O QUE ESTAIS
REALMENTE BUSCANDO ?
Pergunta: O que entendeis por “ajuste”, não me parece bastante claro.
Podeis, por favor, fornecer-nos alguns exemplos práticos? Que vem a
ser exatamente apercebimento de si próprio?
Krishnamurti: Se amardes
uma pessoa e averiguardes que essa pessoa vos não ama por seu turno, nasce em
vosso coração o ciúme, a inveja e o desejo de averiguar quem foi que vos
suplantou. Ora, o ajuste consiste em verificar o inevitável, isto é, que
precisais amar sem exigir ou pedir coisa alguma em troca. É isto o inevitável,
e para o homem que cede ao inevitável, não existe luta. Se pretender ganhar, receber,
guardar, e outra pessoa vos não der aquilo que desejais, manifesta-se o
conflito, o esforço, não mais existe auto-recolhimento, porém, sim, meramente a
luta, a contenda. O auto-recolhimento é ver o inevitável e ajustar-se a ele.
O inevitável não é meramente aderir
em sensações e anseios, coisa que nada mais faz que conduzir à licenciosidade, à
dissipação da energia. O inevitável, para mim, no caso do amor é ele ser completo
em si mesmo; portanto, ceder a essa inevitabilidade não mais será esforço.
Tendes, porém, que percebe-lo em primeiro lugar, tendes, em primeiro lugar, que
averiguar se o vosso secreto desejo está operando no sentido dessa
inevitabilidade. Então, não haverá luta; se, porém, não nutrirdes desejo pelo
inevitável, não haverá luta, não haverá esforço. Portanto, para realmente
estardes auto-apercebidos, averiguai qual a secreta persecução de vosso desejo
e buscai saber se esse desejo vos conduz ou não ao inevitável.
Pergunta: Tem-se dito que o mundo deveria ser encaminhado pelo desejo,
não pelas crenças. Portanto, não tem importância o perguntar quais são as nossas
crenças. Não sufocam as crenças o desejo e não nos deveria antes ser permitido
agir licenciosamente, dado ser isto necessário para o crescimento?
Krishnamurti: É
necessário proceder licenciosamente? Pessoalmente, sustento eu que o
desejo é muito mais importante do que as crenças. É quando sufocais os desejos
que as crenças são criadas e a estagnação surge. É pelo constante re-despertar
do desejo que vos tornais capazes de criar, que sois capazes de progredir — uso
da palavra no sentido vulgar. Portanto, necessitais de ter desejos. A ideia de
que o Nirvana ou o Céu é um lugar onde o desejo em absoluto não existe, é
absurda. Eu sustento que a mais elevada felicidade é a do preenchimento de todos
os desejos — o ultrapassar todos os desejos pelo fato de havê-los experimentado
a todos. Os desejos são semelhantes aos feixes de lenha que adicionais a uma
figueira. Quanto mais feixes, maior a intensidade e a pureza da chama. Porém,
os desejos levam à licenciosidade, e haverá o caos enquanto cada qual não
houver fixado sua meta e não se servir do desejo inteligentemente. O selvagem possui inúmeros desejos que,
frequentemente, o tornam licencioso. Porém, o homem inteligente é aquele que já
fixou a sua meta — a qual sustento eu
ser a libertação e a felicidade — e utilização de todos os desejos para o
conduzirem a esse fim. Então existe nele a ordem. Mesmo que ele tenha grandes
desejos, não haverá caos. Esta meta é eternamente a mesma para todos, porém se
cada qual fixara meta por si mesmo, e se ela não for fixada por outrem, haverá
harmonia. As
pessoas podem correr vindo de pontos diversos, porém todas se estão dirigindo
para o mesmo centro.
Krishnamurti
"Queremos ter certeza e não dúvidas,
resultados e não experiências,
mas nem mesmo percebemos
que as certezas só podem surgir
através das dúvidas e os resultados
somente através das experiências".
(Carl Jung)
Como diz Krishamurti: "As
pessoas podem correr vindo de pontos diversos, porém todas se estão dirigindo
para o mesmo centro". E nada chega para nós sem que nos esforcemos para alcançar. Precisamos saber o que buscamos e, para tanto, é necessário discernimento. Que Deus nos ajude e nos ilumine nessa busca! kk
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