Translate

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

MÍSTICA TRANSBORDANTE 
EM ÉTICA




Mestres do espírito, bem intencionados,

Disseram-me que eu devia procurar a

Verdade,

Incessantemente.

E eu me lancei à busca da Verdade,

Anos sem conta,

Por todas as latitudes e longitudes

Do Universo de dentro e de fora...

E, quanto mais perseguia a Verdade,

Tanto mais a Verdade fugia de mim,

Qual borboleta fugaz,

A voejar de flor em flor,

Sempre distante e evasiva...

Porque a Verdade é tão delicada e etérea,

Tão pura e virginal,

Que teme o mais ligeiro contato

Com as irreverentes profanidades

Do intelecto sagaz...



Nessas irreverentes caçadas da Inteligência

Cacei muitas verdades,

Multiformes e multicores,

Mas não vi a Verdade,

Sem forma nem cor,

Sem nome nem aspecto definível.

Também, como poderia o Sol da Verdade

Refletir-se tranqüilamente

No lago irrequieto e turvo

Do meu agitado ego mental?

Como poderiam o azul do céu

E a quietude das estrelas noturnas

Sorrir beatificamente

Na minha babilônia mental,

Cheia de ruídos e abominações?...



Até que, finalmente, me convenci

De que não devo procurar a Verdade –

Mas que a Verdade me procurará,

Se eu desistir do meu ruidoso Agir

E repousar no meu silencioso Ser,

Esse grande Ser, eterno, divino,

Que é bom e puro,

Sereno e plácido,

Como os céus e os desertos,

Como as montanhas e os lagos...

Outrora, receava eu que esse singelo Ser

Matasse o meu complicado Agir

E me reduzisse a uma inerte

E monótona passividade

Hoje sei que nada existe mais dinâmico

Do que esse límpido Ser...



Sei que a plenitude do Ser

Transborda irresistivelmente

Na amplitude do Agir.

Sei que ser-bom é o único modo seguro

Para fazer-bem.

Sei que o fazer-bem em si mesmo

É ruidosa vacuidade,

Deslumbrante esterilidade...

Sei que ser-bom é silenciosa plenitude,

Inexaurível fecundidade...

Que gera numerosa prole de atividade benéfica,

No vasto cenário do Agir.

Sei que tudo pode o mundo esperar

Dum homem que nada espera do mundo...

Sei que ninguém pode ser solidário com os homens,

Sem se perder,

Se não for solitário em Deus

No seu íntimo Ser...

Sei que os frutos humanos de fazer-bem

Nascem do tronco divino de ser-bom...

Sei que toda a consciência mística

Transborda em vivência ética,

Sei que da paternidade única de Deus

Nasce a fraternidade universal dos homens.



Huberto Rohden

Fonte: http://www.academiadeletrasdepalhoca.com.br


"Lembre-se que não é só você 
que está procurando a verdade. 
A verdade também está procurando você... 
A verdade está aí dentro... 
A verdade não é uma crença,
 é inteligência absoluta. 
É uma chama acima das fontes ocultas 
de sua vida, é uma experiência iluminante 
de sua consciência". (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário