Translate

domingo, 18 de dezembro de 2016

A TRANSMUTAÇÃO DA ENERGIA


 
O impulso criativo é natural no homem. As pessoas que são incapazes de controlar esta mais poderosa força da Natureza, usada para a propagação da espécie humana, são criticadas pela sociedade, mas não lhes é ensinado o método de governar o instinto, ao invés de ser governado por ele.

Mesmo um estudo intelectual que dure toda uma vida não capacitará o estudante a controlar este instinto. O método prático de controle deve ser dado.

DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO: Faça exercícios físico e regule sua alimentação. Não coma carne; use mais vegetais, legumes, frutas e outros substitutos para a carne, como a soja.
 
O QUE FAZER QUANDO DOMINADO PELO DESEJO: A pessoa deve saber que existem quatro caminhos a escolher:
 
1) Dissipar a energia criativa: esse é o método natural, que é desnecessário, enfraquecedor e é causa de muitas doenças e velhice.
 
2) Usar a energia criativa para gerar um filho.
 
3) Usar a energia para criar filhos espirituais de sabedoria e gênio, o que é feito convertendo a energia criativa em poder do pensamento, através da sublimação e transmutação. A pessoa não precisa dissipar a energia criativa, mas sim nesse momento ocupar a mente num trabalho artístico criativo, ou inventivo, em negócios, ou numa obra literária, o que lhe for mais interessante. Seguir este plano é levar a energia criativa aos canais cerebrais.
 
4) Usar a energia criativa em esportes ou exercícios físicos exaustivos, como por exemplo a corrida.

TÉCNICA PARA TRANSMUTAR A ENERGIA CRIATIVA : retirando a energia dos órgãos sexuais e dirigindo-a para cima dentro da medula oblongata, através da respiração 
 
• Coloque sua mente naquela área do corpo
 
• Inspire profunda e vagarosamente, imaginando que está levando a energia vital para cima, pois ela normalmente flui para baixo.
 
• Imagine, ao mesmo tempo, que a energia vital está fluindo da base da espinha, fluindo na espinha até chegar no cérebro.
 
• Segure a respiração, com a atenção fixa no olho espiritual, contando mentalmente até vinte, e pense que está absorvendo a corrente vital no reservatório de Energia Vital presente no olho espiritual.
 
• Em seguida, exale e relaxe, libertando-se do cativeiro da paixão. 
 
Repita o método acima três vezes com o olho fechado e com a espinha ereta. Durante a relaxação, pense que o instinto físico foi expelido do corpo. Este exercício pode ser praticado sempre que se achar conveniente. Tal é o ensinamento das grandes escrituras da Índia. 
 
 
 
Paramhansa Yogananda
 
  
Fonte: yoga-ensinamentos.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário