Translate

domingo, 1 de outubro de 2017

SE ALGUÉM É INFELIZ E DESEJA 
SER FELIZ, ISSO É AMBIÇÃO ?



Pergunta: Se alguém é infeliz e deseja ser feliz, isso é ambição?
 
Krishnamurti: Quando você está sofrendo, deseja ficar livre do sofrimento. Isso não é ambição, é? Isso é o instinto natural de todas as pessoas. É instinto natural de todos nós o não ter medo, o não ter dor física ou emocional. Mas nossa vida é tal que estamos constantemente experimentando dor. Eu como algo que não me faz bem e tenho dor de barriga. Alguém me diz alguma coisa e senti-me ferido. Sou impedido de fazer alguma coisa que desejo fazer e sinto-me frustrado, angustiado. Sou infeliz porque meu pai, ou meu filho, está morto, e assim por diante.
 
A vida está constantemente influindo sobre mim, quer eu goste quer não goste, e sempre estou sendo ferido, decepcionado, tendo reações dolorosas. Assim sendo, o que tenho de fazer é compreender todo esse processo. Mas, veja você, a maioria de nós foge disso. 
 
Quando você sofre no íntimo, psicologicamente, o que é que faz? Busca alguém para consolá-lo; lê um livro ou liga o rádio ou vai fazer puja. Isso tudo são indicações de que se está fugindo do sofrimento. Se você foge de algo, obviamente não o compreende. Mas se olhar para seu sofrimento, se o observar de momento a momento, você começará a compreender o problema nele envolvido, e isto não é ambição.
 
A ambição aparece quando você foge de seu sofrimento, ou quando se apega a ele, ou quando o combate, ou quando gradualmente constrói teorias e esperanças em torno dele. No momento em que foge do sofrimento, o alvo para o qual você corre torna-se muito importante, porque você se identifica com ele. Você se identifica com seus país, com sua posição, com seu Deus, e isto é uma forma de ambição.





Krishnamurti em, O Verdadeiro Objetivo da Vida
Fonte:pensarcompulsivo


 
Diz Eckhart Tolle muito sabiamente que: "Assim como não se pode lutar contra a escuridão, não se pode lutar contra o sofrimento. Tentar fazer isso poderia gerar um conflito interior e um sofrimento adicional. Observá-lo implica aceitá-lo como parte do que existe naquele momento". Osho acrescenta com muita propriedade e firmeza: "Se toda a humanidade chegar ao ponto em que todo mundo é aceito como é, noventa por cento do sofrimento simplesmente desaparecerá". Então, o que está faltando para que haja harmonia ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário