Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2019

TESOUROS DO MESTRE 
 
 
Parte VI
 
"Cada sentimento pode exprimir-se por um sorriso. O desânimo, a renúncia, ou, pelo contrário, a esperança e a decisão de recomeçar a trabalhar… a abnegação ou o desejo de se vingar… por vezes são acompanhados de sorrisos. Mas observai como cada um deles é diferente! O sorriso trocista expressa uma certa acrimônia. O sorriso da sabedoria é muito sutil, dificilmente perceptível, mas pleno de sentido. E não direi nada sobre o sorriso da estupidez. É também pelo seu sorriso que podemos reconhecer as criaturas perversas. Mesmo que elas tenham um bom aspecto, uma boa cara, traços finos e regulares, o seu sorriso – algo de retorcido que aparece no canto dos lábios – trai a sua degradação moral. Aconteceu-me encontrar seres assim e foi o seu sorriso que me revelou a sua verdadeira natureza. Por isso, eu sei que só posso formar uma ideia exata de uma pessoa quando vejo como ela sorri."

"O futuro contém sempre uma grande dose de incerteza, é verdade. Tudo pode acontecer. Então, para prevenir os acidentes que podem ocorrer na vida, criou-se aquilo a que se chama “seguros”. Eu não direi que os seguros são uma coisa má, mas eles desenvolveram nas pessoas a tendência para pensarem que podem pôr no seguro tudo aquilo a que dão valor. E assim acham que, mesmo que estejam desatentas e sejam imprudentes, isso não é grave, pois têm seguros! E, enquanto põem no seguro a sua casa, o seu carro, as suas joias, e algumas até as suas pernas e as suas mãos, esquecem-se de cultivar as suas qualidades mais preciosas: a atenção, a vigilância, o sentido das responsabilidades e tudo o que faz a riqueza da sua alma e do seu espírito. Mas disso elas não têm consciência, e então recebem lições, pois na terra nada está, nunca, em segurança. Nenhum seguro compensa o que elas perdem continuando por serem fracas, negligentes e preguiçosas. "

"As entidades luminosas só intervêm naqueles que lhes pedem que o façam. Se não se lhes pede nada, elas não entram. Mesmo que estejais a ser uma presa de entidades tenebrosas, os anjos, que por vezes lançam um olhar sobre os humanos, dizem: «Não temos o direito de nos impor a esta criatura: ela não nos pediu nada e nós devemos respeitar a sua liberdade.» Só os espíritos maléficos se permitem entrar sem autorização. É precisamente isso que diferencia os espíritos luminosos dos espíritos tenebrosos. Os espíritos tenebrosos não respeitam nada. Os espíritos luminosos, pelo contrário, aguardam até vos abrirdes a eles. E quando se sentem convidados, que alegria a sua! Eles veem em vós um ser desperto e cantam: «Finalmente nós, as forças celestes, podemos entrar nestas almas. Ajudá-las e trabalhar com elas», e inspiram os vossos pensamentos, os vossos sentimentos, os vossos atos, as vossas palavras."

"Saber respirar contribui muito para a harmonia e o equilíbrio interiores, mas para isso é preciso conhecer certas regras. Em primeiro lugar, não respirar pela boca, apenas pelo nariz. Depois, inspirar o ar muito lentamente e mantê-lo nos pulmões durante o máximo de tempo possível. A expiração pode ser rápida e forte. Quando sentis um mal-estar, como se fôsseis invadidos por presenças obscuras, fazei este exercício: inspirai o ar lentamente e depois eliminai-o de uma só vez pensando que expulsais também essas presenças que criam perturbações em vós. E quando tiverdes a sensação de estar finalmente libertos desses intrusos, chamai até vós presenças benéficas. Imaginai que o vosso coração está cheio de uma luz dourada como se ele fosse um pequeno sol de onde emanam raios. Como poderiam os espíritos angélicos não se sentir atraídos por uma tal morada?"

"Os órgãos genitais não permitem unicamente aos humanos assegurar a perpetuação da espécie, dão-lhes também a possibilidade de participar na vida divina. Mas o cristianismo nunca quis, ou nunca soube, de fato, falar corretamente a este respeito. Desde logo, ao retirar de Jesus a condição humana, declarando que ele nascera de uma virgem por intervenção do Espírito Santo. Assim, toda a questão essencial do amor e da sexualidade se encontra obscurecida e a própria palavra “pureza” só pode ser compreendida de um modo muito limitado. Como é possível não se ver que a pureza, tal como foi apresentada aos cristãos, só pode ser uma inimiga da vida? Ora, a vida defende-se. E se as pessoas se esforçam por reprimir a energia sexual em vez de compreenderem porquê e como canalizá-las para conseguirem as maiores realizações espirituais, um dia acontecerão fenômenos análogos à ruptura de uma barragem. Não há que ficar surpreendido, pois, se essa“ruptura” trouxer consigo toda espécie de excessos e acabar por impelir os homens e as mulheres a cometerem atos insensatos, criminosos."

"Vós dizeis que quereis tomar o vosso Mestre como modelo. Mas um verdadeiro Mestre dir-vos-á que tomeis antes como modelo o sol, como ele próprio faz. Ele olha para o sol e estende os braços na sua direção para que todos vão até ele e se impregnem da sua vida, do seu calor e da sua luz, a fim de se tornarem semelhantes a ele. Em relação ao vosso Mestre, retende sobretudo que ele é como um marco de sinalização: mostra-vos o caminho para irdes até ao sol. O que respondeu João Batista aos seus discípulos que o interrogaram sobre Jesus? «Eu batizo-vos com água, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu e eu não sou digno de apertar as suas sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e o fogo.» Depois, um dia, vendo Jesus dirigir-se a ele, disse: «Eis o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Foi dele que eu disse: “Depois de mim virá um homem que me precedeu, pois ele existia antes de mim.» Do mesmo modo, um verdadeiro Mestre diz-vos: «Ali está o sol! Ide ao seu encontro. Ele tem muito mais grandeza do que eu!»"

"Fazei esta experiência: durante pelo menos uma semana, procurai, em todas as ocasiões, vos comportar com autodomínio, sabedoria, bondade, generosidade. Após esses poucos dias, sentireis que adquiristes a capacidade para enfrentar a existência em melhores condições. Quando conseguis melhorar o vosso comportamento, sois habitados por uma força nova que protege e sustenta o vosso sistema nervoso; sois mais capazes de assumir as vossas responsabilidades e de enfrentar as diferentes situações que se vos apresentam. Sentis que, interiormente, se está a construir e a consolidar uma estrutura que vos mantém com mais firmeza, vos dá a possibilidade de resistir às provações e aos obstáculos. Então, mesmo que vos aconteça ficar perturbados, fatigados, desanimados, isso não durará: após uma oração, um momento de recolhimento, muito rapidamente essa força se põe novamente a trabalhar em vós para restabelecer tudo."

"Provavelmente, vós tendes familiares e amigos que não estão de acordo com a via espiritual que decidistes seguir. Não deixeis de falar com eles, procurai fazê-los compreender por que razão escolhestes esta via. Não é necessário dar-lhes lições de moral ou fazer-lhes grandes discursos, mas, de vez em quando, durante a conversa ou a propósito de um acontecimento, deixai cair algumas palavras. Mesmo que eles protestem ou finjam que  não ouviram, o pensamento que formulastes deixará neles um registro benéfico. Senão, sabeis o que pode acontecer? Quando esses seres tiverem deixado a terra, continuarão a querer desviar-vos do vosso ideal  e virão até junto de vós apresentando os seus argumentos. E  aí, quando eles tiverem conseguido criar-vos dúvidas, vós pensareis que essas dúvidas vêm de vós e acabareis por capitular." 
 
 
 Omrram Mikhael Aivanhov 
 http://aumagic.blogspot.com 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário