Translate

sábado, 15 de junho de 2019

PERMITA A CONSCIÊNCIA FLUIR


Citações de Osho sobre a consciência


Assuma O Controle Do Robô

Qualquer coisa que você estiver fazendo faça conscientemente. Assuma o controle do robô – com qualquer coisa ordinária. Quando comer, coma conscientemente. Não faça isto mecanicamente, como você tem feito todo dia. Quando fumar fume conscientemente. Não permita sua mão mover-se para a carteira inconscientemente, não tire o cigarro inconscientemente. Esteja consciente e alerta – e aí há uma diferença.

Eu posso levantar minha mão mecanicamente, sem nenhuma consciência; eu posso levantar minha mão com a consciência plena fluindo em minha mão. Experimente! Você sentirá a diferença. Quando você está consciente, sua mão será erguida muito lentamente, muito silenciosamente, e você sentirá que a mão está cheia de consciência. E quando a mão está cheia de consciência, sua mente estará sem pensamentos, porque toda sua consciência terá  se movido para a mão. Agora nenhuma energia sobra para pensar.

Quando você levanta sua mão automaticamente, mecanicamente, segue pensando e sua mão segue se movendo. Quem está movendo essa mão? Seu robô. Mova-a você mesmo! Faça isto a qualquer hora, a qualquer momento, ao fazer qualquer coisa. Assuma o controle do robô. Logo você será capaz de ter um domínio sobre o robô. Mas não tente isto com situações difíceis – isso é suicídio. Sempre tentamos com situações difíceis, mas por causa da dificuldade você nunca vence. Comece com situações simples, pois se você não for tão eficiente nada de mal irá resultar...

Experimente! Comece com coisas simples como caminhar. Experimente com isto; não há nenhum mal. Você pode dizer ao robô que: ‘Não vai acontecer nenhum mal. Eu estou somente caminhando, dando uma caminhada e não vou a lugar nenhum – somente caminhando'. Então, não há necessidade de duvidar que pode ser não-eficiente.

E esteja consciente e caminhe vagarosamente. Esteja preenchido com consciência através de seu corpo todo. Quando um pé se move, mova-se com ele. Quando um pé deixa o solo, deixe o solo com ele. Quando o outro pé toca o solo, toque o solo com ele. Esteja perfeitamente consciente. Não faça nada mais com a mente; apenas volte a mente toda para a consciência.

Será difícil porque o robô interferirá continuamente. A todo momento o robô tentará e dirá: ‘O que você está fazendo? Eu posso fazer melhor que você.’ E ele pode fazer melhor. Então experimente com coisas não sérias, com coisas não complexas, coisas simples. Buda disse a seus discípulos para caminhar, comer e dormir com consciência. Se você puder fazer essas coisas simples, também saberá como entrar nas coisas difíceis com consciência. Então, comece a experimentar com coisas simples.

Osho, The Book of Secrets


O Que Cresce Em Consciência É Virtude

Para mim este é o critério: se algo é aprofundado por sua consciência, é algo bom. Se algo é dissolvido através da consciência, é algo ruim. Aquilo que não pode permanecer em consciência é pecado e aquilo que cresce em consciência é virtude. Virtude e pecado não são conceitos sociais, são realizações interiores.

Use sua consciência. É como se há trevas e você traz luz: a escuridão não estará mais lá. Somente por trazer luz, a escuridão não está mais lá, porque, na verdade ela não existia. Ela era negativa, somente uma ausência de luz. Mas muitas coisas se tornarão evidentes que estão lá. Apenas por trazer luz, essas estantes, esses livros, essas paredes não desaparecerão. Na escuridão elas não existiam; você não as podia ver. Se você trouxer luz, a escuridão não estará mais lá, mas o que é verdadeiro será revelado. Através da consciência tudo o que é negativo como a escuridão se dissolverá – ódio, raiva, tristeza, violência. Então o amor, a alegria, o êxtase, se tornarão, pela primeira vez, revelados a você.

Osho, The Book of Secrets


Seja Consciente de Si Mesmo

Seja o que for que você esteja fazendo, continue fazendo uma coisa interna continuamente: esteja consciente de si mesmo fazendo isso. Você está comendo: esteja consciente de si mesmo. Você está caminhando: esteja consciente de si mesmo. Você está ouvindo, você está falando: esteja consciente de si mesmo. Quando você está irritado, fique consciente que você está irritado. No exato momento em que a irritação estiver lá, esteja consciente que você está irritado. Esta constante lembrança de si mesmo cria uma certa energia, uma energia muito sutil em você. Você começa a ser um ser cristalizado.

Ordinariamente, somos somente uma bolsa solta. Nenhuma cristalização, nenhum centro verdadeiramente, apenas uma liquidez, somente uma combinação solta de muitas coisas sem nenhum centro, uma multidão, constantemente mudando, se transformando, sem nenhum mestre interior. consciência significa, seja um mestre. E quando eu digo ‘seja um mestre’, eu não quero dizer ser um controlador. Quando eu digo ‘seja um mestre’, quero dizer seja uma presença, uma presença contínua. O que quer que você esteja fazendo ou não fazendo, uma coisa deve estar constantemente em sua consciência: que você é.

Este simples sentimento de si mesmo, que alguém existe, cria um centro: um centro de quietude, um centro de silêncio, um centro de domínio interno, um poder interno. E quando eu digo ‘um poder interno’, quero dizer isso literalmente. É por isto que este sutra diz o fogo da consciência. Ele é um fogo. É um fogo. Se você começa a ficar consciente, você começa a sentir uma nova energia em você, um novo fogo, uma nova vida. E por causa desta nova vida, novo poder, nova energia, muitas coisas que estavam dominando você simplesmente se dissolvem.

Osho, The Ultimate Alchemy


Use Qualquer Oportunidade Para Estar Alerta

Um mestre Zen vai jogá-lo pela janela e gritar por trás: ‘Esteja consciente!’ Você foi jogado fora, você está no meio, você está passando através da janela – e ele grita: ‘Esteja consciente!’ Você caiu no chão; seu rosto deve mudar – agora a situação é bem diferente. Você tinha vindo perguntar alguma questão metafísica, e ele fez algo absolutamente não metafísico – ele o jogou janela afora. Você estava perguntando se a verdade existe ou não.

É absolutamente irrelevante jogar alguém pela janela. Mas ele diz: ‘Esteja consciente!’ no momento exato em que você estava mudando rostos, mudando de estado. Quando você está no meio, passando através da janela, não é somente seu corpo que está passando por uma mudança. Seu estado de consciência estará passando por uma transformação. E o mestre sabe exatamente quando ela muda. Naquele exato momento ele gritará: ‘Esteja consciente!’ E se você puder escutá-lo por um momento você estará no centro – expulso da periferia.

Então, quando quer que haja qualquer situação de mudança, esteja atento para olhar para dentro. Ali não há itinerância. Há somente um salto da periferia para o centro, e do centro para a periferia. O comportamento é como o elétron, ou como sonhos. Aprofunde essa consciência. Isso é tudo o que você pode ‘fazer’. Isto é negativo, porque consciência não é um fazer. Consciência não é um ato.

Sempre que você estiver consciente, não haverá ação. A ação será retida sempre que você estiver consciente. Se você se torna consciente, então não haverá nem mesmo uma respiração. Se eu apontar um punhal para você, até a respiração para. Você se torna tão consciente que tudo para. Você é jogado para o centro. Consciência não é ação. O apego à ação é apenas fuga da consciência. E nós todos temos nos tornados apegados: temos que fazer algo, temos que continuar fazendo alguma coisa. Este apego está ajudando a continuidade.

Use qualquer oportunidade para estar alerta – qualquer oportunidade. E há milhares e milhares de oportunidades todos os dias. Esteja alerta, e você sentirá o salto da periferia para o centro. Quando este estar no centro se torna fácil para você, quando este estar no centro se torna fácil como chegar em casa, ou sair de casa... Você está fora de casa: esquentou, você entra. Sempre que você sente vontade de entrar, você entra. Sempre que você sente vontade de sair, você sai. Não há dificuldade. Quando este movimento da periferia para o centro se torna assim, então você terá a explosão.

Osho, I Am the Gate

 Fonte:https://www.osho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário