Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2020

 A PROTEÇÃO COM QUE PODEMOS CONTAR 
 QUANDO TOMAMOS CERTAS DECISÕES

 
Aqueles que evoluem de maneira natural, sem assumirem um trabalho específico de colaboração consciente com o próprio progresso e com o progresso da humanidade em geral, permanecem sob as leis comuns que regem os planos materiais da vida.

A qualidade do que nos acontece depende, portanto, da profundidade em que estamos conscientemente vivendo. Assim sendo, quem colabora com as leis evolutivas e não limita sua própria existência aos níveis físico-etérico, emocional e mental entra numa esfera de proteção especial, já que passa a estar sob a jurisdição de leis universais mais vastas.

Quando uma lei abrange apenas esferas naturais de existências tudo que leva em conta está confinado aos limites terrestres; assim, o indivíduo permanece circunscrito a possibilidades estreitas. Quando, porém, a vida e a consciência começam a crescer tomando rumos mais abrangentes, o ser passa a estar regido pelos aspectos da lei que têm características dos espaços mais amplos, ou seja, por leis mais vastas.

Muitas mudanças ocorrem na vida do indivíduo que assume seu processo evolutivo. Tendo ampliado seu estado de consciência, ele entra em um carma mais geral e passa a ser regido por um destino que é a interação de vários destinos: o do planeta, o do país, o de grupos e, por fim, o seu próprio. Sua vida torna-se mais universalizada e, portanto, ligada a forças de maior potência e de mais amplo alcance. Assim, ele se liberta do círculo limitado de acontecimentos puramente pessoais, para participar, de forma ativa, da infinita obra da criação universal. Eleva-se a outro nível de existência e, através de si, a energia criativa pode fluir com liberdade.

Se perdemos a consciência de que estamos permanentemente sob uma proteção imensa, através desse descuido abriremos uma fresta para que entrem em nós forças dispersivas e destruidoras do nosso equilíbrio. Ter presente na consciência que estamos em uma esfera benigna impede que o caos se estabeleça.

Há, para os que aderiram conscientemente ao trabalho evolutivo, uma proteção sempre presente e a possibilidade de não se envolverem com o desequilíbrio. Quando se esquecem disso por um momento, ou quando vacilam em contatar as leis superiores de convivência pacífica com tudo o que existe no universo, caem então nas esferas puramente materiais desse mesmo universo.

As leis dos níveis superiores não negam as demais formas de sua atuação nos planos mais densos e psicológicos: não só as incluem como as ampliam. Quanto mais trabalhado é o ser, voluntária ou compulsoriamente, mais imune ele é capaz de ficar dentro de toda e qualquer situação desequilibrada. Passando por esse amadurecimento, e tornando-se livre de influências, fatos ou situações externas, o homem se transforma em colaborador das forças positivas, da construção e do progresso.

Deixar de usufruir, para dar em abundância, é o que se propõe aos homens nesta nova era da Terra. Descobriremos em nossa própria vida, e através da própria evolução, que existe em cada ser uma fonte inesgotável de pura energia, que brota e flui à medida que é doada.
 
José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário