Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MOMENTOS COM CARL JUNG



Aprenda a teoria o melhor que você possa, mas depois deixe-a de lado quando você estiver em contato com a maravilha de uma alma viva.

Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa.

Não conseguimos mudar coisa alguma sem antes aceitá-la. A condenação não liberta, oprime.

Até você tornar-se consciente o inconsciente irá dirigir sua vida e você irá chamá-lo de destino.

... Posso apenas desejar e esperar que ninguém se torne 'junguiano' ... Eu não proclamo qualquer doutrina predeterminada, e abomino os 'partidários cegos'. Deixo todas as pessoas livres para lidar com os fatos à sua própria maneira, pois também reclamo essa liberdade para mim.

A liberdade do eu cessa onde começa a esfera dos complexos, pois esses são esferas psíquicas cuja natureza mais profunda ainda não foi alcançada.

Só em nós mesmos podemos mudar algumas coisas; nos outros é uma tarefa quase impossível.

O homem completo sabe que mesmo o seu mais feroz inimigo, não só um, mas um bom número deles, não chega aos pés daquele terrível adversário, ou seja, aquele 'outro' que habita em seu seio.

Do mesmo modo aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo.

Alimentar os famintos, perdoar as ofensas e amar os inimigos - essas são grandes virtudes. Mas, o que dizer quando descubro que o mais pobre dos mendigos e o mais insolente dos agressores estão em mim, e que preciso das esmolas da minha própria bondade? Que eu mesmo sou o inimigo que precisa ser amado? O que dizer então?

Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minhas respostas; caso contrário estarei reduzido à resposta que o mundo me der.

Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por inventar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.

Tudo aquilo que não enfrentamos em vida acaba se tornando o nosso destino.

O maior trabalho político, social e espiritual que podemos fazer é parar de projetar nossas sombras no outro.

Gostamos de aparentar ou imaginar que somos capazes de lidar com a sombra ou que o problema consiste em como nós lidamos com a sombra. Porém não imaginamos como a sombra lida conosco.

Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa de raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.

O conhecimento baseia-se não somente na verdade, mas no erro também.

Nós precisamos entender melhor a natureza humana, porque o único perigo real que realmente existe é o próprio homem.

Tudo que nos irrita nos outros pode levar a um melhor conhecimento de nós mesmos.

Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.

Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem são sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o ela não é.



Frases colhidas da internete 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário