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sábado, 12 de novembro de 2016

A PURA FELICIDADE CHEGA 
NA GRANDE TRISTEZA


Pergunta: Haverá deslealdade implícita se pusermos de lado os instrutores e ensinos que nos ajudaram afim de nos aproximarmos mais da verdade total, que é a nossa meta?

Krishnamurti: Instruções e instrutores não são mais que experiência. Todo o momento de pensamento, todo o estremecimento de emoção é vosso instrutor, e não qualquer Ser personalizado. A vida é muito vasta para ser contida no que é pessoal. Por favor, compreendei o que eu entendo por pessoal. Vós estais personificando uma ideia e eu chamo personificação de uma ideia a uma pessoa. Porém, quando abrangeis toda a vida que está em toda a coisa que vos cerca — em toda experiência, em todo o sorriso, em toda a lágrima, em todo o riso — e pela continua observação da tristeza, da dor e do prazer, chegais a um maior desapego de todas as coisas, então estareis para além da dor e do prazer; então estareis vivendo nesse êxtase constante do ser que é isento de esforço.

Pergunta: Dizeis, “Se o indivíduo estiver esclarecido em seu propósito, então sua luta com a sociedade cessará”. Parece-me a mim que ela antes começaria. Podeis auxiliar-me a compreender isto?

Krishnamurti: Vossa luta com a sociedade tem lugar porque a sociedade estabeleceu certos padrões, estatuiu certas leis de moral, do que é certo e errado. Sois grandemente afetados pelas opiniões de vosso próximo. Os padrões da sociedade existem não para vos escravizar, mas a fim de que por meio deles possais julgar as coisas e desse modo transcende-las, — não por licenciosidade maior, não por essa maior, inútil, e pretensa “liberdade”, porém, por impordes a verdadeira autodisciplina a vós mesmos. E por meio desta autodisciplina nascida do entendimento do propósito da existência individual, vos libertareis da sociedade.

Pergunta: Somente podemos conceber a felicidade pela sua ausência, como se pode somente conceber a luz pelo seu contraste com a treva. Assim, pois, como poderemos conceber a pura felicidade, na qual todos os opostos se encontram incluídos?

Krishnamurti: Somente podereis conceber a pura felicidade quando estiverdes em grande tristeza ou em grande êxtase determinados por uma coisa externa. Tomai o amor como exemplo. Quando ele é pessoal, apegado, ciumento, invejoso, forte, então conheceis, nesse amor, a confusão da luta, a batalha constante para mantê-lo; porém, também a todo instante sabereis que existe dentro desse amor uma pura qualidade que é incorruptível, perdurável. Se não souberdes isto, então eu somente vos posso dizer que não sabeis amar, que não sabeis amar com todo o vosso coração; sabeis apenas amar com a vossa mente, a qual divide, separa, cria divisões entre as pessoas. Para perceber a pureza da liberdade, necessitais vos aperceber da corruptibilidade das limitações; para conhecerdes a felicidade necessitais conhecer a infelicidade; para conhecerdes o prazer necessitais de conhecer a tristeza. E quando conhecerdes a ambas, desejais aquilo que está desprovido de todas as coisas e no qual todas as coisas se encontram incluídas. É por estardes amedrontados, por vis apegardes a uma só coisa que denominais prazer, que não podeis conceber a essa felicidade na qual todas as coisas se encontram incluídas.    


Krishnamurti

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