Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

VOSSA IDEIA DE ESPIRITUALIDADE BASEIA-SE NA COBIÇA



"Aquele que protege sua mente da cobiça e da ira desfruta da verdadeira e duradoura paz".
(Buda) 



Pergunta: Qual o real objetivo e a necessidade de penosamente edificarmos este sentimento de separatividade, de “eu-dade”, visto que, logo ao focar bem firmado, precisamos começar a desfazê-lo?

Krishnamurti: Não existe para tal necessidade alguma, porém vós o fazeis. Vossa ideia de espiritualidade, de progresso, de consecução, baseia-se na cobiça e por isso começais a adquirir qualidades, a fazer distinções que criam a ideia do “teu” e do “meu”. Tendes vosso padrão especial, vossos particulares desejos; vossa mente está limitada, cercada por barreiras que são a resultante da sensação e da percepção. Assim, pois, mediante um penoso processo de aquisição, criais um erro, a que chamais ego, e prosseguis nesse erro durante muito tempo, até que conheçais, pela Vida, que é uma ilusão, que em si ele não tem realidade alguma, e começais, então, não a despedaça-lo, mas a fugir dele.

Dizeis que ides em busca da Verdade, porém a Verdade está onde estiver o pensamento, não está longe do pensamento e da emoção; está no próprio homem e somente podereis desfazer o ego por meio do entendimento da causa dele. Precisais vos tornar apercebidos da causa de vossas próprias criações, de vossas ilusões; pois, sem conhecimento da causa, jamais vos podereis libertar do efeito. Karma não é senão eu-consciência incompleta. A verdadeira libertação do karma é a verificação da causa da tristeza e, quando estiverdes integralmente livres dessa causa, estareis libertos de todos os efeitos.    


Krishnamurti




"Queres ser rico? 
Pois não te preocupes em aumentar os teus bens,
mas sim em diminuir a tua cobiça".
(Epicuro) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário