Translate

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CASAMENTO É A FUGA CONJUNTA
DA SOLIDÃO



Pergunta: Como o impulso sexual parece ser inerente em toda a natureza, tanto como o são a fome e a desse, como é que a sua satisfação normal é encarada como sendo não — espiritual, enquanto que a normal satisfação da fome e sede são consideradas naturais? Qual a vossa opinião sobre o casamento no sentido de homem e mulher se juntarem com este propósito, independentemente da necessidade da perpetuação da espécie? Será expressão física do amor sexual uma limitação do amor e da vida? Se assim é, como dela nos libertamos?

Krishnamurti: Toda vez que nela exista apego à sensação, há tristeza, quer ela se evidencie na sua satisfação do sexo, quer na fome. Toda a vez que existir falta de domínio por meio de entendimento adequado, há tristeza. Não se trata de ser espiritual ou de não o ser. É uma questão não de supressão mas de domínio — sendo a supressão um afastamento sem propósito em relação ao desejo, a qual não vos conduzirá a coisa alguma; porém, com o entendimento do propósito da existência individual vem o controle no qual existe desapego de toda sensação. O homem que é escravo da sensação acha-se preso à escravidão da tristeza.

Perguntaram-me outro dia por que não me casava. Dir-vos-ei a razão. Não sou contra o casamento. O casamento, aquilo que a sociedade chama de casamento — tem lugar porque os homens e as mulheres se acham solitários. Ora, se sobrepujardes toda a solidão, não necessitareis casar-vos. Vós sereis todas as coisas. Não mais estareis sós. Não mais necessitareis de apoio, de animação, de lição do constante ajustamento ao ponto de vista de outrem. O propósito do casamento é o de fazer um esforço em conjunto, por parte do homem e da mulher, para que ambos cresçam, para se ajustarem, para se compreenderem, para desenvolverem várias qualidades. Se, porém, estiverdes enamorados da vida em si mesma, na qual existe tanto a expressão do homem como a da mulher, então estareis vos ajustando a todo instante a essa totalidade e tereis transcendido a necessidade de experiências de constante ajustamento de ponto de vista. Então não necessitareis casar-vos. Porém, não vos enganais a vós próprios.

"É a expressão física do amor sexual uma limitação do amor e da vida? Se assim for, como dele nos libertaremos?" Se fordes escravos da sensação — se estiverdes apegados, e dependentes para vossa felicidade da sensação, da satisfação — então ela será uma limitação do amor e da vida.


 
Krishnamurti
Fonte:pensarcompulsivo 
 
 
 
O Casamento Criou a Prostituição

“Qual é a diferença entre uma prostituta e uma esposa? Uma delas é um arranjo temporário, a outra é um pouco mais permanente. O casamento é um tipo permanente de prostituição; no fundo, não é diferente. Por isso casamento e prostituição têm ambos existido juntos.

Se você entrar nisso, é o casamento que criou a prostituição e a prostituição nunca desaparecerá do mundo a não ser que o casamento desapareça; ela é a sombra do casamento. De fato, as prostitutas tem estado salvando o casamento É uma medida de segurança para que o homem possa ir de vez em quando, só para variar, a qualquer outra mulher, uma prostituta, e salvar seu casamento e sua permanência.”  
 
Osho 
Fonte:http://www.osho.com/pt/highlights-of-oshos-world/osho-on-marriage-quotes
 

 Osho, realmente, nos vira do avesso!


"Não estou aqui para lhe apoiar, estou aqui para desmontar sua mente. Meu esforço em destruir seus consolos é para ajudá-lo. Eu não quero ser o seu guia, eu não quero ser seu salvador. Eu realmente vou matar seu ego completamente – sou um assassino. E a menos que seu ego seja completamente destruído, você não conhecerá a luz que está dentro de você, o amor que está dentro de você. Você tem um tremendo tesouro, mas ele está dentro de você. Não está nas sinagogas, não está nas igrejas, não está na Bíblia, não está no Alcorão, não está no Torah. Está em você. Assim, eu tenho que tirar tudo que o afasta de si mesmo e eu tenho de jogá-lo, repetida e repetidamente de volta para você mesmo. Isso dói, eu sei. Mas o que eu posso fazer? Todas as operações machucam. E essa é a cirurgia mais profunda que existe. Há cirurgiões do corpo, há cirurgiões do cérebro. Minha cirurgia é mais profunda do que ambas, é espiritual. Um mestre não é um tio, um mestre não é bonzinho, é um terremoto!"

Osho
Fonte:https://pt-br.facebook.com
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário