Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2019

NADA PODE SER-LHE ROUBADO


Você vem ao mundo sem coisa alguma. Assim, uma coisa é certa: nada lhe pertence.
 
Você vem absolutamente despido, porém com ilusões. É por isso que toda criança nasce com as mãos fechadas, cerradas, acreditando que está trazendo tesouros - e aqueles punhos estão vazios. E todos morrem com as mãos abertas. Tente morrer com as mãos cerradas - até o momento ninguém conseguiu. Ou tente nascer com as mãos abertas - ninguém conseguiu também. A criança nasce com as mãos fechadas, com a ilusão de que está trazendo tesouros ao mundo, mas não há nada nas mãos. Nada lhe pertence, então você está preocupado com qual insegurança? Nada pode ser roubado, nada pode ser tirado de você.
 
Tudo o que você está usando pertence ao mundo. E um dia você terá que deixar tudo aqui. Você não será capaz de levar coisa alguma com você.


Osho - Mais Pepitas de Ouro 
http://parar1momento.blogspot.com
 


Você não é nada

Por que será que guardamos lisonja e insulto, mágoa e afeição? Sem esse acúmulo de experiências e suas reações, não somos nada; nada somos se não tivermos nome, apego, crença. É o medo de não ser nada que nos compele a acumular; e é esse mesmo medo, consciente ou inconsciente, que, a despeito das nossas atividades acumulativas, engendra a nossa desintegração e destruição. Se pudermos perceber a verdade desse medo, então ela será a verdade que nos liberta do medo, e não a nossa determinação resoluta de ser livres.
 
Você nada é. Você pode ter seu nome e título, sua propriedade e conta bancária, pode ter poder e ser famoso; mas, a despeito de todas essas salvaguardas, você não é nada. Você pode estar totalmente inconsciente desse vazio, desse nada, ou pode simplesmente não querer saber disso; mas isso está aí, faça você o que fizer para evitá-lo. Você pode tentar fugir disso com astúcia, por meio de violência pessoal ou coletiva, por meio de adoração individual ou coletiva, por meio de conhecimento e diversão; mas, esteja você dormindo ou acordado, o vazio está sempre aí. 
 
krishnamurti
http://legacy.jkrishnamurti.org
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário