Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

DISCERNIMENTO



- Lembre-se que encontrar Deus irá significar o funeral de todas as tristezas.

- A santidade não é estupidez! As percepções divinas não são incapacitadoras. A expressão ativa da virtude promove a mais aguda inteligência.

- O apego cega; ele empresta um halo imaginário de atração ao objeto de desejo.

- Seus bons hábitos ajudam-no nas situações habituais e familiares mas podem não ser suficientes para guiá-lo quando um novo problema surge. Então o discernimento é necessário.

O homem não é um autômato, e portanto nem sempre pode viver sabiamente apenas seguindo regras fixas e rígidos preceitos morais. Na grande variedade dos problemas e eventos diários, nós achamos oportunidade para o desenvolvimento do bom julgamento.

- Não anuncie todos os seus segredos em seu desejo de ser honesto. Se você conta sobre suas fraquezas a pessoas inescrupulosas, elas vão zombar de você se em alguma ocasião futura desejarem feri-lo. Por que você deveria fornecer 'munição'? Fale e haja de um modo que traga felicidade duradoura para você e para os outros.

- Lealdade a uma prática espiritual sem sinceridade e convicção é hipocrisia. Lealdade ao espírito de uma prática, mesmo sem se apegar à forma, é sabedoria. Mas não ter lealdade nem a uma prática espiritual, nem a um princípio, nem a um mestre, é degeneração espiritual. Submeta-se a Deus e ao Seu servo, e você verá a mão dEle trabalhando através de todas as coisas.

- Mantenha sempre vivo o seu discernimento. Evite aquelas coisas que não lhe trazem benefícios e nunca passe o seu tempo em ociosidade.

- Não fique mentalmente revisando seus problemas constantemente. Deixe-os descansar um pouco e eles podem se resolver sozinhos; mas cuide para não descansar muito, de modo que o seu discernimento se perca. Em vez disso, utilize esses períodos de descanso para ir fundo nas calmas regiões do seu Eu interior.

- Quando o homem se torna um pouco iluminado, compara as suas experiências relacionadas à criação material, reunidas no estado desperto, com suas experiências no sonho; e, entendendo estas últimas como meras idéias, começa a duvidar da existência substancial das primeiras. Seu coração então se torna propenso a conhecer a real natureza do universo e, lutando para clarear suas dúvidas, ele procura por evidencias para determinar o que é a verdade. Nesse estado o homem é chamado Kshattriya*, ou um membro da classe militar, e o conflito descrito anteriormente torna-se seu dever natural, por meio do qual ele pode obter uma visão da natureza da criação e alcançar o real conhecimento dela.

  
PARAMAHANSA YOGANANDA


Um membro da segundo das quatro grandes castas hindus, a casta militar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário