Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

INTUIÇÃO É INTELIGÊNCIA ALTAMENTE DESPERTA



"Deixe a intuição fluir. 
Quando você abandonar a fixação na razão, 
a intuição começará a fluir. Vai passar a ser 
uma fonte constantemente disponível".
(Osho)


Pergunta: Dizeis que uma única experiência de amor, de nascimento ou de morte, contém toda a Vida. Ser, porém, capaz de extrair dessa experiência única seu conteúdo total representa haver já desenvolvido a intuição até o seu mais alto grau e ter-se, portanto, tornado um ser evoluído. Não tendo ainda atingido esse estágio de entendimento, como retermos o momento passante e fazê-lo ceder seu tesouro integral?

Krishnamurti: Para andar um cento de léguas, tendes que dar o primeiro passo. A intuição é a inteligência altamente desperta e, portanto, está para além das limitações da personalidade, da eu-consciência. A capacidade de discernir o essencial e ocupar-se desse essencial, vos conduzirá àquilo que eu denomino intuição.

A intuição nada mais é do que o instinto altamente apurado; e, posto que todos possuam instinto, esse instinto tem de ser amoldado à razão, e, quando a razão se torna impessoal, nasce então a sabedoria e a intuição é a verdadeira expressão da sabedoria. Achando-vos repletos de instintos, tendes que, primeiro, vos tornar conscientes desses mesmos instintos para depois, pelo contínuo ajuste e auto-recolhimento, vos aperceberdes dessa completude, a causa única que vos pode proporcionar a realização eterna.

Tornando-vos assim concentrados, podereis aprender de toda a experiência o completo significado da Vida. Esse entendimento do significado de uma experiência não é privilégio de uns poucos, dos evoluídos apenas. Vossa ideia da evolução é a de contínuo crescimento em direção a certa coisa, o que vem a significar que estais ainda encarando as coisas a partir desse circulo de eu-consciência. Se procurardes a Verdade a partir daí, jamais a encontrareis. Quando vos libertardes desse circulo, alcançareis, então, a compreensão. 
 
A intuição vem com a diligência, pelo contínuo ajuste e apercebimento. Não é um milagre, uma dádiva; portanto, retirai da vossa mente esta ideia de progresso em direção a uma Realidade última, retirai-a também de vossas obras. Começai a vos tornar conscientes, a vos tornar responsáveis. Até ao presente apenas tendes seguido, por medo, os ditames de outrem; agora tendes que vos tornar lei em vós mesmos e isto é muito mais difícil, exige maior determinação, maior energia, maior potencia de pensamento. 

A intuição que é pura ação da vida, da qual toda a “eu-dade” se encontra por completo removida, somente pode ser realizada por meio de vossa paciente, constante e diligente vigilância para jamais deixar passar um segundo sem saber o que se está pensando e o que está fazendo e removendo de vosso pensamento, essa ideia de “eu-dade” criada pelas falsas ideias sobre a sensação. 
 
A intuição manifesta-se como o raiar do sol, não se faz esforço algum para realiza-la; ela é coisa natural que vos envolve, não no tempo, sob a forma de duração, porém que vos envolve no presente, em virtude do vosso próprio esforço para vos libertardes da eu-consciência.    


 
Krishnamurti
 
 
 
 
 
"A mente intuitiva é um dom sagrado e a mente racional é um servo fiel. Criamos uma sociedade que cultiva o servo e esqueceu o dom... Não existe nenhum caminho lógico para a descobertas das leis do Universo - o único caminho é a intuição".
(Albert Einstein)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário