Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2017

MOMENTOS COM ROBERT ADAMS


 

DE QUE SERVE MUITA LEITURA ?

Veja quantas pessoas leem um livro após o outro. A maioria de vocês aqui já leram cada livro da terra, até que nada ficou para ler, e ainda estão no mesmo lugar em que sempre estiveram. A maioria de vocês já foram a muitas palestras, ouviram muitos instrutores, mesmo assim, quase nada mudou em vocês.

A resposta é você, a resposta que você está procurando. Qual é o significado da vida? Quem sou eu? Você é a própria resposta a essas perguntas. Torne sua vida simples. Não busque instrutores pensando que têm uma resposta especial para você. Não há resposta especial, não há ensinamentos especiais.

Tudo que você busca está dentro de si mesmo. Onde mais estaria? Não se perturbe com os eventos deste mundo. Não leve a vida muito a sério. Seja útil à humanidade. Quando vir pessoas sofrendo, ajude. Ajude o pobre, o doente, o sem teto. A quem estará ajudando, senão a si mesmo? Quem se beneficia, senão você mesmo?

Seja gentil, amoroso, tudo cuidará de si mesmo. Entre em seu coração agora mesmo, mergulhe profundo em seu centro do coração e perca-se inteiramente. O coração espiritual está do lado direito do peito. Veja uma esfera de luz dourada no centro do coração, uma esfera de uma bela luz dourada, pulsando.

Veja essa esfera de luz branca, luz dourada, se expandindo pelo universo inteiro. Essa luz é como o espaço infinito, ela engloba todo o universo. Tudo está nessa luz. Nada está fora.


ESTAR CANSADO DO MUNDO

Muitos de vocês estão cansados dos jogos deste mundo. Já passaram por todo tipo de experiência, tiveram todo tipo de condicionamento e estão cansados de tudo. Você tem de estar cansado do mundo, pois apenas assim se aproximará da verdadeira espiritualidade. Enquanto estiver brincando nos jogos deste mundo, tentando obter coisas, olhando para o mundo como se ele tivesse algo a lhe oferecer, nunca poderá ter auto-realização.

O mundo é seu professor, ele lhe mostra todo tipo de coisas às quais você responde e você pensa que está se divertindo. Então vem o tempo da mudança, como sempre vem, e você começa a conhecer o outro lado. Torna-se infeliz, aborrecido, deprimido. A maioria das pessoas continuam assim em suas vidas até morrerem, depois renascem e começam tudo de novo.


ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

A maioria das pessoas acham que as outras pessoas, os lugares e as coisas, as fazem felizes. Mas não funciona assim. Pois quando você conseguiu seu desejo, a felicidade não dura, você se torna infeliz novamente e buscará outra coisa.

Tome como exemplo o amor humano. Você encontra um novo alguém e se apaixona pela pessoa e tem de ter aquela pessoa. Só pensa nela, dia e noite. Chega o dia em que a consegue e passa a viver com ela, ou casa-se com ela.

A mente voltou ao coração, ao conseguir o que queria. Mas à medida que o tempo passa, tudo muda. Aquela pessoa já lhe é algo possuído. A mente sai para o exterior novamente, torna-se ativa novamente procurando outra coisa. Quer algo novo. E então você fica infeliz até conseguir algo novo.

E assim vive a pessoa comum, dia após dia, semana após semana, mês após mês. Sempre acreditando que tem de ter isso, tem de ter aquilo. Se tem certas coisas, será feliz. Se não tem, não será. Que desperdício de energia! Que desperdício de vida!

Saiba com certeza que a felicidade é seu direito de nascimento, você já a tem, você a possui, é sua. Ela não tem nada a ver com pessoa, lugar e coisa. Sua verdadeira natureza é Brahman, que é a consciência onipresente, a realidade absoluta. Este é seu verdadeiro Eu. Desperte para si mesmo. Agora. Seja você mesmo!


TUDO É SAGRADO

Tudo é sagrado. Tudo é santo. Porque tudo é Deus ou consciência, ou absoluta realidade. Se algo não fosse Deus, não existiria. Tudo que existe é Deus. Quando pensamos em Deus, pensamos apenas nas coisas boas. Pensamos em harmonia, paz, amor etc. Mas na verdade Deus é tudo.

O estuprador é Deus. O assassino é Deus. A pessoa que está morrendo de Aids é Deus. Tudo é Deus. O único problema é que vemos de modo diferente. Se você for capaz de ver através das aparências e ver a realidade, como as aparências poderão machucá-lo?

Você não nasceu para chorar. Você não nasceu para ter más experiências na vida. Você nasceu para ser feliz. Mas permite que o mundo o afete. Permite que as condições físicas o afetem. O que a tv lhe diz, você reage a estas coisas.

As coisas são as coisas, apenas isso. Elas não são boas nem más. Fomos treinados para julgar e dizer, "Isso é bom. Isso é mau." Se aprendêssemos a ficar quietos, a calar a boca, a permanecer em paz, a parar de julgar, tudo cuidaria de si mesmo.

Todas suas necessidades serão satisfeitas. Seu destino se realizará. Tudo é sagrado. Pare de reagir a este mundo. Não digo para deixar de ser uma parte do mundo, apenas digo que pare de reagir. Você pode trabalhar, pode ter uma família, pode assistir a um filme, pode fazer esporte. Pode fazer o que quiser, mas é sua resposta a essas coisas que determina onde você vai, onde você está.

Quando você se torna irado ou aborrecido porque algo não está do jeito que queria, isso é o único problema que você tem. Este é seu problema. Pergunte a si mesmo, "Por que fico irado? Por que fico aborrecido? Por que penso que o mundo tem de ser de certo modo para que eu possa ser feliz? Por que acredito que as pessoas têm de dizer certas coisas para que eu me sinta bem e feliz? Por que certas palavras me afetam? Por que certas condições me afetam? Por que certas pessoas me afetam?"

Este é o problema que você tem levado de encarnação para encarnação. É por isso que chegou a hora de perguntar, "Quem sou eu?" Por que não fazer a mente largar totalmente o passado, esquecer o futuro e viver no eterno agora, com espontaneidade, paz e amor?

Quando você resolve fazer isso, algo lhe acontece. Sua mente começa a enfraquecer. As impressões passadas que têm estado com você por tanto tempo começam a enfraquecer. Todos seus medos, emoções, ira, sofrimento, começam a desaparecer no nada de onde vieram.

Você apenas tem de estar consciente. Consciente do que? De que é um deus. À medida que pensa em si mesmo como um deus, essa noção começa a expandir-se dentro de você. Todos os deuses que já existiram são você, seu Ser.

Dê uma olhada em sua vida com honestidade. Veja as coisas em que acredita o dia todo. O que sente o dia todo. O que pensa o dia todo. Pense. Então poderá ver que é você que está impedindo sua auto-realização, acreditando fortemente neste mundo e sua manifestação.

Tudo que tem a fazer é deixar fluir. A verdade brilhará por si mesma. Por que você não deixa fluir? É porque deseja jogar esses jogos. É porque quer esquecer quem você realmente é e tomar uma nova identidade vida após vida e passar por todas essas experiências.

Sei que você vai me dizer, "Se você visse o que acontece em minha casa, se visse o que acontece em meu trabalho, então veria que não posso ser livre." Isso é bobagem. Você está reagindo às condições, é por isso que se sente assim. Deixe tudo em paz. O que acontece não tem nada a ver com você, a menos que você se identifique com isso.

Sua família, seus amigos, seus parentes, estão com você por causa de influências kármicas. Eles têm de passar por essas experiências. Portanto, tenha uma grande compaixão e deixe tudo em paz. Talvez as coisas não mudem muito em seu mundo, mas você verá tudo de modo totalmente diferente. Verá que tudo está em seu lugar correto. Verá que passar por essas experiências é necessário para o desenvolvimento de tudo. Vai parar de discutir com as pessoas, parar de julgar as pessoas. Vai falar muito pouco.

E vai perguntar, "Quem sou eu? O que sou eu? Por que estou passando por tudo isso?" e se manterá em paz, em quietude. Não é maravilhoso quando tudo está quieto? Especialmente quando fecho a boca e não falo mais. Então as coisas se tornam muito melhores.


A MELHOR AJUDA

Pergunta: Robert, quando vemos alguém que amamos muito trilhando um caminho que vai destruí-lo, como podemos ficar desapegados?

Robert: Você deve perceber que aquela pessoa não lhe pertence, ela pertence a Deus. Portanto, se tiver a sabedoria correta, fará algo para ajudá-la. Karmicamente essa pessoa veio até você para passar por essa experiência. A resposta correta para esse problema é conhecer a si mesmo. Se você conhecer a si mesmo, isso cuidará dessa pessoa, pois seu Eu é aquela pessoa.

Quanto mais você se conhece, maior a ajuda que a pessoa receberá, pois existe apenas um Ser, e você é isso. Mas quando você se separa dizendo, "Esta pessoa está fazendo isso e estou tentando impedi-la," então existe dualidade, e as coisas ficam cada vez piores. Mas se você souber quem você é, tudo que acontecer a ela é o que tinha de acontecer. Sei que isso é duro. Às vezes você quer agarrar a pessoa e chacoalhá-la, quer interferir e fazer algo por ela. Mas devemos nos lembrar de que tudo está em seu lugar certo, e descobrir quem somos vai cuidar de tudo.

Nunca agimos assim antes. Sempre preferimos fazer alguma coisa. E às vezes o que fizemos pareceu funcionar, pois interrompemos certa situação que parecia ser terrível, que parecia estar descontrolada, e colocamos um fim naquilo. Isso é apenas temporário.

Se a pessoa tiver de passar por algum sofrimento, ela passará, de um jeito ou de outro. O único conforto é despertar. Quando você desperta, vê as coisas de modo diferente. E é assim que você ajuda a pessoa.

 
O AMOR HUMANO

O amor humano é como um passo na direção correta. É um vislumbre do amor divino. Mas é parte do mundo material, por isso tem de ser transcendido. Mas se puder amar o suficiente, você será o amor divino que estará expressando.
 
A pessoa comum apenas ama porque quer ganhar algo com isso. A maioria das pessoas amam para seu próprio benefício, para conseguir algo para si mesmas. Querem algo para serem felizes. Querem ter alegria, paz. Mas se realmente amassem, amariam tudo e todos.

Portanto o amor humano é um passo naquela direção. Ele lhe dá um vislumbre do que realmente é o amor divino, embora o amor divino seja mil vezes maior, milhões de vezes mais intenso. Apesar disso, o amor humano é a mais elevada qualidade que temos como humanos. Se pudéssemos amar o suficiente, transcenderíamos totalmente o corpo.


COMO SE LIBERTAR DOS PROBLEMAS

As pessoas sempre me perguntam como me livro dos problemas. Você me diz que as coisas são desse jeito, ou daquele. Quer que as coisas sejam de um certo modo, do seu modo. Quer que as coisas sejam do jeito que você acredita que é o correto.

Isso nunca vai acontecer. A vida continua simplesmente do jeito que é. Nós temos de entender o que a vida realmente é. Se entendermos a nós mesmos, seremos as pessoas mais felizes do mundo, seremos compassivos e gentis. Não teremos de lutar por mais nada. Não vamos querer mudar mais nada ou ninguém. Vamos deixar tudo em paz, especialmente nós mesmos. Vamos parar de sentir pena de nós mesmos por não termos o que pensamos que devemos ter, ou porque temos o que pensamos que não deveríamos ter.

O melhor meio de se livrar de um problema é sentar-se quieto e entregar tudo a Deus. Tudo é predestinado e pré-ordenado. O que quer que você faça era inevitável acontecer. Se você nada fizer, era assim que devia acontecer, e nada pode fazer com que você faça algo, por muito que tente.

Se você tiver que fazer algo, nada fará com que fique parado. Você irá adiante e fará o que deve fazer. Mas o grande segredo é que você deve entender que não é o agente. Tudo está acontecendo da maneira que deveria acontecer. Há um princípio kármico envolvido que o faz agir desse modo. Você é como uma marionete e quem move os cordões é o karma.

Muitos de vocês não gostam de ouvir algo assim. Porque o ego lhes diz, “Sou eu que ajo, eu tomo minhas decisões, faço minhas próprias leis, minhas regras.” É assim que lhe parece. Mas tudo que acontece, está acontecendo através do karma. A única liberdade que você tem é sua reação. Se você reagir do modo certo, será feliz.

Não estou dizendo que o problema será resolvido do jeito que você quer, estou apenas dizendo que você será feliz. Todo o universo é uma marionete. Estamos dançando a dança de Shiva. O que lhe compete é apenas observar, ver o que está acontecendo e não reagir a nada, ficar separado dos acontecimentos.

O que está acontecendo é para o ego, não para você. Pois sua verdadeira natureza é a realidade absoluta. Você é Deus, quer goste ou não. E tudo que tem a fazer é conhecer quem você é, conhecer a si mesmo. Não intelectualmente, não fisicamente, mas conscientemente.

Não há desafios no mundo. Não há nada que você tenha de dominar. Não há nada pelo que tenha de lutar. Não há nada para adquirir e não há nada para tornar-se. Tudo que você tem a fazer é ver isso claramente. E à medida que você vê a verdade sobre sua vida, torna-se livre.

Este mundo é como um sonho, e você o está sonhando. Você sonha com uma guerra, você está na guerra, fica ferido. Sua perna tem de ser amputada. Você passa por todo tipo de experiência. Então desperta e sente-se aliviado. Estava sonhando com a guerra, sonhando com as experiências.

É aí que entra o sofrimento. Você toma o mundo como real e reage a este mundo, mas está reagindo a um sonho. Enquanto estiver reagindo a este mundo, nunca despertará. É impossível despertar enquanto pensar que este mundo é real.

Você tem tudo que precisa dentro de si mesmo. Mergulhe fundo em si mesmo. Não tenha medo. Tudo aquilo que o prendeu na forma de doença, necessidade, limitação, infelicidade, ignorância, sinta que está se dissolvendo. Apenas esteja quieto e sinta que é Deus. Não seu ego, mas o Eu Sou, que é Deus.

 
O PRIMEIRO E O ÚLTIMO PENSAMENTO DO DIA

A pior coisa que você pode fazer de manhã é ligar a TV e ler o jornal. A melhor coisa que pode fazer de manhã, ao acordar, é perguntar a si mesmo, "Quem sou eu?" e "O que estou fazendo aqui?"

A pior coisa que você pode fazer à noite antes de dormir é pensar sobre seu emprego, ou sua família, ou suas finanças, ou suas doenças ou... todas as outras coisas que acontecem em sua vida. A melhor coisa que pode fazer antes de dormir é perguntar-se, "A quem vieram essas atividades? A quem vieram as atividades do dia? Quem experimentou essas atividades?"

Depende de você fazer a coisa certa. Aonde você for nesse mundo, terá de levar a si mesmo e ninguém pode transcender sua mente senão você. Ninguém pode despertá-lo senão você. O mundo na verdade nada tem a lhe oferecer. Seus sonhos nada têm a lhe oferecer.

Olhe para dentro de si mesmo. Olhe a eternidade dentro de si mesmo. Aprenda a amar a si mesmo. Quando você está amando seu Ser, está amando o universo, pois o Ser é o universo. Quando digo para amar a si mesmo, não me refiro a seu pequeno eu, a seu ego. Refiro-me a seu verdadeiro Eu. Aprenda a amar seu Eu Divino.

Não reaja às condições externas. Seja feliz, sempre. Não procure coisas que o farão feliz. Apenas seja feliz. Tudo que você possui, vai ter de deixar quando deixar o corpo. Olhe para si mesmo, tudo começa com você.




Coletânea de textos de Robert Adams
Fonte: yoga-ensinamentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário