Translate

domingo, 31 de março de 2019

OS PROBLEMAS NÃO EXISTEM


Você tem que apenas aceitar e amar você e não há problema. Eu tenho que repetir, não há problema! Eu nunca me deparei com um problema real.
 
Até agora não. E eu devo ter ouvido milhares de pessoas e seus milhares de problemas e ainda nunca me deparei com um problema real e não creio que acontecerá porque o verdadeiro problema não existe. Problema é algo criado.
 
As situações estão lá, os problemas não estão. Problemas são as suas interpretações das situações. A mesma situação pode não ser um problema para uma pessoa e talvez seja para outra. Então depende de você se vai criar um problema ou não, mas os problemas não estão lá, os problemas não estão na existência, eles estão no psicológico do homem.

Apenas observe quando você estiver tendo uma ‘viagem’ e ‘pilotando’ um problema. Apenas observe.  Apenas fique de lado e observe o problema. Está realmente lá ou você o criou? Observe profundamente e subitamente você irá perceber que não está aumentando, está diminuindo, está ficando cada vez menor e menor. Quanto mais você coloca a sua energia na observação, menor vai ficando e o momento chega em que subitamente não está mais lá e você dará uma ótima gargalhada.
 
Sempre que você estiver tendo um problema, apenas observe-o. Os problemas são fictícios;   não existem. Apenas contorne o problema e observe por todos os ângulos. Como poderia ser? É um fantasma. Você o quis e por isso está aí. Você pediu por isso e é por isso que está aí. Você o convidou e é por isso que está aí. Mas as pessoas não gostam quando você diz que o problema delas não é um problema. Não gostam! Sentem-se muito mal.
 
Se você ouve seus problemas elas se sentem muito bem. E se você diz que sim, que este é um grande problema; elas ficam muito felizes. É por isto que a psicanálise se tornou uma das coisas mais importantes deste século. O psicanalista não ajuda a ninguém! Talvez ajude a si mesmo, mas não ajuda a ninguém. Ele não pode.
 
Mesmo assim as pessoas vão e pagam. Eles desfrutam. Ele aceita seus problemas. Qualquer problema absurdo que você leve ao psicanalista ele o ouve muito sinceramente, muito seriamente como se o problema estivesse lá. Ele dá como certo que você esteja sofrendo profundamente e ele começa a trabalhar nisso, analisa e leva anos! Mesmo depois de anos de psicanálise o problema não foi resolvido, porque, em primeiro lugar, o problema nunca esteve lá. Então como alguém poderia resolvê-lo?
 
Mas depois de anos de psicanálise você se cansa e termina com o velho problema, então agora você quer outro novo problema. Então, subitamente um dia, você diz que não está mais lá, que se foi e você agradece ao psicanalista. Mas foi apenas o tempo que ajudou,  o que curou, não é a psicanálise. Mas há pessoas que não vão gostar de apenas observar e esperar.
 
Nos monastérios Zen quando você traz alguém ‘maluco’ eles simplesmente o colocam num canto, numa cabana pequena, longe do monastério. Dão-lhe comida e dizem para apenas ficar lá, quieto. Ninguém vai lá conversar com ele e a comida é fornecida. Todos os confortos lhe são garantidos. Mas ninguém se incomoda com ele e o que a psicanálise faz em três anos eles alcançam em três semanas. Em três semanas a pessoa sai e diz que o problema terminou. Por três semanas você é deixado com o seu problema, como poderá evitar de vê-lo? E nenhuma análise é proposta. Então não há nenhum desvio, você não é distraído.
 
O psicanalista o distrai. O problema poderia ter morrido por si só em três semanas, mas não morrerá agora, porque com o suporte do psicanalista, viverá por três anos ou até mais. Depende de quão rico você é (risos). Se você for rico o suficiente, o problema poderá continuar por toda a sua vida. Isso significa que depende de quanto você pode dispor. As pessoas pobres não sofrem de muitos problemas. Os ricos sofrem. Eles podem bancar. Podem desfrutar do jogo de terem grandes problemas. A pessoa pobre não pode bancar nem desfrutar deste jogo.

Da próxima vez que você tiver um problema, observe-o, observe-o severamente; não há nenhuma necessidade de analisar, não analise! Porque a análise é uma forma de distração. Quando você começa a analisar, você não observa o problema, começa a perguntar o porquê, de onde, como veio, da sua infância, do relacionamento com sua mãe, do relacionamento com seu pai... Você se perde. Agora você não está olhando o problema em si.
 
A psicanálise Freudiana é realmente um jogo da mente e jogado com grande perícia. Não vá até as causas, não há necessidade porque não há causa! Não vá até o passado, não há necessidade pois seria se distanciar do problema presente. Observe-o como uma coisa aqui e agora. Apenas entre nele e não pense sobre causas, razões; apenas observe o problema como é e você ficará surpreso, que ao observá-lo severamente ele começará a se dispersar... Continue observando-o e perceberá que se foi.
 
Os problemas não estão lá, nós os criamos, porque não podemos viver sem problemas. Está é a única razão pela qual os criamos. Ter um problema é ter uma ocupação. Você se sente bem, há algo lá para ser feito. Quando não há problema você é deixado sozinho, vazio. O que fazer a seguir? Todos os problemas resolvidos. Apenas pense que um dia chega Deus e diz: ‘Nenhum problema mais’ ‘Tudo acabado, todos os problemas resolvidos’ O que você fará? Apenas pense nesse dia. As pessoas ficariam paralisadas. As pessoas ficariam bravas com Deus e diriam que isso não é uma bênção. E agora o que devemos fazer? Sem problemas?
 
Então subitamente a energia não está se movendo e você vai se sentir estagnado. O problema é uma forma de você se mover, de continuar em frente, de ter esperança, de desejar, de sonhar. O problema gera tantas possibilidades de permanecer ocupado e estar desocupado é ser capaz de ser desocupado e a isto eu chamo de meditação. Uma mente desocupada que desfruta um momento de desocupação é uma mente meditativa. Comece a desfrutar de alguns desocupados momentos. Mesmo que o problema esteja lá  e você sente que está lá, mas eu digo que não está, mas você sente que está lá, então, coloque-o de lado e diga ao problema ‘espere’!
 
‘A vida está lá, toda a vida está lá, eu vou te mostrar, mas agora me de um pouco de espaço desocupado de qualquer problema’ e comece a ter alguns momentos desocupado, e uma vez que você comece a desfrutar deles, verá que de fato os problemas são criados por você, porque você não é capaz de desfrutar dos desocupados momentos, assim os problemas preenchem a lacuna.
 
Você já se observou sentado em um quarto sem nada a fazer e como você começa a se sentir inquieto? Começa a se sentir desconfortável, a se sentir agitado... Vai ligar o rádio ou irá ligar a tv, começará a ler o mesmo jornal que já leu três vezes pela manhã, ou há apenas um caminho, você pegará no sono para poder criar sonhos e novamente permanecer ocupado, ou começará a fumar. Já observou que quando você não tem nada para fazer fica muito difícil de ser, apenas ser! Eu vou repetir novamente, não há problema ! Olhe para o fato de que não existem problemas na vida. Se você quer tê-los, é seu prazer, desfrute-os com todas as minhas bênçãos!

A vida, de nenhuma maneira é um problema, é um mistério para ser vivido e desfrutado! Os problemas são criados por você porque você tem medo de desfrutar a vida.
Mas a verdade é que não existem problemas. A vida de nenhuma maneira é um problema, é um mistério para ser vivido e desfrutado! Os problemas são criados por você porque você tem medo de desfrutar a vida. E você tem medo de viver a vida. Os problemas lhe dão uma proteção contra à vida, contra à alegria, contra o amor.
 
Você pode dizer a si mesmo: ‘Como poderei desfrutar se tenho tantos problemas?’ ‘Como posso amar uma mulher ou um homem se tenho tantos problemas?’ ‘Como posso dançar e cantar? É impossível!’ Você pode encontrar algumas razões para não cantar e não dançar. Os seus problemas lhe dão grandes oportunidades para evitar. Observe dentro dos problemas e irá perceber que são fictícios
e mesmo que você tenha um problema e sinta que é real eu digo que está tudo bem!
 
Por que eu digo que está tudo bem? Porque no momento que você sentir que está tudo bem, ele irá desaparecer. No momento que você diz a um problema que está tudo bem, você parou de dar-lhe energia. Você o aceitou! No momento que você aceita o problema, não é mais um problema. Um problema somente pode ser um problema quando você o continua rejeitando, quando você diz que não deveria ser assim e é! E não deveria ser!
 
O problema é instantâneo. É por isso que eu digo às pessoas que vêm até a mim com seus grandes problemas: Está tudo bem, que está muito bom. Você apenas tem que aceitar e amar a si mesmo e eu entendo quando você diz que é muito louca essa sabedoria que continuamente diz que está tudo bem, que diz ‘Ok’ e que não há problema!

Você tem gritado toda a sua vida! Se você grita ou não, não é o caso, mas, de fato, tem gritado por toda a sua vida! Não fez nada além disso até agora. Algumas vezes alto e as vezes silenciosamente, mas você tem gritado. É como vejo as pessoas, pessoas gritando. Os seus corações estão gritando. Os seus seres gritam, mas isso não ajudará, você pode gritar, mas não vai ajudar. Tente entender ao invés de gritar. Tente perceber o que estou dizendo a você e o que estou dizendo não é uma teoria, é um fato e digo porque sei desta forma. Se pode acontecer comigo e não há problema, por que não poderia acontecer a você?

Aceite esse desafio! Eu sou tão comum quanto você é. Não possuo nenhum poder milagroso.  Eu sou muito comum, igual a você. Nossa única diferença é que você não diz ‘ok’ a si mesmo e eu disse absolutamente ‘ok’ a mim mesmo. Está é a única diferença. Você está constantemente tentando melhorar a si mesmo e eu não estou tentando melhorar. Eu já disse que ‘incompleta’ é como a vida é. Você está tentando ser perfeito e eu aceito a minha imperfeição. Está é a única diferença. Então eu não tenho nenhum problema, pois quando você aceita a sua imperfeição de onde poderia vir o problema? O que quer que aconteça você diz que está ‘ok’. Então de onde o problema poderia vir quando você aceita as suas limitações ?
 
O problema surge da sua não aceitação. Você não pode aceitar a forma que você é, por isso o problema, e enquanto não aceitar a forma que é  o problema sempre estará lá. Você consegue imaginar a si mesmo, algum dia, aceitando isso? Aceitando totalmente a forma que você é? Se você consegue imaginar, então por que não fazer agora mesmo? Por que esperar? Por quem? Pelo que?
 
Eu aceitei a forma que sou e naquele exato momento todos os problemas desapareceram, naquele exato momento todas as preocupações desapareceram. Não que eu tenha me tornado perfeito, mas comecei a desfrutar da minha imperfeição. Ninguém jamais se torna perfeito,  porque tornar-se perfeito é tornar-se absolutamente morto. A perfeição não é possível porque a vida é eterna. A perfeição não é possível porque a vida continua e continua e continua... Não há fim nela. 

Então a única forma de sair desses chamados problemas é aceitar a sua vida como ela se apresenta neste momento. E viva-a, desfrute-a, deleite-se nela. O próximo momento será de mais alegria porque surgirá deste momento, e o próximo a ele será de ainda mais alegria. Porque pouco a pouco você se torna mais e mais feliz, não que você tenha ficado feliz por algum aperfeiçoamento, mas por viver o momento, porém permanecerá imperfeito, sempre terá limitações e sempre terá situações nas quais, se quiser criar problemas, poderá imediatamente criá-los e se não quiser criar problemas, não há necessidade de criá-los

Osho
Mensagem recebida sem identificação da fonte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário