Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

SOBRE O CASAMENTO


Parte II

O Casamento Habitual É Uma Escravidão Inconsciente

“O casamento ordinário é uma escravidão inconsciente: você não pode viver sozinho, então você se torna dependente do outro, o outro não pode viver sozinho, então ele ou ela se torna dependente de você. E nós odiamos a pessoa da qual nós somos dependentes, ningém gosta de depender de ninguém. Nosso desejo profundo é ter liberdade, total liberdade – e dependência é contra a liberdade.

Todos odeiam dependência, e é por isto que os casais estão brigando continuamente, sem saber nem por que eles estão brigando. Eles têm que meditar sobre isto, eles tem que contemplar isto, porque eles estão brigando. Tudo é somente uma desculpa para brigar. Se você mudar uma desculpa, outra desculpa será encontrada, se não houverem desculpas então elas tem que ser inventadas, mas de alguma forma a luta tem que estar lá.”


Sem O Casamento, Quem Vai Se Interessar Em Meditar?

“Religião existe não por causa de Deus ou para Deus; é por causa do casamento. O casamento cria tanta miséria que tem-se que meditar; meditação é um subproduto. Sem casamento, quem vai se interessar em meditar? Para quê? Você já estará bem-aventurado!

Sem casamente não haverá renúncia, Buddha não teria deixado o mundo – para quê? Sua esposa, Yashodhara, deve ter criado a situação – Mahavira não teria escapado para as montanhas. Sem casamento não teria havido Buddha, Mahavira. Então pense: a história teria sido muito chata, sem sal, sem gosto. O casamento mantém todo este “mal estar” sem parar. As pessoas chamam isto de “carrocel”...

Eu não sou contra casamento – sem casamento, noventa e nove por cento das piadas irão desaparecer do mundo. Como eu posso ser contra o casamento? Eu sou todo a favor.”


Casamento É Um Esforço Para Legalizar O Amor

Osho, Qual é o segredo de permanecer feliz e casado?

“Isto é impossível! Nunca aconteceu – não pode acontecer pela própria natureza das coisas. O casamento é algo contra a natureza. O casamento é uma imposição, uma invenção do homem – certamente por necessidade, mas agora, até a necessidade está desatualizada. Foi um mal necessário no passado, mas agora ele pode ser descartado. E deveria ser descartado: o homem já sofreu o suficiente por ele, mais do que suficiente. É uma instituição feia pela simples razão de que o amor não pode ser legalizado. Amor e leis são fenômenos contraditórios.

Casamento é um esforço para legalizar o amor. Vem do medo. É pensar sobre o futuro, sobre os amanhãs. O homem sempre pensa no passado e no futuro, e por causa deste pensamento constante sobre passado e futuro, ele destrói o presente. E o presente é a única realidade que existe. Há que se viver no presente. O passado tem que morrer e tem que ser permitido morrer...

Você me pergunta, ‘Qual é o segredo de permanecer feliz e casado?’

Eu não sei! Ninguém jamais soube. Por que Jesus teria permanecido solteiro se soubesse o segredo? Ele sabia o segredo do reino de Deus, mas ele não sabia o segredo de permanecer feliz no casamento. Ele permaneceu solteiro. Mahavira, Lao Tzu, Chuang Tzu, todos eles ficaram sem casar pela simples razão que não há nenhum segredo; caso contrário, essas pessoas o teriam descoberto. Eles poderiam descobrir o máximo – o casamento não é uma coisa tão grande, é muito superficial – eles têm até mesmo sondado Deus, mas não conseguiram entender o casamento”.


Eu Nunca Ouvi Falar Sobre Um Casamento Perfeito

“Eu nunca ouvi falar sobre qualquer casamento perfeito. Dizem que os casamentos perfeitos são realizados no céu. Ninguém volta de lá, então talvez seja verdade, mas que tipo de casamento serão esses casamentos perfeitos?

Não haverá nenhuma tensão, não haverá nenhuma individualidade no homem ou na mulher. Eles nunca irão colidir, eles nunca vão brigar. Eles serão demasiado doces um com o outro. E muita doçura traz diabetes!”.

 
Casamento É Uma Flor De Plástico

“Você parece estar absolutamente inconsciente do fenômeno do casamento – que é destrutivo para ambos, homem e mulher. O amor é criativo, o casamento é destrutivo. Mas o amor não é confiável: neste momento ele pode estar lá e no momento seguinte se foi. E o homem quer coisas permanentes; ele é obcecado com coisas permanentes. Ele quer segurança, proteção, ele quer se agarrar. Consequentemente o amor não é confiável, então ele criou o casamento.

O casamento é uma flor de plástico. O amor é uma rosa real, mas a verdadeira rosa é linda de manhã; pela noite ela se foi. Ninguém pode dizer quando ela irá desaparecer, quando as pétalas vão começar a cair. Apenas um vento forte e ela não mais existe, apenas um sol forte e ela não existe mais. Mas a flor de plástico estará lá; faça chuva, faça sol, qualquer coisa que venha, a flor de plástico estará lá. Na verdade, o plástico é a única coisa permanente no mundo.

O casamento é uma flor de plástico – o casamento é uma instituição. E quem quer viver em uma instituição?”


A Coisa Que Importa de Verdade É O Amor

“A meu ver, de uma centena de casamentos, noventa e nove são apenas prostituição autorizada. Eles não são casamentos. Um casamento é um casamento verdadeiro apenas quando cresce do amor. Legal, ilegal, não importa. A coisa que importa verdadeiramente é o amor.

Se existe amor entre duas pessoas, ele é abençoado. Se o amor não existe entre duas pessoas, então todas as suas leis juntas não os podem unir. Então, eles permanecem separados, então eles permanecem isolados, então eles permanecem em conflito, eles estão sempre em guerra. E eles criam todos os tipos de problemas um para o outro. Eles são desagradáveis um com o outro, ranzinzas um com o outro, possessivos um com o outro, violentos, opressores, dominadores, ditatoriais.”



Citações de Osho sobre o casamento 
Fonte:http://www.osho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário