Translate

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ACEITAÇÃO E ACOMODAÇÃO


Pergunta: "Não entendi... se eu aceitar a imperfeição, não vou cair no comodismo? Como vou melhorar como pessoa se acho que tudo esta certo? Que era para ser assim?

Swami Naseeb -Tudo deveria ser assim porque foi assim. É um fato. Apenas a Realidade. O fato de pensarmos que algo não deveria ser assim não impede o algo de ter sido assim. A única coisa que podemos fazer agora é aprender a observar como as coisas acontecem naturalmente.
 
Assim: é óbvio que a velha mente pensa que isto é comodismo. Mas note: quem é que está pensando assim? A mente. Por que? Porque a mente não pode aceitar, senão ela derrete e quem vai mandar é a intuição e o coração. A mente só existe na dúvida, no conflito. A mente só existe quando não há aceitação.

Com a aceitação, a mente cai fora. Quando tudo é aceito, as coisas começam a mudar. Simplesmente o seu relaxamento faz as coisas mudarem, e não outra coisa. O ponto é este. 
 
O interessante de aceitar o que é, é que isso não impede de você fazer tudo para melhorar porque sempre Isto está incluído NO QUE É.

Isso não significa que a vida não é rica agora. Ela é perfeitamente o que deve ser agora. Simplesmente porque é isto que está sendo. Se eu mudar o meu comportamento, será outra coisa. E quando for outra coisa, será aquilo que está sendo - De novo. 
 
A Realidade pode ser mais rica. Ela sempre é rica, mesmo com nossas imperfeições, que dão um colorido a mais nisso que chamamos de vida.
 
Quando você começa a aceitar todos os seus lados, algo interno acontece. Um relaxamento natural de ver que tudo está sendo como É, independente do seu controle. Então você faz o que sente, e tudo que fizer  será o que tem de fazer. Isso é relaxamento. Você faz o que sentir que tem que fazer, e ao mesmo tempo, sabe que a viagem é que é a maravilha, e não um pico ou uma meta a ser conquistada.

Todos os momentos são raros. Todos os momentos são únicos. Aqui agora desse jeito; só existe agora.

Então você vai pelo caminho feliz, em paz, porque sabe que está fazendo tudo que tem de fazer. E não segue sua mente que diz que você devia ter feito algo diferente do que foi.

E este é o mistério da vida. O que pode acontecer entre uma interação que fazemos são momentos raros, que serão impressos no fundo do ser por toda a vida. Todo momento é raro. E alguns mais ainda. Isto é a arte de sentir valor a cada instante vivido. É sentir-se grato por todo momento vivido, seja ele qual for. Todos os momentos são experiência raras. A vida é rara.

Aceitar a realidade aqui-agora não impede de fazer o que você imagina que tem de fazer para sentir com mais  paz, mais centramento, mais lúcidez. Você não briga mais com o momento. Você vive cada momento da viagem fantástica chamada vida. Celebrando, descobrindo, estando aqui agora, de janelas abertas no coração...
 
Compreendeu melhor isto? Não é comodismo!
 
 
Diálogos com Swami Naseeb
Fonte:ventosdepaz
 
 
 
"O dia em que você decidir não pedir as coisas que gosta e, em vez disso, aceitar e gostar das coisas que acontecem, nesse dia você se tornará maduro". (Osho)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário