Translate

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

SOBRE O CASAMENTO


 

Elevamos o Casamento a Níveis Não Naturais

Você pergunta: ‘O conceito de almas gêmeas é mais útil que o casamento?’ Conceitos não importam. O que importa é a sua compreensão. Você pode mudar a palavra casamento para almas gêmeas, mas você é o mesmo. Você irá fazer de almas gêmeas o mesmo inferno que você fez do casamento – nada mudou, somente a palavra, o rótulo. Não acredite demais em rótulos.

Por que o casamento fracassou? Em primeiro lugar, nós o elevamos a níveis não-naturais. Nós tentamos torná-lo algo permanente, algo sagrado, sem saber nem o abc do sagrado, sem saber nada sobre o eterno. Nossas intenções eram boas, mas o nosso entendimento era muito pequeno, quase insignificante. Então, ao invés do casamento se tornar uma espécie de céu, ele tornou-se um inferno. Em vez de se tornar sagrado, ele caiu abaixo até do profano.

E esta tem sido a estupidez do homem – muito antiga: sempre que ele entra em dificuldade, ele muda a palavra. Altera a palavra casamento para almas gêmeas, mas não muda a si mesmo. E você é o problema, não a palavra; qualquer palavra serve. Uma rosa é uma rosa é uma rosa... você pode chamá-la por qualquer nome. Você está pedindo para mudar o conceito, você não está pedindo para mudar a si mesmo.



O Casamento Tornou-se Um Campo De Batalha

O casamento falhou porque você não pode elevar-se para o padrão que você estava esperando do casamento, do conceito de casamento. Você era brutal, cheio de ciúmes, você estava cheio de desejo; você nunca soube realmente o que é amor. Em nome do amor, você tentou tudo o que é exatamente o oposto do amor: possessividade, dominação, poder.

O casamento tornou-se um campo de batalha onde duas pessoas estão brigando por supremacia. Naturalmente o homem tem seu próprio jeito: grosseiro e mais primitivo. A mulher tem sua própria maneira: feminina, mais suave, um pouco mais civilizada, mais subjugada. Mas a situação é a mesma. Agora os psicólogos estão falando sobre o casamento como uma inimizade íntima. E isto é o que ele tem provado ser. Dois inimigos estão vivendo juntos fingindo estar em amor, esperando que o outro dê amor, e o mesmo é esperado pelo outro. Ninguém está pronto para dar – ninguém tem. Como você pode dar amor se você não o tem?”



Casamento É Realmente Um Dilema

Sem casamento não haverá miséria – e nem riso tampouco. Haverá tanto silêncio...será o nirvana na terra! Casamento mantém milhares de coisas acontecendo: a religião, o estado, as nações, as guerras, a literatura, o cinema, a ciência; tudo, de fato, depende da instituição do casamento.

Eu não sou contra o casamento; eu simplesmente quero que você esteja consciente de que existe uma possibilidade de ir além dele também. Mas essa possibilidade também se abre só porque o casamento cria tanta miséria para você, tanta angústia e ansiedade para você, que você tem que aprender a transcendê-lo. É um grande impulso para a transcendência. O casamento não é desnecessário; ele é necessário para trazê-lo para os seus sentidos, para trazê-lo para sua sanidade. O casamento é necessário e ainda chega um ponto quando você tem que transcendê-lo também. É como uma escada. Você sobe a escada, ela leva você para cima, mas chega um momento em que você tem que deixar a escada para trás. Se você se agarrar à escada, então há perigo.

Aprenda algo com o casamento. Casamento representa o mundo inteiro em miniatura: ele ensina muitas coisas. São somente os medíocres que não aprendem nada. Caso contrário, ele vai te ensinar que você não sabe o que é amor, que você não sabe como se relacionar, que você não sabe como se comunicar, que você não sabe como comungar, que você não sabe viver com outro. É um espelho: ele lhe mostra sua cara em todos os seus diferentes aspectos. E tudo é necessário para a sua maturidade. Mas uma pessoa que permanece agarrada a ele permanece imatura para sempre. Há que se ir além disto também.

Casamento significa basicamente que você ainda não é capaz de ficar sozinho; você precisa do outro. Sem o outro você se sente sem sentido e com o outro você se sente miserável. O casamento é realmente um dilema! Se você está sozinho você está miserável; se você está junto você está miserável. Ele ensina-lhe a sua realidade, de que algo profundamente dentro de você precisa de transformação de modo que você possa ser feliz sozinho, e vocês podem ser felizes juntos. Então, casamento não é mais casamento, porque então não é mais escravidão. Então é compartilhamento, então ele é amor. Então ele lhe dá liberdade e você dá a liberdade necessária para o outro crescer.


Citações de Osho sobre o casamento 
Fonte:http://www.osho.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário