NENHUM OBJETIVO,
NENHUMA TÉCNICA
Toda técnica é contra a natureza,
contra o Tao; todo esforço é contra o Tao. Se você conseguir deixar tudo
por conta da natureza, então nenhuma técnica é necessária, porque essa é
a técnica suprema. Se você conseguir deixar tudo por conta do Tao, essa
é a mais profunda entrega possível. Você está entregando a si mesmo, o
seu futuro, as suas possibilidades, está entregando o próprio tempo,
todos os esforços. Isso significa paciência e espera infinitas.
Depois que você entregar tudo à
natureza, não há esforço, você apenas flui; você está num profundo
estado de deixar acontecer. Coisas lhe acontecem, mas você não está
fazendo nenhum esforço para que elas aconteçam, não está nem mesmo
procurando-as. Se elas acontecerem, tudo bem; se não acontecerem, tudo
bem; você não escolhe. Tudo o que acontece, acontece; você não tem
expectativas e, é claro, nenhuma frustração.
A vida flui e você flui com ela.
Você não tem nenhum objetivo a alcançar, porque com o objetivo entra o
esforço. Você não tem nenhum lugar para ir, porque, se tiver algum lugar
para ir, o esforço virá; ele está implícito. Você não tem nenhum lugar
para ir, nenhum lugar para alcançar, nenhum objetivo, nenhum ideal; nada
precisa ser atingido, você entrega tudo, e, nesse momento de entrega,
nesse exato momento, tudo lhe acontece.
O esforço requer tempo, a
entrega não leva tempo; técnica leva tempo, a entrega não leva tempo. É
por isso que chamo a entrega de técnica suprema; ela é uma não técnica.
Você não pode praticá-la, não se pode praticar a entrega. Se você
praticar, ela não é entrega; então você está contando consigo mesmo e
não está totalmente impotente; então você está tentando fazer alguma
coisa. Mesmo se for entrega, você está tentando fazê-la, e a técnica
entrará em cena e, com a ela, entra o tempo, o futuro.
A entrega não é temporal, ela
está além do tempo. Se você se entrega, nesse exato momento você está
fora do tempo, e tudo o que pode acontecer acontecerá. Mas então você
não a está procurando, não a está buscando, não está ávido por ela. Você
absolutamente não está pensando nela; para você, dá no mesmo se ela
acontecer ou não acontecer.
Tao significa entrega, entrega à
natureza, e então o ego não existe. O tantra e a ioga são técnicas, e
por meio delas você atinge um ponto de entrega, mas será um longo
processo. No final, depois de cada técnica, você terá de se entregar,
mas com as técnicas a entrega acontecerá no final. Com o Tao, no Tao,
ela virá no começo. Se você puder se entregar agora mesmo, nenhuma
técnica é necessária.
Você precisa ser
descondicionado. Se você estiver no Tao, então nenhuma técnica é
necessária; se você for saudável, então nenhum remédio é necessário.
Todo remédio é contra a saúde; mas você está doente, e o remédio é
necessário. Esse remédio matará sua enfermidade; ele não pode lhe dar
saúde, mas, se a doença for removida, a saúde lhe acontecerá. Nenhum
remédio pode lhe dar saúde; basicamente, todo remédio é um veneno, mas
você coletou algum veneno e precisa de um antídoto que criará um
equilíbrio, e a saúde será possível.
A técnica não lhe dará a sua
divindade, não lhe dará a sua natureza. Ela destruirá tudo o que você
juntou à volta da sua natureza; ela apenas tirará os seus
condicionamentos. Você está condicionado e, no momento, não pode saltar
em direção à entrega. Se você puder saltar, ótimo, mas você não pode...
Seus condicionamentos perguntarão: "Como?" Então as técnicas serão de
ajuda.
Quando a pessoa vive no Tao,
nenhuma ioga, nenhum tantra e nenhuma religião são necessários. A pessoa
está perfeitamente saudável, e nenhum remédio é necessário. Toda
religião é medicinal. Quando o mundo viver totalmente no Tao, as
religiões desaparecerão e nenhum mestre, nenhum Buda e nenhum Jesus
serão necessários, porque cada um será um Buda ou um Jesus. Mas, no
momento, como você é, você precisa de técnicas; essas técnicas são
antídotos.
Você juntou à sua volta uma
mente tão complexa que complicará tudo o que for dito e for dado a você;
você tornará tudo mais complexo, mais difícil. Se eu lhe disser:
"Entregue-se", você perguntará: "Como?"; se eu disser: "Use técnicas",
você perguntará: "Técnicas? As técnicas não são contra o Tao?"; se eu
disser: "Nenhuma técnica é necessária, simplesmente se entregue e a
divindade lhe acontecerá", imediatamente você perguntará: "Como?" Essa é
a sua mente.
Se eu disser: "O Tao está
exatamente aqui e agora, você não precisa praticar nada; simplesmente dê
um salto e se entregue", você perguntará: "Como? Como posso me
entregar?" Se eu lhe der uma técnica para responder ao seu "como", sua
mente dirá: "Mas um método, uma técnica e uma abordagem não são contra o
Tao? Se a divindade for a minha natureza, então como pode ser alcançada
por meio de uma técnica? Se ela já está presente, então a técnica é
inútil, é desnecessária. Por que perder tempo com técnicas?" Observe
essa mente!
Certa vez aconteceu de um homem,
pai de uma jovem, pedir ao compositor Leopold Godowsky para ir à sua
casa e dar aula à sua filha. Ela estava aprendendo piano e Godowsky foi à
casa deles e, pacientemente, ouviu a jovem tocar. Quando ela terminou, o
pai riu exultante, deu um grito de felicidade e perguntou a Godowsky:
"Ela não é maravilhosa?"
Conta-se que Godowsky respondeu:
"Ela tem uma técnica impressionante. Nunca ouvi alguém tocar uma peça
tão simples com uma dificuldade tão grande".
É isso o que acontece na sua mente.
Mesmo uma coisa simples, você a
tornará complicada, difícil para si mesmo. E essa é uma medida de
defesa, porque, quando você cria dificuldade, não precisa fazê-la;
primeiro o problema precisa ser resolvido, e só depois você pode
fazê-la.
Lembre-se, você pode seguir em
frente indefinidamente nesse círculo vicioso, mas precisará quebrá-lo em
algum ponto e sair dele. Seja determinado, porque somente com decisão
nasce a sua humanidade, somente com decisão você se torna humano. Seja
determinado; se você puder se entregar, entregue-se; se não puder se
entregar, então não crie problemas filosóficos e use alguma técnica. De
ambas as maneiras, a entrega lhe acontecerá.
Osho
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