento capaz de possibilitar a realização de um trabalho que os torne mais sutis. Porém, se por ambição o indivíduo provoca experiências a fim de se transformar, a sua ligação com planos superiores não se consolida o suficiente para sustar o aparecimento das desarmonias. Essas desarmonias são um dos motivos pelos quais deve-se ter cautela ao se conceder uma vida mais reclusa a um indivíduo que busque a consciência espiritual, pois as desarmonias surgem exatamente quando ele, ao gerir seus passos, age em proveito próprio, afastando-se da meta interior e ficando ao sabor das forças do ego.

O ego é um núcleo alimentado também pelos laços por ele mesmo criado, e estes podem ser sutis como, por exemplo, o desejo de recolhimento. Sob a capa de suposta independência e poder de decisão, o ego vincula-se ao que lhe é mais cômodo; nutre-se de uma vã segurança e imagina-se um centro de atenções às quais os demais devem render tributo. Dessa forma, acreditando ser rei, torna-se cada vez mais escravo.

Para a maioria dos indivíduos, a situação que oferece melhores condições para um desenvolvimento equilibrado é a vida grupal. Nela tem-se a oportunidade de manter contato sadio com o mundo externo por meio de uma atividade ordenada e, sob a aura do grupo, preservar-se não só do assédio de forças não resolvidas dentro de si próprio como também daquelas emanadas das camadas psíquicas da sociedade.

Com esses conhecimentos básicos, nossa autodisciplina era, sob certos aspectos, rigorosa. Estávamos dispostos a transcender o ego, o que sabíamos ser impossível pelas vias normais de controle da personalidade. Sabíamos que o verdadeiro estado de liberdade vai sendo alcançado por um processo no qual, concomitantemente, a energia do ser interno eleva-se e a do ego rende-se àquela. Os obstáculos, laços e vínculos são gradualmente eliminados por meio de transmutações contínuas e, finalmente, quando todos os laços humanos se rompem, o pássaro pode voar.

Um homem que se crê conhecedor da verdade é maior entrave para o fluir da energia espiritual do que um muro o seria à passagem da luz. Cercado de frases e de conceitos, neles tropeça a cada passo. Seu coração está rijo e sua entrega é como o fogo dos pântanos – queima sobre a água e suas chamas rapidamente se extinguem.

Onde fostes buscar-Me não Me encontrastes. Esquecidos da busca, Achastes-Me por todos os lados.

 José Trigueirinho Netto

https://www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário